8º Festival Internacional de Circo do Ceará leva mais de 70 apresentações a cinco municípios do Ceará no mês de junho

Compartilhe nas redes

São mais de 40 grupos e artistas do Brasil, da Espanha e da Argentina com espetáculos em praças públicas. Toda a programação tem acesso gratuito. 

Depois da primeira temporada de formação com o Programa Luz no Picadeiro, realizado em dezembro de 2021, o 8º Festival Internacional de Circo do Ceará chega às praças com espetáculos de 04 a 19 de junho para públicos de cinco municípios do estado. Canoa Quebrada (Aracati), Croatá (distrito de São Gonçalo do Amarante), Paracuru, Itapipoca e Fortaleza recebem a programação que é gratuita e livre para todas as idades. Nesse período haverá também uma segunda rodada de atividade de formação, com 10 oficinas de música circense, palhaçaria, trampolim, queda e cascata, trapézio.

ESPETÁCULOS

São mais de 70 apresentações de 47 trabalhos diferentes de mais de 40 grupos e artistas de 3 países (Brasil, Argentina e Espanha). Do Brasil, são participantes de 5 estados do Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste (Ceará, Pernambuco, Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo). Os cearenses em cena no festival são de Fortaleza, Maracanaú, Juazeiro do Norte, Caucaia, São Gonçalo do Amarante, Paracuru, Russas e Itapipoca. Haverá também apresentações em 03 circos de lona e programação em parceria com o projeto Palco Aberto, realizado pelo Grupo Garajal em Maracanaú.

Apresentado pelo Ministério do Turismo e Atacadão, o 8o Festival Internacional de Circo do Ceará é financiado via Lei de Incentivo à Cultura. Tem patrocínio do Grupo Dass, da Lunelli, apoio institucional das Prefeituras Municipais de São Gonçalo do Amarante, de Paracuru e de Itapipoca, e do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura. Apoio da Jaguatêxtil, da Multicor e da Parlare e parceria da BG Soluções Sociais. Agradecimentos: Enel. Realização: Iluminura Produtora Cultural, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.

Da Argentina o festival recebe Circo Eguap e Sebastian Godoy. Da Espanha a atração é o grupo La Fem Fatal, com os espetáculos “Anton y Polina”, “Axis36”, “Stay Alive” e “Enan@”. Do Brasil, além das atrações cearenses, se apresentam no festival Tetê Purezempla (São Paulo), Cia Suno (São Paulo), Jonathan Marinho (Pernambuco), Rapha Santacruz (Pernambuco), João Rocha (Mato Grosso do Sul) e Tiago Marques / Palhaço Ritalino (Paraná). 

CANOA QUEBRADA – A programação artística do 8º Festival Internacional de Circo do Ceará começa em Canoa Quebrada, no município de Aracati, nos dias 04 e 05 de junho (sábado e domingo), a partir das 19h no Circo Escola Canoa Criança. Entre as atrações estão “Seu Faltoso Vem Aí” da Companhia Itinerante de Malabares (Fortaleza), “O Grande Salto” de João Rocha (Mato Grosso do Sul) e “Rodando a saco” do Circo Equap (Argentina).

SÃO GONÇALO DO AMARANTE (distrito: Croatá) – Na semana seguinte, o festival segue para o distrito Croatá, em São Gonçalo do Amarante, com apresentações nos dias 08 e 09 de junho (quarta e quinta-feira), a partir das 18h na Praça Nossa Senhora do Carmo. Ao todo, o distrito terá 16 apresentações artísticas, dentre elas “Compilação Suno” da Cia Suno (São Paulo), “O menino borracha” de Jones de Almeida (Fortaleza) e “Yoyo” de Sebastian Godoy (Argentina). 

PARACURU – O festival continua pelo Litoral Oeste cearense com três dias de apresentações em praças de Paracuru, de 10 a 12 de junho (sexta a domingo). Começa no Distrito do Poço Doce, na sexta-feira às 19h. No sábado e domingo a programação é na sede do município, nas praças da Matriz e de Eventos. Serão 17 apresentações em Paracuru, entre elas, “Circo Alegria” do Grupo Garajal (Maracanaú), “Roda” de Rapha Santacruz (Pernambuco) e “Street Circus Breaking” da Conexão Breaking (Paracuru).

ITAPIPOCA – Na semana seguinte, de 14 a 16 de junho (terça a quinta-feira), será a vez do público de Itapipoca conferir as atrações do 8º Festival de Circo. No dia 14, às 19h, a programação acontece no Distrito de Assunção e nos dias 15 e 16 de junho, às 19h, na Avenida Anastácia Braga, em frente à sede da Prefeitura Municipal. Na quinta-feira também haverá espetáculos às 19h na Praia da Baleia. 

FORTALEZA – A programação artística do 8º Festival Internacional de Circo do Ceará encerra na capital cearense, Fortaleza, com programação nos dias 18 e 19 de junho. Os espetáculos terão início às 17h, na Praça Verde do Dragão do Mar, com sete atrações por dia. Entre elas estão “O fantástico voo do homem pássaro” de Walison Alencar (Fortaleza), “Ode do Instante” de Tetê Purezempla (São Paulo) e “Enan@” de La Fem Fatal (Espanha).

Há quatro edições o Festival Internacional de Circo do Ceará é apresentado pelo Atacadão, maior atacadista brasileiro em número de lojas, presente em mais de 170 cidades espalhadas por todos os estados do Brasil. Com uma história de 59 anos e cerca de 62 mil colaboradores, a empresa tem cerca de 250 unidades de autosserviço e mais de 33 atacados de entrega, que garantem o abastecimento de comerciantes, transformadores e consumidores finais. Também atua no e-commerce, integrando o canal de vendas online do próprio Atacadão com uma robusta operação de marketplace, com mais de 300 sellers parceiros de atacado.

SERVIÇO

8º Festival Internacional de Circo do Ceará – De 04 a 19 de junho: Em Canoa Quebrada (Dias 04 e 05/06), em Croatá distrito de São Gonçalo do Amarante (Dias 08 e 09/06), em Paracuru (De 10 a 12/06), em Itapipoca (De 14 a 16/06) e em Fortaleza (Dias 18 e 19/06). Informações através do site (https://www.festivaldecircoceara.com/) e redes sociais do evento: Instagram (@festivalcircoceara) e Facebook (@festivaldecircodoceara). Contatos: (88) 98151-7300. E-mail:  festivaldecircoceara@gmail.com.

Foto: Divulgação

Compartilhe nas redes

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.