Dragão do Mar celebra Dia Internacional da Dança com conversa ao vivo com Lourdes Macena

Dançarina e pesquisadora compartilhará com o público vivências, produções, processos e reflexões ao longo dos seus percursos artísticos.

Em alusão ao Dia Internacional da Dança, comemorado no dia 29 de abril, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura realiza nesta quinta-feira (29) uma conversa ao vivo com a dançarina e pesquisadora Lourdes Macena, que falará sobre o tema “Danças urgentes para corazonar corpos sofredores em corpos jubilosos”. Com mediação da também artista de dança Cláudia Pires, o bate-papo poderá ser acompanhado a partir das 14h no canal do Dragão no YouTube (youtube.com/dragaodomarcentro). A conversa contará com tradução em Libras.

De acordo com Samara Garcia, coordenadora de produção do Centro Dragão do Mar, Lourdes Macena é um dos nomes mais destacados na dança do Ceará, com um percurso amplamente reconhecido pela qualidade dos seus trabalhos, seja nos palcos ou no campo da pesquisa acadêmica. Com expertise em saberes e ofícios tradicionais, patrimônio Imaterial, teatro e cultura popular, matrizes estéticas tradicionais, a artista lançará reflexões sobre as danças tradicionais e populares nesses tempos vividos, tendo como foco as ideias de B. Santos, disponibilizadas no livro “O fim do Império Cognitivo (2019)”, e as experiências no Grupo Miraira de pesquisa e criação artística.

Sobre as convidadas

Profa. Dra. Lourdes Macena é coordenadora do Mestrado Profissional em Artes do IFCE, onde também é diretora do Grupo Miraira e líder do grupo de Estudos em Cultura Folclórica Aplicada no LPCT/IFCE campus Fortaleza. Na sociedade civil, é vice-presidente da Comissão Cearense de Folclore e integrante do Fórum Cearense de Culturas Tradicionais e Populares. É filiada à Associação Nacional da Dança – ANDA, à Associação Brasileira de Artes Cênicas – ABRACE – e à Federação de Arte-Educadores do Brasil – FAEB.

Cláudia Pires é bailarina. É licenciada em Pedagogia e Especialista em Arte-Educação. Coordena os Laboratórios de Criação da Escola Porto Iracema das Artes. Concluiu pelo Instituto Dragão do Mar, através do Colégio de Dança do Ceará, o curso de Professor de Dança. Entre 2013 e 2016, dirigiu o equipamento cultural Vila das Artes, onde atuou também na Escola Pública de Dança do referido equipamento.

Serviço: Conversa ao Vivo “Danças urgentes para corazonar corpos sofredores em corpos jubilosos”, com Lourdes Macena e mediação de Cláudia Pires
Data: 29 de abril de 2021 (quinta-feira)
Horário: 14h
Local: Canal do Dragão do Mar no YouTube (youtube.com/dragaodomarcentro)
Acesso livre e gratuito.
Com tradução em Libras

Deixar uma resposta