BECE: Programa “Histórias de Quem Lê” conta com uma programação variada neste mês de junho

O programa  da Biblioteca Pública Estadual do Ceará, que tem como fio condutor da conversa a narrativa sobre a experiência transformadora da leitura, da escrita e da palavra, convida esse mês: Silvia Moura, atriz e bailarina, Mateus Fazeno Rock, ator e músico, Raisa Christina, artista visual e escritora, Kênia Rios, historiadora e professora, e Oswald Barroso, escritor, pesquisador e professor.

Todas as terças-feiras de junho o programa “Histórias de Quem Lê” convida artistas e demais pessoas que revelam nas suas trajetórias de vida a relação próxima e afetiva com os livros, a escrita, a palavra e a literatura. Os encontros acontecem no Youtube da BECE, sempre às 18h e com tradução em libras. Confira a programação: 

Nesta terça-feira (01 de junho), às 18h, o programa Histórias de Quem Lê recebe um dos maiores nomes da dança no Ceará, Silvia Moura. Bailarina, coreógrafa, atriz e performer há mais de 40 anos, atua na concepção, montagem e apresentação de espetáculos e espaços de educação em dança. Silvia Moura é autora de espetáculos como “A cadeirinha e eu”, “Anatomia das coisas encalhadas”, “À beira de…” e a série “Dança DESABAFO”. Seu trabalho mescla a palavra ao gesto, compondo cenas e narrativas que nascem da sua leitura dos livros, do mundo e do movimento. A mediação da conversa fica por conta de Fernanda Meireles, artista, educadora e coordenadora da Ação Cultural e Educativa da Biblioteca Pública Estadual do Ceará.

no dia 08/06, às 18h, recebe Mateus FazenoRock,  jovem de 26 anos que se destaca na nova cena musical de Fortaleza com sua música autoral que ele chama de ” rock de favela” com influências do grunge, rap, R&B, reggae, funk br e outros. Em abril de 2020, Mateus lançou seu álbum de estreia intitulado Rolê Nas Ruínas e ao trabalho já acompanha 4 clipes e diversas lives passando por festivais como Feira da Música e Festival Bixanagô. Atualmente segue em processo de produção do seu segundo álbum: Jesus Ñ Voltará, que para concretização conta com uma campanha de financiamento através do apoia.se/mateusfazenorock. A conversa será mediada por Amanda Bessa, arte-educadora e assessora técnica da BECE.

Raisa Christina, artista visual e escritora, será a convidada do dia 15/6. Raisa nasceu no Sertão Central do Ceará, onde aprendeu a desenhar olhando pedras tomarem forma de rostos e bichos. É autora de “Os Lábios Os Braços Os Livros” (nadifúndio, 2019), “Mensagens enviadas enquanto você estava desconectado” (Editora Substânsia, 2014) e co-autora do livro “DANZA” (nadifúndio, 2018). Integra a antologia poética “Uma pausa na luta“, organizada por Manoel Ricardo de Lima (Mórula Editorial, 2020), a  “Antologia de contos LiteraturaBR” (Editora Moinhos, 2016), a quarta edição da revista “Para mamíferos” (2017) e a coletânea “As cidades e os desejos” (Editoria Aliás, 2018). Raísa mantém a página na web corposonoro.tumblr.com para a difusão de seus textos, desenhos e pinturas desde 2012. Atualmente é uma das colaboradoras do site bemditojor.com. A conversa será mediada por Fernanda Meireles. 

Para o penúltimo encontro do mês (22/6), o programa Histórias de Quem Lê convidou Kênia Rios. Professora do departamento de História e do Programa de Pós-graduação em História da

da Universidade Federal do Ceará (UFC), Kênia tem pesquisas relacionadas a temas da oralidade, escrita, memória e seca no Ceará. Sua tese de 1998 foi revisitada e publicada como livro trazendo inúmeros desdobramentos em diversas linguagens em 2014 e é chamada “Isolamento e Poder: os campos de concentração da Seca de 1932 no Ceará”. A mediação da conversa fica por conta de Fernanda Meireles.

Quem encerra a programação do “Histórias de Quem Lê” de junho é Oswald Barroso. No dia 29/6, o jornalista, teatrólogo, poeta, escritor, pesquisador de cultura popular conversará com Fernanda Meireles. Com 24 livros publicados, Oswald é professor da Universidade Estadual do Ceará com larga experiência no campo cultural, Oswald foi diretor do Museu da Imagem e do Som (Ceará), do Theatro José de Alencar e  do Teatro da Boca Rica, em Fortaleza. 

Serviço

Programa Histórias de Quem Lê – Junho

01/06 – Silvia Moura, bailarina e coreógrafa 

08/06 – Mateus Fazeno Rock, ator e músico

15/06 – Raisa Cristina, artista visual e escritora

22/06 – Kênia Rios, historiadora e professora

29/06 – Oswald Barroso, escritor, pesquisador e professor

Youtube BECE, sempre às 18h

Compartilhe nas redes
Imagem padrão
NCTDS
Artigos: 515

Deixar uma resposta