Dragão do Mar encerra ciclo programático “Mulheres em CriAção – arte e pensamento” na próxima sexta-feira (19)

Programação alusiva ao Dia da Mulher, ciclo traz, ao longo desta semana, 16 apresentações que abordam questões contemporâneas em torno da criação, da produção de pensamento e da mobilização política de mulheres.

Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura iniciou, no dia 4 de março, o ciclo “Mulheres em CriAção – arte e pensamento”, que ao longo de março exibe produções de artistas e pensadoras mulheres atuantes no Ceará, entre palestras, aulas, partilhas de processos e apresentações artísticas. A programação será encerrada nesta semana, trazendo 10 falas que serão exibidas no canal do Dragão do Mar no YouTube (youtube.com/dragaodomarcentro), a partir das 17h, além de 5 galerias virtuais e 1 espetáculo cênico que poderão ser conferidos no site do Dragão do Mar (www.dragaodomar.org.br).


Pensamento e Crítica

     O ciclo segue com a série de partilhas de saberes e experiências de artistas, ativistas e pesquisadoras, encontros previamente gravados que contam com a mediação da artista, produtora cultural, professora e pesquisadora Tatiana Valente, exibidos sempre a partir das 19h, no Youtube do Dragão. Na segunda-feira (15), a cacique Juliana Jenipapo suscitará uma reflexão sobre “Mulheres Indígenas na Luta pelo Território”, relato que toma como ponto de partida a luta de Cacique Pequena, desde as suas conquistas pelo território indígena Jenipapo Kanindé até a entrada das mulheres indígenas no meio acadêmico.

     Encerrando os encontros do eixo “pensamento”, na sexta-feira (19), a dramaturga, escritora, pesquisadora de gênero e ativista transfeminista Helena Vieira falará sobre “Feminismos e Dissidência”.

     Outro conjunto de falas é composto por apresentações em que as convidadas comentam obras artísticas de outras criadoras que são objeto de suas pesquisas, autoras de conceitos por elas estudados ou referência para os seus trabalhos. Quem abre as conversas, que serão exibidas sempre às 18h, no YouTube do Dragão, é Ana Aline Furtado, que na terça-feira (16) apresentará “A importância da chuva”, um diálogo com o trabalho da artista visual, rádio host, curadora, fotógrafa, escritora e editora Ana Lira. Na quarta-feira (17)Helena Vieira retorna à programação para falar sobre “A crítica feminista à categoria ´mulher´”. Já na quinta-feira (18)Marília Oliveira traz uma análise sobre “A produção híbrida de Fernanda Magalhães: o corpo gordo, a fotografia, a performance e algumas possibilidades de leitura de seu trabalho”.

Partilha de Processos

          Compõem ainda o ciclo “Mulheres em CriAção – arte e pensamento” o eixo partilhas de processos artísticos. Exibidas a partir das 17h no YouTube do Dragão. Cinco artistas visuais comentam suas obras lançadas no site do Dragão do Mar (www.dragaodomar.org.br).

          Na segunda-feira (15), a artista Soupixo comentará a obra “Períodos de tempo variáveis *Abril 2020 + Maio 2020”. Na série criada entre abril e maio de 2020, a artista faz intervenções nas imagens capturadas pelo aplicativo Google Street View, pintando ficções reais do nosso presente/passado/futuro.

Na terça-feira (16), Paloma Pajarito apresentará “Raiz Forte”, série de desenhos que exaltam a energia feminina como força transmutadora.

Na quarta-feira (17), Jamille Queiroz compartilhará o processo criativo de “Máscara de Proteção“, trabalho em que a artista explora e tensiona a relação entre linha, tecido, trama e corpo que se dá na performance dirigida à fotografia.

Abrindo seu “Infinito Particular”, na quinta-feira (18), a artista visual, designer de moda, muralista e empreendedora SU (nome artístico de Suellen Rodrigues) comentará sua produção de murais ao longo da pandemia.

Encerrando o ciclo programático em homenagem às mulheres, na sexta-feira (19), as Terroristas del Amor dividem com o público a experiência com “Movimentos sobre estratégias de vida”, conjunto de desenhos em que as artistas Marissa Noana e Dhiovana Barroso contam suas histórias e moldam, com grafite sobre o papel, métodos de proteção e autocuidado, constroem afetos, celebram e ressignificam seus corpos-territórios.

Apresentações Artísticas

Finalizando as apresentações artísticas, que ainda podem ser assistidas no YouTube do Dragão, na quarta-feira (17), às 20hMaria Macêdo estreia “Via, 2018”, videoarte que metaforiza o corpo/casa em constante processo de refazimento, reproduzindo como a matéria se comporta a partir de vivências distintas e cotidianas. A apresentação estava prevista para a última terça-feira (9), mas foi adiada por conta de restrições da plataforma e agora será exibida no site do Dragão (www.dragaodomar.org.br). 

PROGRAMAÇÃO

Pensamento
Sempre às 19h, no YouTube do Dragão

Dia 15 – “Mulheres Indígenas na Luta pelo Território” por Juliana Jenipapo 

Dia 19 – “Feminismos e Dissidência” por Helena Vieira


Crítica
Sempre às 18h, no YouTube do Dragão
Dia 16 – “A importância da chuva”, por Ana Aline Furtado.

Dia 17 –  “A crítica feminista à categoria ´mulher´”, por Helena Vieira

Dia 18 –  “A produção híbrida de Fernanda Magalhães: o corpo gordo, a fotografia, a performance e algumas possibilidade de leitura de seu trabalho”, por Marília Oliveira.


Partilha de processos + Galerias virtuais
Sempre às 17h, no YouTube do Dragão e no Site do Dragão

Dia 15 – “Períodos de tempo variáveis *Abril 2020 + Maio 2020”, com soupixo 

Dia 16 – “Raiz Forte”, por Paloma Pajarito 

Dia 17 – “Máscara de Proteção”, com Jamille Queiroz

Dia 18 – “Infinito Particular”, com SU 
Dia 19 – “Movimentos sobre estratégias de vida”, com Terroristas del Amor 

 
Apresentação artística
20h, no Site do Dragão
Dia 17 – Maria Macêdo apresenta “Via, 2018”. 4min16. 14 anos


Serviço: “Mulheres em CriAção – arte e pensamento” – programação de 15 a 19 de março de 2021
Horário: A partir das 17h
Local: Youtube do Dragão do Mar (youtube.com/dragaodomarcentro) e no site do Dragão do Mar (www.dragaodomar.org.br)
Acesso gratuito

Deixar uma resposta