Escola Porto Iracema das Artes realiza aula aberta com a pesquisadora Luciara Ribeiro

Compartilhe nas redes

Atividade gratuita e aberta ao público ocorre na quarta-feira, 18 de maio, às 19h

A Escola Porto Iracema das Artes — instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), realiza aula aberta com a educadora, pesquisadora e curadora Luciara Ribeiro. O evento, gratuito e aberto ao público, ocorre no auditório da Escola na quarta-feira, 18 de maio, às 19h.

A aula aberta apresenta propostas curatoriais apoiadas em pensamentos e ações coletivas, comunitárias e colaborativas, alinhadas a ações educacionais que visam justiça e emancipação social.

Por meio dos exemplos apresentados, buscará entender os impactos gerados nas estruturas que regem o ato expográfico, como as relações entre os agentes das artes, as instituições, os públicos e os elementos diversos necessários no processo curatorial.

A coordenadora do Laboratório de Artes Visuais, Aline Albuquerque, detalha que a fala de Luciara propõe uma mirada coletiva e colaborativa, relacionando os diversos agentes culturais na prática curatorial. Ela acrescenta ainda que o conhecimento da pesquisadora sobre a cena das artes visuais no Ceará torna a aula ainda mais relevante. “Luciara participou como curadora assistente da exposição ‘Carolina Maria de Jesus – Um Brasil para os brasileiros’, no IMS, em São Paulo, e compôs a curadoria do 72° Salão, com Cecilia Soares e Luise Malmaceda. Por conhecer a cena das artes visuais do Ceará, a fala de Luciara se torna ainda mais interessante”, conclui.

Para Luciara Ribeiro, o processo de uma curadoria é necessariamente um trabalho coletivo, e que todas as pessoas que participam dele precisam ser evidenciadas. “Há muitas formas de se pensar e fazer curadoria, e é importante que saibamos conviver com múltiplas possibilidades, com convivência dessas, inclusive, em um mesmo projeto curatorial”, afirma. “Entretanto, olhar para modelos curatoriais coletivos e colaborativos tem por desejo observar quais as potências e desafios que surgem quando os colocamos em prática. Um deles é a descentralidade da figura do/da curadora/dor, que deve ser visto para além do dividir a assinatura, mas também as responsabilidades, as definições de escritas narrativas e visuais, as perspectivas, etc”, acrescenta.

A educadora, curadora e pesquisadora enfatiza ainda que a aula será um processo colaborativo entre ela os estudantes, onde participarão desse processo não só como ouvintes, mas também como protagonistas. “O público se fará presente não apenas como ouvinte, mas como protagonista, convidado a pensar junto, a trazer suas inquietações, ideias e propostas. Quero refletir em conjunto com quem estiver presente, construindo juntes possíveis saídas coletivas e emergenciais para a curadoria”, conclui.

SOBRE LUCIARA RIBEIRO

Luciara Ribeiro é educadora, pesquisadora e curadora. Interessa-se por questões relacionadas a descolonização da educação e das artes e pelo estudo das artes não ocidentais, em especial as africanas, afro-brasileiras e ameríndias. É mestra em História da Arte pela Universidade de Salamanca (USAL, Espanha, 2018), onde foi bolsista da Fundación Carolina, e pelo Programa de Pós-Graduação em História da Arte da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP, 2019), onde foi bolsista CAPES. É graduada em História da Arte pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP, 2014) com intercâmbio na Universidade de Salamanca (USAL, Espanha, 2012). É técnica em Museologia pela Escola Técnica Estadual de São Paulo (ETEC, 2015). Atualmente é docente no Departamento de Artes da Faculdade Santa Marcelina.

SOBRE A ESCOLA

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há oito anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SERVIÇO

O quê: Porto Iracema das Artes realiza aula aberta com pesquisadora Luciara Ribeiro
Quando: 18 de maio, quarta-feira, 19h
Onde: Auditório da Escola Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema)
Gratuito e aberto ao público

Compartilhe nas redes

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.