111 anos do TJA: confira programação especial em parceria com as celebrações de 30 anos do CPBT

A atividade, transmitida pelo YouTube nesta quinta, dia 17/6, contará com aula-espetáculo de Ricardo Guilherme e Festa online com alunos, ex-alunos, professores e ex-professores do Curso Princípios Básicos de Teatro (CPBT).

O Theatro José de Alencar (TJA), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), chega aos 111 anos celebrando com seus amigos, parceiros, frequentadores e, agora, internautas, no próximo dia 17, de forma online, porém não menos afetuosa e recheada de atrações. Com transmissão pelo canal do YouTube do equipamento, fato este em decorrência da pandemia de Covid-19, a programação especial inicia às 18h com a aula-espetáculo de Ricardo Guilherme intitulada “POIS ZÉ”, que coloca o TJA como um espaço convergente de políticas públicas no campo da Cultura.

Na sequência, às 19h, a Festa Online dos 30 anos do CPBT contará com a apresentação de Juliana Veras, ex-aluna e atual professora do Curso Princípios Básicos de Teatro, e iniciará com as falas de acolhida de Joca Andrade e Neidinha Castelo Branco, também professores do curso, bem como a exibição de vídeos dos ex-professores Paulo Ess e Oswald Barroso, e de várias pessoas saudando os 30 anos do CPBT.

Produções de alunos do 2º módulo da Turma 2021 dos três turnos do CPBT também serão exibidas: do turno Manhã, Nágilo Menezes irá apresentar “O Martelo do Poder”, a partir da obra “A Exceção e a Regra”, de Bertolt Brecht. Do turno Tarde, será exibido o vídeo “Maria-do-Burro”, de Ris Marquez, a partir da obra “O Pagador de Promessas”, de Dias Gomes. Por fim, o vídeo “Aves da Noite” será exibido pelo turno Noite, sendo uma adaptação de obra homônima da renomada escritora paulista Hilda Hilst.

A parte final da programação de 30 anos do CPBT/ 111 anos do TJA – que também integra o projeto “Theatro de Portas Abertas Virtual” – será em clima de festa total. Com Juliana Veras passando o comando da apresentação para Iara Canta (ex-aluna e monitora do CPBT), os destaques serão as apresentações musicais de artistas locais que também foram alunos do Princípios Básicos de Teatro: Bárbara Sena, Graça Olliver, Tatiana Freitas e Daniel Medina; Iara Canta encerrará a festa.

Sobre o Curso Princípios Básicos de Teatro

Criado em 1991, o Curso Princípios Básicos de Teatro é considerado um dos mais importantes cursos de iniciação teatral do Ceará. Realizado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), através do Theatro José de Alencar, em parceria entre a Secretaria de Educação do Estado do Ceará, montou 65 espetáculos de conclusão de curso e formou 1.287 estudantes. Ao longo desses anos, acolheu mais de 9.000 alunos interessados em iniciar seus estudos e práticas teatrais e revelou talentos de renomenacional e local. Em 2021, o CPBT comemora 30 anos e retornou em março às atividades no formato virtual, com o 2º módulo nos turnos manhã, tarde e noite.

Sobre o Theatro José de Alencar

Integrante da Rede de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, o Theatro José de Alencar (TJA) possui mais de 12 mil metros quadrados e é considerado um dos mais belos Teatros Monumentos do Brasil, tendo sido tombado em 1964 pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico e Nacional (IPHAN) e configurando-se como um lugar de referência artística e turística no Ceará.

O TJA possui uma área total de mais de 12 mil m², composta por duas áreas integradas: a da Edificação Histórica, sob proteção patrimonial (Bloco de Entrada, Palco Principal e Jardim de Burle Marx – 9.000 m²) e a do Centro de Artes Cênicas Padaria Espiritual – Anexo Cena (3.000 m²), prédio incorporado ao Theatro em 1991.

Apostando em atividades culturais e formativas democráticas e diversificadas, o TJA preserva sua estrutura patrimonial ao mesmo tempo em que cumpre sua função de articulador do Sistema Estadual de Teatros, com projeção de alcance estadual, regional e nacional. Sua programação artística apresenta um variado leque de espetáculos locais, nacionais e internacionais nas categorias de Música, Teatro, Circo e Dança.

No campo da Formação Artística, realiza, dentre outras atividades, o Curso Princípios Básicos de Teatro, que, desde sua criação, acolheu mais de 9.000 alunos interessados em estudos e práticas teatrais. Há ainda projetos institucionais de cunho artístico, cultural, educativo e social. Ao longo de 2020, o TJA passou por ajustes conceituais, técnicos e operacionais, buscando transformar seus canais de comunicação online em espaços de fruição com a oferta de programação e conteúdo em formatos digitais.

SERVIÇO

111 anos do Theatro José de Alencar/ Theatro de Portas Abertas Virtual

Quando: 17 de junho

Transmissão: YouTube do TJA

Aula-espetáculo “POIS ZÉ”, de Ricardo Guilherme

Horário: 18h

Festa Online 30 anos do CPBT

Horário: 19h

Deixar uma resposta