Festival Jazz & Blues e Funarte prestam homenagem a Alberto Nepomuceno em recitais nas igrejas de Guaramiranga

Nesta temporada o 22º Festival Jazz & Blues terá, além dos shows na Cidade Jazz & Blues, recitais em dois espaços históricos e turísticos de Guaramiranga, que são as igrejas Nossa Senhora da Conceição (Igreja Matriz) e Nossa Senhora de Lourdes (Igreja da Gruta). Esta programação, realizada pelo Festival e a FUNARTE, através do Prêmio Funarte Festivais de Música 2020, tem como tema “Homenagem a Alberto Nepomuceno” e destaca a importância da música do compositor cearense no contexto nacional. 

Compositor, pianista, organista e regente cearense, Alberto Nepomuceno é considerado o pai do nacionalismo na música erudita brasileira. É autor de óperas, música orquestral, música de câmara, música instrumental, música vocal e música sacra. Em 2020, completou-se 100 anos de sua morte. 

São seis apresentações de grupos formados por instrumentistas e cantores que atuam na cena musical cearense, que vão reinterpretar a obra de Nepomuceno e de outros autores, unindo gêneros musicais e proporcionando a diversidade em arranjos únicos pensados para a ocasião. Com a curadoria do maestro e compositor Alfredo Barros, as apresentações nas igrejas vão acontecer nos dias 17 e 18 em três horários: às 10h na Igreja Matriz e às 16h e 17h na Igreja da Gruta.

O Hermano Faltz e Pedro Façanha, em dois recitais diferenciados, interpretam obras originais de Nepomuceno adaptadas para guitarra e contrabaixo e completam o repertório com obras tradicionais do jazz com arranjos próprios, como “Ask Me Now” (Thelonious Monk), “Milestone Old” (Miles Davis) e “Turn Out the Stars” (Bill Evans). No segundo dia têm a participação especial de William Madeiro (rabeca) e Mário Nogueira (flauta e sax). 

Pedro Madeira e Tiago Nogueira, também em duas apresentações distintas, interpretam obras de Nepomuceno arranjadas para bandolim, acordeom e outros instrumentos, além de obras de compositores cearenses como Evaldo Nogueira, Tarcísio Sardinha, Carlinhos Patriolino e do próprio Pedro Madeira. No segundo dia recebem como convidado o percussionista Igor Ribeiro.

Os cantores líricos Giorgi Gelashvili (tenor) e Liana Fonteles (soprano), com o pianista Alvany Silva, completam a programação em dois recitais, respectivamente nos dias 17 e 18, apresentando canções originais para piano e voz de Alberto Nepomuceno e obras populares arranjadas para piano e voz lírica.  No dia 17, Giorgi Gelashvili e Alvany Silva interpretam entre outras peças “Trovas” e “Jangada” (Nepomuceno) e Besame Mucho” (Consuelo Velásquez) e “Smile” (Charlie Chaplin). No repertório de Liana Fonteles e Alvany Silva, no dia 18, “Coração triste”, “Anoitece” (Nepomuceno), “Luiza” (Tom Jobim), “Summertime” (George Gershwin), entre outras peças.

O acesso às igrejas para esta programação será para a população de Guaramiranga credenciada pela Secretaria de Cultura do município. Logo após as apresentações, cada recital estará disponível no canal do Festival no YouTube.

O 22º Festival Jazz & Blues é uma realização da Via de Comunicação e Cultura e da FUNARTE / Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, com o apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult/CE). Agradecimentos: Enel e Coca-Cola. Apoio: Prefeitura Municipal de Guaramiranga.

SERVIÇO

22º Festival Jazz & Blues – Ceará – Segunda Temporada: Programação “Homenagem a Alberto Nepomuceno” (Prêmio Funarte Festivais de Música 2020) – Dias 17 e 18 de setembro de 2021 nas igrejas de Guaramiranga. Informações: producaojazzeblues@gmail.com. Site:  www.jazzeblues.com.br

22º Festival Jazz & Blues 

Programação “Homenagem a Alberto Nepomuceno” 

(Prêmio Funarte Festivais de Música 2020)

DIA 17/09

10h – Igreja Matriz

“Homenagem a Alberto Nepomuceno” (Prêmio Funarte Festivais de Música 2020)

Hermano Faltz e Pedro Façanha  

16h – Igreja da Gruta

“Homenagem a Alberto Nepomuceno” (Prêmio Funarte Festivais de Música 2020)

Giorgi Gelashvili e Alvany Silva

17h – Igreja da Gruta

“Homenagem a Alberto Nepomuceno” (Prêmio Funarte Festivais de Música 2020)

Pedro Madeira e Tiago Nogueira (convidado Igor Ribeiro)

DIA 18/09

10h – Igreja Matriz

“Homenagem a Alberto Nepomuceno” (Prêmio Funarte Festivais de Música 2020)

Hermano Faltz e Pedro Façanha (convidados William Madeiro e Mário Nogueira)

16h – Igreja da Gruta

“Homenagem a Alberto Nepomuceno” (Prêmio Funarte Festivais de Música 2020)

Liana Fonteles e Alvany Silva

17h – Igreja da Gruta

“Homenagem a Alberto Nepomuceno” (Prêmio Funarte Festivais de Música 2020)

Pedro Madeira e Tiago Nogueira

Imagem padrão
NCTDS
Artigos: 474

Deixar uma resposta