Arte Cearense na pele

Arte Cearense na pele

Historicamente a tatuagem tem diversos significados e engana-se quem acredita que essa arte é coisa da nossa geração. Para se ter uma ideia, em 1991 foi descoberto o corpo de um homem da Idade do Cobre com diversas tattoos, datado pelos cientistas com 3.300 anos antes de Cristo. Acredita-se que o povo desse homem utilizava a arte para fins medicinais, como uma espécie de método para diminuir a dor. E não é só esse o significado que a tatuagem carrega, durante as cruzadas dos séculos 11 e 12, as tatuagens foram usadas para identificar os soldados de Jerusalém. Todos aqueles que tivessem o desenho de cruz em seus corpos receberam um enterro cristão. Em algumas crenças a tattoo representa a transição de crianças para adultos, múmias do antigo Egito também possuem registros e em alguns países a arte até significado sagrado possui.

Em terras cearenses, 2021, a tatuagem toma forma de liberdade de expressão, homenagens e os mais diversos significados particulares. Conhecemos então a história de um estúdio famoso na capital do estado, o MetalDog, que possui um time de tatuadores reconhecidos e valores alinhados à valorização dessa arte.

Fazendo 6 anos em março a MetalDog recebe público de todas as idades, a partir de 18 anos, e com diversas referências e objetivos em tatuagem. A iniciativa de criar a marca por aqui foi dos amigos Érico Praça e Jack Anderson que encontraram um cenário bem diferente do que existe hoje para esse segmento, mas viram no negócio a possibilidade de autonomia profissional e também de crescer junto ao cenário do estado. Fato é que MetalDog é um dos estúdios que contribuiu e contribui para o desenvolvimento da cena da tattoo no estado, sendo referência para vários profissionais e clientes.

Sócio da MetalDog, Érico conversou com o portal e afirmou que a cena cearense possui tatuadores de diversos estilos que em nada deixam a desejar para profissionais internacionais. Sobre a influência regional nestes desenhos ele enxerga que essa questão pode influir em motivos da tatuagem pelo cliente. “No MetalDog a gente faz muita tatuagem de plantas ligadas ao estado do Ceará, pássaros e paisagens”. E ele entende que muitas vezes esse viés da região não vem pelo estilo do desenho, mas sim pela vivência das pessoas que aqui estão e possuem seus significados a elementos presentes na sua vida.

Tatuagem feita por Jack Anderson, um dos criadores da MetalDog

Em uma visão macro, o mercado de tatuagem vem em crescente no Brasil, no fim de 2019, segundo informações divulgadas pelo Sebrae, houve um crescimento de 25% nas busca de consumidores pelo trabalho e mais de 150 mil estúdios em todo país. Os números trazem um avanço gigante em relação a um passado de preconceito enfrentado pelos artistas em relação à sociedade e seus muitos tabus que precisam ser quebrados. Hoje a tatuagem, inclusive, tem função estética em muitas clínicas de beleza.

No cenário da pandemia pós lockdown, um alerta, muitos estúdios tiveram que interromper suas atividades e na volta de sua rotina viram diversas mudanças das mais simples como atendimento exclusivamente agendado até aumentos de preços de materiais, afinal os estúdios fazem usos de insumos hospitalares como máscaras, luvas, toucas e outros materiais que multiplicaram de valor devido a nova realidade. O apoio e a valorização aos profissionais que trabalham com a arte no corpo é importante, para que a cena cresça cada vez mais e possa ser valorizada como merece.

Serviço

Metal Dog

Contato via WhatsApp: (85) 9.9987.7326

Instagram: @metaldogtatto
Facebook: Metal Dog Tattoo

Leave a comment

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *