Dragão do Mar lança livro digital “Imaginação e Memória na Arte Contemporânea” na quarta-feira (3)

Organizada pelos professores Lucas Dilacerda e Rodrigo Lopes, a publicação é fruto das produções de 18 artistas que participaram do seminário virtual realizado em novembro de 2020.

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, por meio do Museu de Arte Contemporânea, em parceria com o Laboratório de Arte Contemporânea (LAC), lança na próxima quarta-feira (3), em transmissão ao vivo, o livro digital “Imaginação e Memória na Arte Contemporânea”, publicação que resultou do seminário de pesquisa homônimo, ministrado em novembro pelos artistas e pesquisadores Lucas Dilacerda e Rodrigo Lopes. A live de lançamento será realizada a partir das 18h, no canal do Dragão do Mar no YouTube (youtube.com/dragaodomarcentro), com a participação dos organizadores e das artistas-alunas Ka e Mel Andrade e com a mediação de Cecília Bedê, gestora do MAC Dragão.

Entre 9 e 13 de novembro, o seminário apresentou um breve panorama da imaginação e da memória na arte contemporânea, a partir de teorias, exposições, obras e artistas que discutem a política, o afeto, a vida, a voz, o arquivo e o corpo. Como resultado dos encontros, a publicação reúne textos e trabalhos artísticos criados a partir de exercícios e proposições livres que sensibilizaram os artistas-alunos ao longo do percurso. Segundo Dilacerda, “o livro virtual é fruto de um rico debate e materializa a reverberação do que significou esse momento para cada participante”. 

Além de Lucas Dilacerda e Rodrigo Lopes, participaram da publicação Ka, Jorge Silvestre, Érica Vieira, Levy, Mel Andrade, Carolina Vieira, Rhachel Martins, Caie Prado, Júnior Foster, Aires, Levi, Henrique Braga, Vicente, Jully, Mathilde e Ruth Aragão. A obra pode ser acessada no site do Dragão do Mar (www.dragaodomar.org.br) ou através do link bit.ly/livroimaginaçãoememória.

De acordo com Cecília Bedê, gestora do MAC Dragão, o projeto surgiu do desejo de aprofundar o debate sobre a relação entre arte e memória, ancestralidade, raça, território, identidades e a força da criação para a desconstrução e reconstrução de realidades.

Sobre os organizadores

      Lucas Dilacerda é artista e filósofo. Graduado e Mestrando em Filosofia na Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi pesquisador do Núcleo de Pesquisa do Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC Dragão) e do Laboratório de Artes Visuais do Porto. É coordenador do  Laboratório de Arte Contemporânea (LAC) e do Laboratório de Estética e Filosofia da Arte (LEFA). É membro do Laboratório de Artes e Micropolíticas Urbanas (LAMUR), do Programa de Pós-Graduação em Artes da UFC, integra o Conselho Educacional do Lux Espaço de Arte e coordena o Grupo de Estudos em Estética e Filosofia da Arte (GEEFA). Pesquisa nas áreas de Arte e Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: Ética, Estética, Filosofia da Arte, Cinema, Tempo, Imaginação, Corpo, Afeto, Vida e Arte Contemporânea. Foi curador das exposições “Soterramento”, “Arre_mate” e “Ant_Corpo”. Participou de diversas exposições e foi vencedor do 70º Salão de Abril.

     Rodrigo Lopes é artista, arte-educador e designer. Graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Mestrando em Artes na Universidade Estadual de São Paulo (UNESP). É coordenador do Laboratório de Arte Contemporânea (LAC), onde pesquisa relações entre álbum de família, arquivo e sexualidade. Participou da equipe de criação de vídeos para a instalação “Transition and Apocalypse” (2019), de Jota Mombaça (Festival The Present Is Not Enough – Performing Queer Histories and Futures / HAU Berlim), “Pequenos Trabalhos Não São Trabahos Pequenos” (2019), “Território Somos Nós” (2019) com curadoria de Clébson Óscar, “Corpos Furiosos – Mostra Trovoa” (2019 – produção) com curadoria das Terroristas del Amor, “Soterramento” (2018) com curadoria de Lucas Dilacerda. Foi arte-educador no Museu da Indústria e no Museu da Fotografia Fortaleza. Em seus processos criativos, caminha entre bordado, desenho e instalação a partir de arquivos familiares.

Serviço:
Live de lançamento do livro “Imaginação e Memória na Arte Contemporânea”, com Lucas Dilacerda, Rodrigo Lopes, Ka, Mel Andrade e mediação de Cecília Bedê
Data: 3 de março de 2021 (quarta-feira)
Horário: 18h
Local: Canal do Dragão do Mar no YouTube (youtube.com/dragaodomarcentro)
Duração: 40 minutos
Acesso gratuito e livre

Deixar uma resposta