Biblioteca Pública abre inscrições para oficinas online

As aulas acontecem aos sábados e as inscrições são gratuitas. 

A Biblioteca Pública Estadual do Ceará, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar, oferta durante o mês de maio três oficinas: “Faça Seu Caderno” com Talita Késsia, da Talo Ateliê (15/05), “Conte No Seu Podcast” com Rômulo Benevides, do Além Das Estantes (22/05) e “Libras Para Iniciantes” com Liana Lívia e Natyelle Marttins (29/05). As aulas acontecem sempre das 9h às 12h, pelo Google Meet. Os interessados podem se inscrever através do formulário online. As vagas são limitadas. O link para inscrições estará disponível nas redes sociais da BECE e no site da Secretaria da Cultura. 

As três oficinas de maio buscam ativar formas de expressão e comunicação muito pertinentes para o mundo em que vivemos hoje: uma forma de registrar e expressar ideias (o caderno), uma forma de contar, narrar, usando a linguagem oral (o podcast) e uma outra língua, a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), não tão nova para alguns, mas ainda inédita para outros. Focando em um público que vive e trabalha no ambiente das bibliotecas públicas e comunitárias, da educação formal e informal e das mediações de leitura, e interessados no tema. As três oficinas buscarão expandir o leque de atuação do público participante em termos de ferramentas auxiliares em seus cotidianos. 

Na oficina “Faça Seu Caderno”, que acontece dia 15/05 das 9h às 12h, o participante aprenderá as principais técnicas de encadernação artesanal – indo desde o processo de corte do papel, refilamento, costura e dobradura. A mediadora Talita Késsia, da Talo Ateliê, trabalha com bordado e encadernação desde 2016 e ministra oficinas desde 2017. As inscrições estão abertas até o dia 14 de maio e serão disponibilizadas 20 vagas.

Já no dia 22/05, Rômulo Benevides e Ivan Ribeiro do podcast Além das Estantes, irão ministrar a oficina “Conte No Seu Podcast”. O bibliotecário vai apresentar o passo a passo de como criar um podcast e propor um exercício coletivo para criação de um episódio sobre amantes de livros e bibliotecas. As inscrições acontecem de 15 a 21 de maio e serão disponibilizadas 20 vagas para frequentadores, gestores de bibliotecas públicas, comunitárias e agentes que atuam com projetos de leitura. A oficina será dividida em dois momentos, um no dia 22/05 e 19/06, a fim de garantir tempo para produções individuais. 

Encerrando a programação formativa, no dia 29/05,  Liana Lívia e Natyelle Marttins ministrarão a oficina “Libras Para Iniciantes”. A oficina propõe apresentar princípios básicos da Libras, o alfabeto, situações de interação comuns, como se apresentar, falar de si brevemente e um vocabulário frequente para quem vive o universo da leitura e das bibliotecas.  Trata-se de uma breve imersão na cultura surda, buscando superar preconceitos e começando a construir uma nova comunicação possível por meio da linguagem de Libras. Os interessados poderão se inscrever de 22 a 28 de maio. O link estará disponível no site da Secretaria da Cultura e nas redes sociais da BECE. 

LIVES OFICINAS – PROJETO PALAVRAS

O projeto PALAVRAS, realizado pela Casa da Prosa numa ação conjunta com a BECE, realiza duas “Lives Oficinas” no mês maio. No dia 20/05, às 15h, Daniel Dias ministra a oficina “Contando História com Desenhos”. O ilustrador e artista gráfico, tem como base do seu trabalho a pesquisa de materiais e estilos, envolvendo estudo de técnicas tradicionais de pintura, desenho, fotografia e colorização digital. Daniel dedica a maior parte de sua produção ao público infantil. 

No dia 25, às 19h, Vanessa Passos ministra a oficina “Escrita Criativa”. Vanessa é autora dos livros “Manual de estilo e criação literária com a artesã Lygia Bojunga” (Letramento, 2018), “Fábrica de histórias” (Papellisa, 2019) e “A mulher mais amada do mundo” (Luazul, 2020). É fundadora do Pintura das Palavras, e por meio dele ministra o curso 321escreva. É também idealizadora do Programa Formação de Escritores e do Concurso Literário Pintura das Palavras. 

As oficinas são gratuitas e acontecem no Youtube Biblioteca Estadual do Ceará – BECE  e no Instagram @palavras.projeto, sem necessidade de inscrições. 

SERVIÇO:

Oficinas 

Dias 15, 22 e 25 de maio, das 09h às 12h

“Faça Seu Caderno” com Talita Késsia da Talo Ateliê (15/05)

“Conte No Seu Podcast” com Rômulo Benevides e Ivan Ribeiro do Além das Estantes (22/05)

“Libras Para Iniciantes” com Liana Lívia e Natyelle Marttins (29/05).

Plataforma: Google Meet

Inscrições: Formulário disponibilizado no site da Secult e nas redes sociais da BECE

Projeto PALAVRAS – Lives Oficinas

Dias 20 e 25 de maio, 15h e 19h, respectivamente

“Contando História com Desenhos”, com Daniel Dias (20/05).

“Escrita Criativa”, com Vanessa Passos. (25/05).

Youtube da BECE e Instagram @palavras.projeto

Deixar uma resposta