Circula Ceará: com início em 9/11, projeto da Secult CE em parceria com a Funarte promove circulação de grupos e artistas por 15 cidades

Compartilhe nas redes

O projeto, que beneficia 141 artistas e grupos cearenses,  acontecerá entre novembro de 2021 e maio de 2022, nos municípios de Canindé, Pacoti, Sobral, Horizonte, Russas, Icapuí, Crateús, Tauá, Itapipoca, Camocim, Viçosa do Ceará, Quixadá, Limoeiro do Norte, Icó e Juazeiro do Norte. 

Estimular a circulação de artistas e grupos, promover a formação e o acesso à arte e à cultura. Estes são os objetivos do Circula Ceará, projeto do Governo do Ceará, por meio Secretaria da Cultura (Secult Ceará), realizado em parceria com a Fundação Nacional das Artes (Funarte), que acontecerá em 15 municípios, entre novembro de 2021 e maio de 2022, com 141 artistas e grupos cearenses, selecionados por meio de chamada. As cidades selecionadas correspondem a 14 macrorregiões do Ceará, que irão receber espetáculos artísticos, exposições fotográficas e intervenções urbanas. A programação será divulgada nas redes sociais da Secult Ceará. Entre os apoiadores do projeto estão as prefeituras dos municípios selecionados, a Associação dos Municípios do Ceará (Aprece) e o Conselho Estadual dos Dirigentes de Cultura (Dicultura). A produção é da Assum Preto Produções. 

O Circula Ceará promove uma programação cultural que passará pelos equipamentos culturais dos municípios, levando também ações a espaços abertos, para toda a população. Entre os objetivos do projeto também está a promoção da descentralização das políticas de fomento às artes da Secretaria da Cultura. Serão 7 meses de circulação com apresentações de 20 grupos de teatro, 25 grupos de música, 20 grupos de dança, 18 grupos de circo, 18 grupos de cultura popular e tradicional, além de 5 exposições fotográficas, 5 projetos de intervenção urbana, 15 oficinas de acessibilidade cultural e 15 rodas de conversa com autores cearenses.

Atividades de Formação

Para difundir saberes, o Circula Ceará realiza  atividades de formações artísticas e culturais, com oficinas (de dança, fotografia, teatro, música e circo), workshops, ensaios-abertos, desmontagens, mediações de leitura, rodas de conversa e acessibilidade atitudinal. As inscrições são gratuitas. Em Canindé, as inscrições acontecem entre os dias  a partir do dia 05 de novembro. Acompanhe a agenda e datas de inscrição pelo Instagram do Circula Ceará (@circulace) e site da Secult Ceará (www.secult.ce.gov.br). 

Fomentando a cena artística e fortalecendo a parceria com os municípios

“O Circula Ceará é um projeto de  fomento às artes. Com ele, a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará possibilita a difusão da criação e produção da cena artística cearense, movimentando mais de 140 grupos e artistas das mais diversas linguagens em quinze municípios pólos, numa ação de interiorização das políticas. Mas o projeto extrapola o fomento às artes, promovendo uma integração e articulação das políticas culturais, com ações institucionais de fortalecimento dos sistemas municipais em consonância com o Sistema Estadual de Cultura. Portanto, trata-se da democratização do acesso aos bens e serviços culturais por meio de uma programação artística plural que, ao tempo que promove a cara da cena artística em nosso estado, conecta-se com as políticas desenvolvidas em parcerias com os municípios. Nesse aspecto, a APRECE e o DICULTURA assumem um papel estratégico nessa parceria”, destaca Fabiano Piúba, secretário da Cultura do Estado do Ceará.  

O Circula Ceará é um potente instrumento de conexão entre os artistas de todas as regiões do estado. Oportunidade de trocas através de shows, exposições, intervenções,  oficinas, rodas de conversa e ensaios abertos, quando o(a)s agentes culturais podem intercambiar metodologias, técnicas  e impressões. Um festival de gentes, de artes e de culturas, rico e dinâmico, onde a receptividade do(a)s agentes culturais das macrorregiões, das cidades, dos gestores e artistas é a liga para  que a ação reverbere na região, criando vias criativas, sociais e econômicas de longa duração. pontua Valéria Cordeiro, Coordenadora de Artes e Cidadania Cultural da Secult CE

Ações institucionais 

Paralelamente à circulação de grupos e artistas, a Secult Ceará promove uma série de ações institucionais que fortalecem a política cultural no Estado. Pelos municípios selecionados serão realizados os Encontros dos Sistemas Setoriais Estaduais (de Museus, Teatros, Bandas de Música e Bibliotecas); oficinas específicas para fortalecer o Sistema Estadual de Cultura do Ceará, com atividades específicas de coordenadorias da Secult; os Encontros regionais dos Dirigentes Municipais de Cultura; e as pesquisas nos municípios em parceria com o Projeto Cientista Chefe da Cultura. 

Cada cidade irá receber

  • 2 grupos de teatro 
  • 2 grupos de música 
  • 2 grupos de dança 
  • 1 grupo de circo 
  • 1 grupo de cultura popular e tradicional 
  • 1 exposição fotográfica 
  • 1 projeto de intervenção urbana 
  • 1 oficina de acessibilidade cultural 
  • 1 mediação de leitura 

Circula Ceará: Calendário 2021*

09/11 a 13/11 – Canindé

23/11 a 27/11 – Pacoti

30/11 a 04/12 – Sobral 

14/12 a 18 /12 – Horizonte

*O calendário de 2022 será divulgado posteriormente

Serviço   

Lançamento Circula Ceará

Data: 09 de novembro (segunda-feira)

Horário: 18h

Local:  Teatro Frei Venâncio – Canindé (CE)   

Informações: Instagram @secultceara e @circulace

www.secult.ce.gov.br

Compartilhe nas redes

Deixar uma resposta