Dragão do Mar abre a temporada de férias com diversificada programação entre 5 e 11 de julho.

Apenas com uma sala de cinema com funcionamento presencial, o Centro de Arte e Cultura investe em uma programação virtual para todos os gostos. Espetáculo teatral, filmes, debates sobre artes visuais e acessibilidade, oficina e sessões educativas de astronomia infantis integram a programação da semana.

     Ainda com grande parte dos seus equipamentos e espaços fechados ao público, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura segue difundindo muita arte e cultura nos seus canais de comunicação. Abrindo a programação desta semana, na terça-feira (6), o programa Na Rede Com Dragão traz a artista, arte-educadora e produtora cultural Débora Ingrid para lançar seu primeiro vídeo-teatro, o espetáculo “Carta para Violeta”, que estreia às 20h, no Youtube do Dragão (youtube.com/dragaodomarcentro). Inspirada na vida e obra de Violeta Parra e nas memórias da casa de barro da sua Vó Terezinha, a artista une teatro e cinema para escrever a diferentes gerações de mulheres do sertão cearense e enaltecer suas lutas seculares. A obra permanecerá disponível até 11 de julho.

      Na quarta-feira (7), a partir das 17h, também no canal do Dragão, o Museu de Arte Contemporânea do Ceará realizará uma conversa ao vivo com os artistas Hélio Rôla e Eduardo Eloy, mediada pela curadora e pesquisadora Luciana Eloy e por Cecília Bedê, gestora do MAC Dragão. Na live “Grupo Aranha – Arte e Cidade na Década de 80”, os convidados conversarão sobre cenário artístico da década de 80 em Fortaleza, com enfoque nas experimentações do Grupo Aranha, coletivo seminal de ativismo urbano com pintura muralista. Os convidados farão aproximações com os trabalhos expostos nas mostras “Um Atlas para Hélio Rôla” e “Um Desvio nem sempre é um atalho”, em cartaz no MAC Dragão, em particular o grande mural sobre lona de caminhão executado pelo grupo, em 1990, e atualmente integrante da mostra “Um desvio nem sempre é um atalho”, com curadoria do Núcleo Educativo do MAC Dragão. A conversa será acessível em Libras. 

      Também tem mais lançamentos virtuais do Planetário Rubens de Azevedo. A série Viagem Sideral no Planetário traz, nesta semana, dois episódios especialmente voltados para a criançada. Dividido em duas partes, “A Quinca, o Pititi e o Albireu” ganha exibição na quarta (7) e na quinta (8), a partir das 19h30, no Youtube do Planetário (youtube.com/planetariorubensdeazevedo).

    Na quinta-feira (8), às 15h, no canal do Dragão, o Museu da Cultura Cearense (MCC) realizará uma live para falar sobre “Pessoas com Deficiência na Universidade e no Cotidiano”. Participam do bate-papo Vyna Leite, coordenadora de Políticas Públicas para as Pessoas Idosas e as Pessoas com Deficiência do Ceará, e a Profa. Fernanda Araújo, diretora da Secretaria de Acessibilidade da Universidade Federal do Ceará. Mediada pelo jornalista e integrante do Projeto Acesso do MCC Carlos Viana, a conversa contará com intérpretes de LIBRAS pela Central de Intérpretes de Libras do Ceará.

       Quinta também é dia de novidade no Cinema do Dragão, que agora, além da programação virtual, retornou com sessões presenciais, com todos os protocolos para enfrentamento ao coronavírus. Na sala física, estreia “Chico Ventana Também Queria ter um Submarino”, longa de Alex Piperno premiado como melhor filme no Festival de Berlim 2020. “Alvorada”, “First Cow – a primeira vaca da América” e “Druk – mais uma rodada” permanecem em cartaz. Na sala da plataforma Cinema Virtual, “O Segredo do Lago” e “Linha Tênue” integram a grade digital, composta ainda por outros 13 títulos. 

       Fechando a programação da semana, no sábado (10), a partir das 17h, no YouTube do Dragão, a multiartista Raquel Santos ministrará a “Oficina Abayomi: encontro precioso”, voltada para o público infantil, onde ensina a fazer bonecas de pano com nós em retalhos, uma oportunidade lúdica para dialogar sobre afrodescendência e exercitar a criatividade.

PROGRAMAÇÃO

6 de julho (terça-feira)

20h – “Carta para Violeta”, com Débora Ingrid

Youtube do Dragão (youtube.com/dragaodomarcentro)

7 de julho (quarta-feira)

17h – live “Grupo Aranha | Arte e Cidade na Década de 80”, com Hélio Rôla, Eduardo Eloy, Luciana Eloy e Cecília Bedê

Youtube do Dragão (youtube.com/dragaodomarcentro)

19h30 – Viagem Sideral no Planetário / A Quinca, o Pititi e o Albireu – Parte 01

Youtube do Planetário Rubens de Azevedo (youtube.com/planetariorubensdeazevedo)

8 de julho (quinta-feira)

Estreias de “O Segredo do Lago” e “Linha Tênue” na sala do Cinema do Dragão na plataforma Cinema Virtual.

www.cinemavirtual.com.br

15h – live “Pessoas com Deficiência na Universidade e no Cotidiano”, com Vyna Leite, Fernanda Araújo e Carlos Viana

Youtube do Dragão (youtube.com/dragaodomarcentro)

16h30 – Estreia de “Chico Ventana Também Queria ter um Submarino” na sala 2 do Cinema do Dragão 

19h30 – Viagem Sideral no Planetário / A Quinca, o Pititi e o Albireu – Parte 02

Youtube do Planetário Rubens de Azevedo (youtube.com/planetariorubensdeazevedo)

10 de julho (sábado)

17h – “Oficina Abayomi: encontro precioso”, com Raquel Santos

Youtube do Dragão (youtube.com/dragaodomarcentro)

Serviço: Programação do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura entre 5 e 11 de julho de 2021

Horários diversos

Local: Youtube do Dragão (youtube.com/dragaodomarcentro)

e Canal do Planetário Rubens de Azevedo no Youtube (youtube.com/planetariorubensdeazevedo

Consulte mais detalhes da programação no site www.dragaodomar.org.br

Deixar uma resposta