Depoimentos de mestres e mestras da cultura cearense viram livro com lançamento on-line

Compartilhe nas redes

Os depoimentos foram gravados, em vídeo, e transformados também num documentário que será encartado ao livro.

O projeto cultural, Mestres da Cultura Cearenses, a tradução das tradições, contemplado pela lei Aldir Blanc, lança no próximo dia 29 (sexta-feira), às 19h30, no canal no Youtube do Instituto de Culturas Populares, publicação literária de mesmo nome do projeto, a respeito das histórias de vida das mestras e mestres da cultura cearense, focado na forma como as tradições são transmitidas e traduzidas, de geração em geração.

O livro, organizado a partir de entrevistas presenciais, reúne depoimentos das mestras e mestres da cultura cearense e terá tiragem de 1.000 exemplares. A ideia é fazer um registro histórico a respeito dos seus saberes e fazeres e, seus legados às novas gerações. Além disso, todos os depoimentos foram gravados, em vídeo, e transformados, num documentário que será encartado ao livro e também disponibilizado nas redes sociais, no dia do lançamento.

Ao todo, 30 depoimentos foram escolhidos de forma a contemplar o maior número de regiões do estado, tendo como base a questão geográfica, de modo a facilitar a logística e execução do projeto. A obra, também, conta com a colaboração de cinco pesquisadores e estudiosos da cultura popular e patrimônio cultural que compartilharam seus conhecimentos no livro, com relatos das gravações que acompanharam ou mesmo dos seus estudos e experiências culturais.

Uma realização do Instituto União de Arte Educação e Culturas Populares, com produção do Atelier do Imaginário Produção Cultural e parceria da Encena Produções. Com idealização e coordenação de Paula Silveira, produtora cultural com mais de 20 anos de experiência. Seu amor e admiração pela cultura popular tradicional vem de seus avós, vez que ainda criança brincava com as ferramentas de seu avô, xilogravurista e artesão do couro. Além disso, Paula possui formações em produção e gestão cultural, é Técnica em Produção Cultural pelo CENTEC e UVA (2017), possui especialização em Gestão de Projetos pela Universidade Vale do Acaraú (2015), Gestão Cultural pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú (2019). 

Para Paula Silveira, o projeto “é uma forma de homenagear esses grandes ícones da cultura popular, que guardam parte importante do legado histórico, cultural e simbólico do Ceará”.

“É um projeto de registro dos saberes e fazeres dessas mestras e mestres que tanto fizeram e fazem pela nossa cultura popular. Além disso, é uma contribuição para o reconhecimento, a salvaguarda e a valorização desta infinitude de conhecimentos, fazeres e expressões da cultura cearense”, afirma Paula.

Os depoimentos e visitas foram conduzidas por uma equipe de produção e filmagem, seguindo todos os protocolos sanitários, utilizando máscaras e álcool em gel, além de todos estarem testados contra a COVID-19, assegurando a saúde e o bem-estar da equipe e dos mestres e mestras. 


Serviço:
Lançamento do livro “Mestres da Cultura Cearenses, a tradução das tradições”
Dia: 29/10 (sexta-feira)
Horário: 19h30
Canal no Youtube Instituto de Culturas Populares

Compartilhe nas redes

Deixar uma resposta