Biblioteca Pública abre inscrições para oficinas online

As inscrições são gratuitas. 

A Biblioteca Pública Estadual do Ceará – BECE, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar, oferta durante o mês de julho quatro oficinas: “Alfabeto Iorubá” com Bianca Benedicto (9/7), “Livro de artista” com Jocilone Jr. (10/7), “Bebêdadá – Literatura Para Bebês” com Cris Soares (17/7) e “Literatura Temperada” com Giordana Frapiccini (24 e 31/7). As aulas acontecem sempre das 9h às 12h, pelo Google Meet. Os interessados podem se inscrever através do formulário online. O link para inscrições estará disponível nas redes sociais da BECE e no site da Secretaria da Cultura. As vagas são limitadas.

A oficina “Alfabeto Iorubá”, com a facilitadora Bianca Benedicto, abre a programação formativa do mês no dia 09/07. Da grafia dos caracteres que compõem o alfabeto iorubá passando pelas conexões com o alfabeto da língua portuguesa, essa oficina é uma oportunidade de conhecer um pouco da linguagem e suas especificidades dentro da perspectiva gráfica. B. Benedicto é designer de tipos e artista pesquisa escrita, caligrafia e trabalha texturas. As inscrições acontecem de 5 a 8 de julho e serão disponibilizadas 30 vagas. Link: https://forms.gle/797qPLQ7urfSCxpL7 

Já no dia 10/7, Jocilone Jr. ministra a oficina “Livro de Artista”. Dentre as várias possibilidades que o objeto livro oferece enquanto suporte de uma obra encontramos os Livros de Artista, onde cada objeto é único, com graus de artesania variáveis e infinitas possibilidades de formato e conteúdo, podendo ser construído com diversos materiais, além do papel. Esta oficina apresentará aos participantes um breve panorama de livros-objeto (livros de artista) que mesclam artes visuais e literatura e convida cada participante a conceber o seu. Os interessados podem se inscrever de 5 a 9 de julho. Ao todo serão disponibilizadas 20 vagas. Link: https://forms.gle/rTw88MCasA8mxpMV7 

Na oficina “Bebêdadá – Literatura Para Bebês”, que acontece no dia 17/7, Cris Soares abordará a importância desse hábito e como torná-lo prazeroso e divertido. Muito além da necessidade de ensinar algum tema específico, ler com um bebê é fortalecer vínculos afetivos e estimular o prazer de se compartilhar uma boa leitura. A oficina é voltada para mães, pais, cuidadores, educadores e professores e abre inscrições de 11 a 16 de julho. Serão disponibilizadas 30 vagas.

Encerrando a programação formativa de julho, nos dias 24 e 31 de julho, Giordana Frapiccini ministra a oficina “Leitura Temperada”. Inspirada no livro Heroínas Negras Brasileiras em 15 cordéis, da escritora cearense Jarid Arraes, seu conteúdo é voltado para um resgate de nossas ancestralidades através de nossa história retratada na literatura marginal e na alimentação. Os encontros terão momentos teóricos e práticos para uma imersão nos modos de fazer tradicionais, culminando no desenvolvimento da releitura do Cordel Luiza Mahin através de duas linguagens, a gastronomia e a literatura. Os interessados poderão se inscrever de 18 a 23 de julho. 

SERVIÇO:

Oficinas Livres

Dias 09, 10, 17, 24 e 31 de julho, das 09h às 12h

09/07 – “Alfabeto Iorubá” | Bianca Benedicto

10/07–  “Livro de Artista” | Jocilone Jr.

17/07 – “Bebêdadá – Literatura Para Bebês” | Cris Soares

24 e 31/07 – Literatura Temperada | Giordana Frapiccini (dois encontros)

Plataforma: Google Meet

Inscrições: Formulário disponibilizado no site da Secult e nas redes sociais da BECE

Deixar uma resposta