Começa nesta terça (10) a 2ª Temporada das Residências Artísticas do Festival Jazz & Blues

Quatro mesas-redondas online abertas ao público vão discutir o mercado da música.

“O mercado e o circuito da música” é o tema que abre, nesta terça-feira, às 20h, as mesas-redondas das Residências Artísticas do Festival Jazz & Blues 2021 – 2ª Temporada. Serão quatro dias de programação online, de 10 a 13 de agosto, com nomes de referência na área da música e mercado. Abertas ao público, as mesas-redondas serão transmitidas ao vivo no canal do festival no YouTube (jazzebluesce), com intérprete de libras.

As Residências Artísticas fazem parte da programação formativa do Festival Jazz & Blues, referência nacional em eventos no campo das artes e da cultura, sendo realizado desde o ano 2000 pela Via de Comunicação e Cultura. A primeira temporada da 22ª edição do festival foi realizada em fevereiro, com programação 100% de Residências Artísticas e shows. Na 2° Temporada das Residências Artísticas, que acontece com o patrocínio do Sebrae e do Governo do Estado do Ceará, além das mesas-redondas, serão realizados minicursos sobre gestão de carreira e mídias digitais, exclusivos para participantes já inscritos.

AS MESAS-REDONDAS

A produtora cultural Rosina Popp e o músico e advogado Ricardo Bacelar são os palestrantes da mesa sobre “O mercado e o circuito da música“, nesta terça-feira. Graduada em literatura pela Universidade de Siegen, Alemanha, Rosina é produtora dos grupos instrumentais Murmurando e Marimbanda. O pianista, compositor e arranjador Ricardo Bacelar é membro votante do Grammy Latino e Grammy Pro., e membro da banda Hanoi Hanoi. A mesa será mediada pelo jornalista, músico, crítico musical e produtor cultural Dalwton Moura.

“A cultura e seu financiamento no Ceará e no Brasil” é o tema da mesa de quarta-feira, dia 11, que terá como palestrantes o jornalista, gestor cultural e produtor de música e cinema Henilton Menezes, e Luis Carlos Sabadia, gestor cultural de incentivos fiscais à cultura e economia criativa. A diretora do Festival Jazz & Blues, Maria Amélia Mamede, será a mediadora.

Na quinta-feira, 12, conversam sobre “Música na pandemia: iniciativas e estratégias” o músico, gestor e produtor cultural Ivan Ferraro e o cantor e compositor Caio Castelo, em mesa mediada pelo músico e professor universitário Heriberto Porto.

Fechando o ciclo de mesas-redondas das Residências Artísticas, o produtor musical, compositor e arranjador Claudio Mendes e a cantora, compositora, instrumentista e produtora musical Mahmundi falam sobre “Os primeiros passos na carreira de um artista”, na mesa-redonda do dia 13, sexta-feira, que terá como mediadora a cantora Aparecida Silvino.

MINICURSOS

Com duas turmas, o minicurso “Gestão de Carreiras na Música” será ministrado por Dani Ribas, doutora em Sociologia pela UNICAMP e especialista em Gestão e Políticas Culturais pelo Itaú Cultural. A área da comunicação será abordada no minicurso “Mídias Digitais: Bússola Digital e Segredo do Tráfego“, ministrado por Lívia Scala Manzolillo e Romário Rocha, ambos da equipe da Dégagé Comunicação.

SHOWS DA SEGUNDA TEMPORADA

A segunda temporada do 22° Festival Jazz & Blues contará também com shows de artistas locais e nacionais, com previsão de realização em setembro. Em breve, serão informadas as atrações da programação artística.

PROGRAMAÇÃO – Mesas-Redondas

Dia 10/08: O mercado e o circuito da música

Palestrantes: Rosina Popp e Ricardo Bacelar Mediação: Dalwton Moura.

Dia 11/08: A cultura e seu financiamento no Ceará e no Brasil

Palestrantes: Henilton Menezes e Luis Carlos Sabadia. Mediação: Maria Amélia Mamede.

Dia 12/08: Música na pandemia: iniciativas e estratégias

Palestrantes: Ivan Ferraro e Caio Castelo. Mediação: Heriberto Porto.

Dia 13/08: Os primeiros passos na carreira de um artista

Palestrantes: Claudio Mendes e Mahmundi. Mediação: Aparecida Silvino.

SERVIÇO

Residências Artísticas do Festival Jazz & Blues 2021 – Segunda Temporada: De 10 a 13 de agosto de 2021 de forma online. Inscrições gratuitas pelo site www.jazzeblues.com.br.

Imagem padrão
NCTDS
Artigos: 474

Deixar uma resposta