Cursos gratuitos: Formação em Artes Cênicas abre inscrições em Fortaleza, Russas e Sobral a partir de novembro

Compartilhe nas redes

Os públicos de interesse são atores, diretores, bailarinos, músicos, cantores, circenses, dramaturgos, técnicos da cena, professores e estudantes das escolas de artes e cultura

Programa de Formação em Artes Cênicas, do Teatro da Boca Rica, abre inscrições gratuitas para cursos com certificação profissional, a partir de novembro. As aulas presenciais retornam a Sobral e Fortaleza em novembro, após pausa de suas atividades em decorrência da pandemia. O calendário segue atémarço de 2022, também em Russas, contemplando assim três macrorregiões culturais do Ceará. As inscrições gratuitas são por meio do Sympla, com links disponíveis no perfil do Teatro da Boca Rica no Instagram.

“O objetivo é levar formação avançada para cidades onde não existem ainda pós-graduação em artes. São momentos de intercâmbio entre criadores e participantes. Em novembro, teremos três professores criadores da Argentina conosco e renomados professores do nosso estado”, ressalta Rejane Reinaldo, coordenadora da formação. A residência criativa Cenário será no período de 5 a 21 de novembro, de forma presencial, no Teatro São João, em Sobral,com Rodrigo Frota, professor da Universidade Estadual do Cariri (URCA) e diretor de arte do longa “Pacarrete” (2018), vencedor de 8 Kikitos no Festival de Cinema de Gramado, em 2019.


Além disso, teremos a presença de três professores criadores da Argentina. Com o tema Artes plásticas e Teatro de Boneco: articulações criativas, Isadora Plateroti, da Compañía de Teatro de Títeres Saltimbanquis, ministrará a residência criativa, em formato presencial, em Fortaleza, no Theatro José de Alencar / Cena, entre os dias 8 e 17 de novembroCom o tema Cenografia, Walter Domingos Lama, escultor, cenógrafo, diretor técnico do Teatro San Martin há 24 anos, ministrará o curso em formato presencial, no Theatro José de Alencar / Cena, entre os dias 23 a 30. A residência criativa Mulher Peixe. A alma em um fio – fantoches e miniaturas, com Rosana Lopez, daCIA Minha Alma Por Um Fio, será também em formato presencial, em Fortaleza, no Teatro Carlos Câmara, entre os dias 21 e 30 do mesmo mês.

Apresentando um formato híbrido, presencial e on-line, o programa de formação é para atores, diretores, cantores, bailarinos, músicos, artistas circenses, dramaturgos, iluminadores, sonoplastas e demais pessoas ligadas à arte e à técnica de cena. Os temas dos cursos abordam treinamento da mente, corpo e voz do ator, dança, música, canto, dramaturgia, cena contemporânea, teatro de bonecos e cenário. Compõem o programa de formação 28 professores criadores do Brasil, de estados como Bahia, Ceará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Acre, e de países como Argentina, Chile, França, Itália, Portugal e Venezuela, oferecendo 1.200 vagas em todo o Ceará, com certificação.

Quem é quem

A realização do Programa de Formação em Artes Cênicas é do Governo Federal / Funarte, do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura (Secult), e da Associação Educativa Cultural Teatro da Boca Rica.

SERVIÇO

Inscrições: link na bio do perfil @teatrodabocarica               

Associação Educativa Cultural Teatro da Boca Rica

Redes Sociais: @teatrodabocarica

Mais informações: formacaobocarica@gmail.com

Compartilhe nas redes

Deixar uma resposta