8º Festival Internacional de Circo do Ceará realiza mais 10 oficinas do programa de formação Luz no Picadeiro

Compartilhe nas redes

As atividades são gratuitas e vão acontecer em maio e junho de forma presencial em Paracuru, Fortaleza, São Gonçalo do Amarante, Itapipoca e Canoa Quebrada (Aracati)

Poéticas circenses, música, adereços, trampolim acrobático, trapézio, palhaço e queda e cascata. Estas são algumas das inúmeras atividades que englobam a multiplicidade da arte do Circo. Para preservar e difundir o saber circense, o Festival Internacional de Circo do Ceará desenvolve anualmente o eixo de formação Luz no Picadeiro. Por meio dasatividades formativas, artistasde várias cidades do estado exploram novas possibilidades e se aperfeiçoam nas diversas técnicas e áreas de conhecimento que se relacionam com a tradição do picadeiro.

Nos meses de maio e junho de 2022, o 8º Festival Internacional de Circo do Ceará realiza mais 10 oficinas do Luz do Picadeiro desta edição, iniciada em dezembro de 2021. As oficinas vão acontecer de forma presencial em Paracuru, Fortaleza, São Gonçalo do Amarante, Itapipoca e Canoa Quebrada (Aracati). Algumas permanecem com inscrições abertas. Os interessados podem se inscrever de forma gratuita no site: www.festivaldecircoceara.com.

Além das ações formativas do Luz no Picadeiro, o 8º Festival Internacional de Circo do Ceará terá espetáculos presenciais entre 04 e 19 de junho em Canoa Quebrada (Aracati), Croatá (distrito de São Gonçalo do Amarante), Paracuru, Itapipoca e Fortaleza.

Apresentado pelo Ministério do Turismo e Atacadão, o 8o Festival Internacional de Circo do Ceará é financiado via Lei de Incentivo à Cultura. Tem patrocínio do Grupo Dass, da Lunelli, apoio institucional das Prefeituras Municipais de São Gonçalo do Amarante, de Paracuru e de Itapipoca, e do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura. Apoio da Jaguatêxtil, da Multicor e da Parlare e parceria da BG Soluções Sociais. Agradecimentos: Enel. Realização: Iluminura Produtora Cultural, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.

Há quatro edições o Festival Internacional de Circo do Ceará é apresentado pelo Atacadão, maior atacadista brasileiro em número de lojas, presente em mais de 170 cidades espalhadas por todos os estados do Brasil. Com uma história de 59 anos e cerca de 62 mil colaboradores, a empresa tem cerca de 250 unidades de autosserviço e mais de 33 atacados de entrega, que garantem o abastecimento de comerciantes, transformadores e consumidores finais. Também atua no e-commerce, integrando o canal de vendas online do próprio Atacadão com uma robusta operação de marketplace, com mais de 300 sellers parceiros de atacado.

LUZ NO PICADEIRO – Programação em cada cidade

PARACURU

Oficina de Confecção de Adereços Circenses – Com Jaderson Nobre /Associação CircoLAR. De 20 a 22 de maio de 2022, das 8h às 11h, na Escola de Música do Paracuru. Rua Estrada das Maleitas, 527.

Oficina de Música Circense – Com Marlon Moura. De 24 a 26 de maio de 2022, das 19h às 21h, na Escola de Música de Paracuru. Rua Estrada das Maleitas, 527.

FORTALEZA

Oficina Mapas de criação: inventário de poéticas circenses – Com Samara Garcia e Alysson Lemos. De 23 a 27 de maio de 2022, das 18h às 21h na Vila das Artes. Rua 24 de Maio, 1221 – Centro.

Oficina de Trapézio fixo – Com Toni Gutiérrez e Asvin López (La Fem – Espanha). De 20 a 22 de junho de 2022, das 9h às 12h, no Galpão da Vila. Vila Demétrio, 1 – Benfica.

SÃO GONÇALO DO AMARANTE

Oficina A musicalidade na Cena Cômica Circense – Com Aldrey Rocha. Dias 25 e 26 de maio, das 18h às 21h na EEF Maria do Socorro Gouveia. Rua Francisco Duarte, 227.

Oficina de Música Circense – Com Marlon Moura. Dias 31 de maio e 02 de junho, das 19h às 21h no ABC – Sede da Escola de Música de São Gonçalo do Amarante. Avenida Cel. Neco Martins, 677 – Centro.

ITAPIPOCA

Oficina de Música Circense – ComSamuel Furtado. Dias 01, 06, 08 e 13 de junho, das 18h às 21h no Clube Social Imperatriz. Av. Anastácio Braga, 523 – Centro.

Oficina de Queda e Cascata – ComJoão Rocha. Dias 14 e 15 de junho, das 8h às 11h na Casa de Teatro Dona Zefinha. R. Francisco dos Santos Braga, 321 – Jenipapo.

Oficina Palhaço e Movimento – ComSebastian Godoy. Dias 14 e 15 de junho das 14h às 17h na Casa de Teatro Dona Zefinha. R. Francisco dos Santos Braga, 321 – Jenipapo.

CANOA QUEBRADA

Oficina de Trampolim Acrobático – Com João Rocha. Dias 02 e 03 de junho das 9h às 12h no Circo Escola Canoa Criança. R. Virgínia City, 531-549 – Canoa Quebrada.

SERVIÇO

8º Festival Internacional de Circo do Ceará | Programa Luz no Picadeiro – Realização de 10 oficinas nos meses de maio e junho de 2022. Informações e inscrições no site do Festival: www.festivaldecircoceara.com. Contatos: (88)98151-7300 e festivaldecircoceara@gmail.com. Redes Sociais do evento: Instagram (@festivalcircoceara) e Facebook (@festivaldecircodoceara).

Compartilhe nas redes

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.