Espetáculo de Katiana Monteiro inspirado em conto de José Mapurunga estreia pelo Cineteatro São Luiz neste domingo (25)

Inspirado no conto “Da História de São Francisco Segundo Dona Cremilda”, do dramaturgo e cordelista José Mapurunga, o monólogo de Katiana Monteiro – que assina adaptação, direção e encenação – traz à cena a relação afetuosa e conflitante de uma romeira franciscana indigente e o seu santo de devoção, o qual mantém engaiolado deitado em uma rede. O espetáculo integra a faixa de programação Curta Mais Teatro do Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), e estreia com acessibilidade em libras neste domingo (25), às 19h.

Com força e irreverência popular, entre um gole e outro de cachaça, Dona Cremilda narra com o corpo e com a fala os caminhos trilhados por um jovem rico que fez votos de pobreza, virou santo e por fim veio esconder-se no sertão do Ceará. Uma versão inusitada, questionadora e cômica da vida de São Francisco das Chagas segundo Dona Cremilda.

Katiana Monteiro é atriz formada pelo Colégio de Direção do Instituto Dragão do Mar (1998). Atuou em espetáculos como “Ciranda” (1997), de Arthur Schimitzler, com direção de Antônio Mercado; “O caso dessa tal de Mafalda” (1998), de  Carlos Alberto   Soffredini,   com   direção   de José  Eduardo   Vendramini; “Morte e Vida Severina” (2001), de João Cabral de Melo Neto, com direção de Herê Aquino; “Tempo de espera” (2005), de Aldo Leite, com direção de Sidney Malveira; entre outros. Participou como atriz dos filmes “Eu não conhecia Tururu” (1998), de Florinda Bolkan; “O Quinze” (2003), de Jurandir Oliveira; e “O Piadista” (2007), de Sérgio Resende; “A lenda do gato preto”, de Cleber Viriato (2016).

Serviço

Dia 25/7 (domingo), às 19h

[Curta Mais Teatro] “Da História de São Francisco Segundo Dona Cremilda” com Katiana Monteiro

Acessibilidade em librasOnde: no site https://www.cineteatrosaoluiz.com.br/curtamaisteatro e canal no YouTube do Cineteatro http://youtube.com/c/CineteatroSãoLuizFortaleza

Imagem padrão
NCTDS
Artigos: 474

Deixar uma resposta