Estudantes da rede pública vão aprender a criar o seu próprio filme de animação

Compartilhe nas redes

A atividade faz parte do Programa de Formação do 31° Cine Ceará, que tem entre os objetivos introduzir a cultura do audiovisual e estimular a criatividade dos jovens 

O Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema e a Companhia de Gás do Ceará (CEGÁS) levam a arte do cinema de animação para alunos da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Iracema, no bairro José de Alencar. A oficina, que acontecerá de 04 a 06 de abril, das 7h às 11h, será com Clayton Bochecha, professor, realizador e produtor de animação para séries de TV, filmes e peças publicitárias. 

O objetivo da Oficina de Cinema de Animação é introduzir a cultura audiovisual, despertando nos estudantes a vocação, o desenvolvimento da sociabilidade, a capacidade de planejamento e o estímulo à criatividade através de exercícios práticos de zootrópio e flip-book. Além disso, a atividade busca proporcionar conhecimentos teóricos e práticos necessários para a realização de um filme de animação e difundir esse gênero, que sintetiza numa mesma obra as artes plásticas, a fotografia, a música e a literatura.

Com duração de 9 horas/aula, a oficina terá duas turmas no período da manhã com alunos do curso profissionalizante de artes, cinema e literatura da Escola Iracema. A atividade faz parte do Programa de Formação do 31° Cine Ceará.

Como será a oficina

No primeiro dia a atividade será teórica, com a introdução dos alunos no universo da animação. A história da animação, os equipamentos básicos e as variadas técnicas são exemplos do que será transmitido aos participantes. No segundo dia, os estudantes vão colocar a mão na massa com a criação de histórias, personagens, cenários e darão início à animação quadro a quadro. O terceiro e último dia será dedicado à finalização da animação quadro a quadro e a criação de um vídeo de um minuto de duração. Cada aluno receberá um exemplar do filme que produziram em DVD, fotos, making-off e certificado de participação.

A Oficina de Introdução à Animação Cine Ceará/Cegás é uma realização do Governo Federal por meio do Ministério do Turismo (MTur), da Associação Cultural Cine Ceará e da Bucanero Filmes. Tem o patrocínio da Companhia de Gás do Ceará (CEGÁS).

Oficina de Cinema (Foto: Divulgação)
Compartilhe nas redes

Deixar uma resposta