Festival For Rainbow realiza mostra virtual com filmes premiados em sua 14ª edição

A programação é de cinco dias e exibe oito produções audiovisuais com dois shows da 14ª edição

De 24 a 28 de junho, o For Rainbow – Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual e de Gênero, um dos principais eventos de cinema LGBTI+ do país, realiza uma mostra virtual reunindo oito filmes premiados em sua edição de 2020. As exibições acontecem durante cinco dias no canal do youtube do festival (/festforrainbow) com programação disponível apenas nos dias e horários específicos e tem encerramento em 28 de Junho, Dia Internacional do Orgulho LGBTI+. A cada dia serão exibidos filmes vencedores das principais categorias, como melhor curta, longa (brasileiros e estrangeiros), edição, documentário, direção, entre outras.

Além dos filmes, a programação traz o show de abertura “Baile Preto”, da cantora Luiza Nobel, e o encerramento fica por conta de Jon Oliveira, com seu recente trabalho “Escudos”.

A mostra é uma realização do Centro Popular de Cultura e Eco-Cidadania (CENAPOP) e tem o apoio do Governo do Estado do Ceará, através das Secretarias de Cultura e de Cidadania. Tem patrocínio do Ministério do Turismo, através da Lei Aldir Blanc, da Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará – Cagece, e da Westrock do Nordeste, Indústria de Embalagens Ltda.

A Mostra dos Filmes Premiados do For Rainbow é uma continuidade da Mostra Itinerante do festival, que já alcançou 250 espaços de exibição em todo o país, e que este ano não acontecerá presencialmente em virtude da pandemia, a exemplo da 14ª edição do festival. 

“O 14º For Rainbow foi nossa primeira experiência de exibição virtual, e foi um desafio enorme reproduzir a energia de nossas edições anteriores, a programação do For Rainbow historicamente tem shows diários, teatro, dança, e tudo isso em espaços abertos e com grande engajamento do público. Mesmo isso não sendo possível dessa vez, consideramos o saldo muito positivo, pois tivemos uma audiência média de 8 mil pessoas com participação ativa, conclui Veronica Guedes, idealizadora e diretora do festival.

O For Rainbow já tem 14 anos de história, e cada ano busca se renovar para continuar atendendo às demandas de luta por uma cultura de respeito à diversidade de orientação sexual e de identidade de gênero, por isso, participa ativamente das construções em defesa de direitos das populações LGBTI+, tornando-se um festival de militância durante todo o ano.

Para a edição 2021, espera-se que boa parte da população de Fortaleza já esteja imunizada para a possibilidade do retorno em formato presencial, seguindo é claro, todos os protocolos de segurança. Caso não seja a situação, o público pode esperar uma nova edição virtual com todo esforço, carinho e resistência, como todos os anos anteriores.

FORRAINBOW 2020

Em 2020 o Festival recebeu 1.479 inscrições de 98 países e dentre os selecionados, estão representantes do Brasil, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Irã, Filipinas, Argentina, Espanha, Alemanha, Reino Unido, Bielorrússia, Áustria e Itália. Os selecionados concorreram ao Troféu Elke Maravilha em 13 categorias, ao prêmio João Nery (reconhecimento a obras que valorizam a militância LGBTI+) e ao Júri da Crítica (melhor longa e curta brasileiros). Há ainda entrega do Troféu Artur Guedes, concedido a pessoas que se destacam no âmbito da luta pela defesa dos direitos humanos.

Paralelo ao Festival ocorre uma série de ações que caracterizam o For Rainbow, para além da Mostra Competitiva Internacional de Cinema, como movimento cultural e artístico da comunidade LGBTI+, realizado ininterruptamente há 14 anos na cidade de Fortaleza (CE).

PROGRAMAÇÃO MOSTRA DE FILMES PREMIADOS – 14° FOR RAINBOW

Dia 24/06

Inabitáveis – Anderson Bardot

(Prêmio Elke Maravilha – Melhor Curta-Metragem Brasileiro de Ficção)

Show “Baile Preto”, de Luiza Nobel

Dia 25/06

A Filha de Deusa Dança – Sungbin Byun (Coreia)  

(Prêmio Elke Maravilha de Melhor Curta-Metragem Estrangeiro)

Balizando Dois de Julho – Márcio Lima e Fabíola Aquino

(Melhor Edição de Curta-Metragem)

Dia 26/06

El Laberinto de Las Lunas – De Lucrecia Mastrangelo (Argentina) 

(Melhor Longa-Metragem Estrangeiro)
 

O Que Pode Um Corpo? – Victor di Marco e Márcio Picoli

(Melhor Curta-Documentário Brasileiro)

Dia 27/06

Limiar – Coraci Ruiz

(Melhor Direção de Longa-Metragem Brasileiro)

Os Últimos Românticos do Mundo -Henrique Arruda 

(Melhor Direção de Curta-Metragem)

Dia 28/06

Mães Do Derick – Dê Kelm

(Melhor Longa-Metragem)

Show “Escudos”, de Jon Oliveira

SERVIÇO:

Mostra dos Filmes Premiados do 14° For Rainbow 

De 24 a 28 de Junho, às 19h

Onde: youtube.com/festforrainbow

Mais informações: @forrainbow (facebook) | @forrainbowfestival (instagram) | www.forrainbow.com.br | forrainbow@gmail.com

Deixar uma resposta