Cineteatro São Luiz recebe o show “Fortalezas” de Viramundo

Viramundo é a estação criativa de Vic Andrade, Bruno Esteves e Marcello Santos. Juntes, eles cruzam tradição e experimentação. O trio apresenta o show “Fortalezas”, com canções do primeiro EP, outras inéditas e também músicas do cancioneiro tradicional, neste sábado (21), às 18h. A programação que foi gravada no palco principal do Cineteatro São Luiz estreia virtualmente através do site e canal de YouTube da Casa, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult). 

A banda nasceu na cidade de Fortaleza no fim de 2018. É composto pela paulistana Vic Andrade, batuqueira e cantora; o capixaba Bruno Esteves, compositor e violonista, e o carioca Marcello Santos, mestre de percussão. A sonoridade proposta pela banda traz a potência de suas experiências percussivas para a cena atuando entre a experimentação e a tradição afrobrasileira. Suas texturas sonoras passeiam por couro, madeira e metal em duas estações percussivas com agogô, alfaia, congas, casaca, agbe e também um violão apimentado por pedais de loop, delay e oitavador. 

Em 2019, ainda na primeira formação de duo, os artistas foram premiados com o terceiro lugar no Festival de Música da Juventude de Fortaleza. Gravaram seu primeiro EP “Fortalezas” que teve show de lançamento no Porto Dragão. Em trio, foram finalistas do Festival Musicanto (RS) com a canção Ewá em 2020. Em 2021 realizaram o projeto de pesquisa “Fortalezas: trajetos de mundo virá” com tutoria de Kiko Dinucci no Laboratório de Criação do Porto Iracema das Artes. Os artistas gravaram ainda seu primeiro videoclipe da canção Iara que compõe a playlist editorial do Spotify “Canto aos Orixás”.

Serviço

[Dentro do Som] “Fortalezas” – Viramundo

Dia 21/8 (sábado), às 18h

➜ Onde: no site e canal no YouTube do Cineteatro São Luiz

Classificação: Livre

Imagem padrão
NCTDS
Artigos: 474

Deixar uma resposta