Dragão do Mar finaliza residência dramatúrgica com leitura ao vivo nesta sexta-feira (27)

Projeto do coletivo No Barraco da Constância tem! integra a programação da convocatória Arte em Rede. 

     Por meio da convocatória Arte em Rede, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) apresenta, na próxima sexta-feira (27), leitura ao vivo da “Peça de uma vida coletiva: residência para uma dramaturgia comum”, trabalho originado a partir do resultado da residência de criação online voltada ao exercício da escrita dramatúrgica. A leitura acontecerá ao vivo, no canal do Dragão do Mar no Youtube (www.youtube.com/dragaodomarcentro) . 

A residência

Com inscrições gratuitas realizadas até 4 de novembro, a residência foi ministrada pelo ator e diretor Honório Félix e produzida por Willian Monte, ambos do coletivo No barraco da Constância tem!, às terças e quintas de novembro, dias 9, 11, 13, 16, 18, 20, 23 e 25 de novembro, em plataforma virtual fechada para os inscritos confirmados. 

A residência abordou a dramaturgia enquanto linguagem autônoma. Foram selecionados 14 participantes, entre escritores amadores e/ou profissionais dos gêneros poesia, crônica, conto, romance, novela, etc., com ou sem experiência na elaboração de textos teatrais. Foram trabalhadas as metodologias de escrita dramatúrgica na contemporaneidade, com ênfase na produção coletiva e na experimentação de ferramentas e plataformas de escrita online. Além disso, os participantes também debateram conceitos de intertextualidade, de autoria, de apropriação e fizeram exercícios de escrita individual; experimentados exercícios em edição de textos; analisados alguns textos dramatúrgicos de formatos e contextos diversos; e propiciadas experiências de escrita transversal entre a dramaturgia e outros gêneros literários; além de serem promovidas discussões e práticas a respeito da relação entre escrita dramatúrgica e internet. 

Agora, o resultado será um texto coletivo a ser apresentado publicamente de maneira processual.

 Sobre o Arte em Rede

     A Convocatória “Arte em Rede” se insere dentro de um conjunto de iniciativas que o Governo do Estado do Ceará, a Secretaria da Cultura do Estado, junto à sua Rede de Equipamentos, e o Instituto Dragão do Mar vêm realizando com o objetivo de promover e movimentar a criação, difusão e economia artística e cultural do Estado, no contexto de medidas de distanciamento social necessárias neste período de pandemia do Coronavírus, incentivando a sustentabilidade do fazer artístico através de iniciativas que contemplem os artistas, grupos, coletivos, companhias e demais profissionais e empreendimentos culturais cearenses.

     O Arte em Rede também integra o Programa Cultura em Rede, previsto no Planejamento Estratégico da Secult, com o intuito de articular, integrar e potencializar os equipamentos culturais do Estado, para estimular o compartilhamento e a colaboração entre os equipamentos vinculados à Secretaria da Cultura, a fim de que possam atuar de forma sistêmica no desenvolvimento e consolidação da política cultural do Ceará.

Serviço:  Live “Peça de uma vida coletiva: residência para uma dramaturgia comum”
Data: 27 de novembro
Horário: 19h
Local: Canal do Dragão do Mar no Youtube (www.youtube.com/dragaodomarcentro)
Gratuito e livre

Deixar uma resposta