Cineteatro São Luiz realiza curso básico de Acordeon

Compartilhe nas redes

A atividade ministrada pelo sanfoneiro Luiz Soares será transmitida pelo site e canal do YouTube do Cineteatro

O Acordeon, também conhecido como sanfona e gaita, é um instrumento completo e versátil ao mesmo tempo. Os interessados ou curiosos pelo instrumento poderão participar do curso básico de Acordeon a ser ministrado pelo sanfoneiro Luiz Soares em duas etapas, nos dias 19/10 e 20/10, sempre às 19h. O curso é gratuito e integra a programação do Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM); o projeto foi selecionado no Arte em Rede – Convocatória para seleção de projetos artísticos digitais. 

Para participar, os interessados devem acessar o site ou o canal de YouTube do Cineteatro nas datas e horários mencionados. O curso é dividido em duas partes, na primeira, Soares passará ao público um pouco do conhecimento que adquiriu através de sua vivência com o Acordeon. Já na segunda etapa, o mestre da sanfona transmitirá conhecimento técnico e prático sobre a mecânica do instrumento, com detalhes sobre o funcionamento de cada objeto, além do conteúdo básico e simplificado sobre improvisação. Esta segunda parte conta com a participação do sanfoneiro Izaias Cardoso.

O curso busca simplificar o funcionamento do instrumento e apresentar métodos que amenizam as dificuldades encontradas no ensino de teorias avançadas. 

Sobre o sanfoneiro Luiz Soares

Nascido no ano de 1997, Luiz Soares começou a dar seus primeiros passos na música com oito anos de idade. Herdeiro de gerações artísticas, teve como maior influenciador o cantor e compositor Bento Raimundo de Crateús (CE). No ano de 2005, despertou o interesse pelo acordeom através de discos de artistas como: Dominguinhos e Luiz Gonzaga. Após alguns anos, ganhou de seu pai, Miguel Ângelo Januário de Barros, seu primeiro acordeon (Scala 80 baixos). Aos 15 anos de idade, após alguns anos de estudo, iniciou sua carreira profissional em bandas de forró e grupos teatrais.

Arte em Rede

A Convocatória se insere dentro de um conjunto de atividades que o Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura do Estado e sua Rede de Equipamentos, geridos pelo Instituto Dragão do Mar, vêm realizando com o objetivo de promover e movimentar a criação, difusão e economia artística e cultural do Estado.

Serviço

Arte em Rede – Curso Básico de Acordeon 

Data: Terça-feira (19/10) e quarta-feira (20/10)

Horário: sempre às 19h

Onde: no site (www.cineteatrosaoluiz.com.br) e no canal do Cineteatro na plataforma de vídeos YouTube (youtube.com/c/CineteatroSãoLuizFortaleza)

Compartilhe nas redes

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.