Festival Online Festa do Sol exibe último episódio do programa Sistema Solar neste sábado (07/ago) na TVC

Resultado de ação da Lei Aldir Blanc no Ceará, o Festival é uma realização da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) e Associação Movimentos.

Depois de mais de dois meses viajando pelo rico universo das artes do Ceará, o Festival Online Festa do Sol encerra no próximo sábado, 07 de agosto, o circuito que contemplou 179 trabalhos artísticos das mais diversas linguagens. Na TVC, às 17h, será exibido o episódio Vênus, o último dos nove que compõem o programa Sistema Solar, com apresentações exclusivas gravadas na ONG Beatos, no Crato. Em cena, Coletivo Cantando Marias, com o show “Nasceu Marias”, João do Crato e Na Base da Chinela apresentando “Remoenda”, e o artista plástico Rafael Vilarouca com o trabalho “Sanctorion”. A TV Ceará pode ser assistida nos canais 5.1 digital, 5 Vivo, 17 NET, 17 Multiplay e 15 Brisanet.

O Festival Online Festa do Sol é resultado de ação da Lei Aldir Blanc no Ceará, numa realização da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) e Associação Movimentos, e coprodução de Betha Produções e WM Cultural. Parceria: Instituto Compartilha. Apoio: Lei Aldir Blanc, Ministério do Turismo, Secretaria Especial de Cultura, Governo Federal.

“Raios do Astro-Rei”, “Signos do Zodíaco” e “Sistema Solar”

A primeira categoria do Festa do Sol, intitulada Raios do Astro-Rei, foi realizada de 28 de maio a 06 de junho no canal do festival no YouTube, com 54 apresentações inéditas que ficaram no ar por 24 horas. Signos do Zodíaco foi o tema da segunda categoria, realizada de 11 de junho a 03 de julho com outros 54 artistas e grupos do Ceará. Cada um deles apresentou uma mostra com dois produtos artísticos, somando 108 apresentações únicas, também no canal do evento.

O programa Sistema Solar, que teve início no dia 24 de julho, é a terceira categoria do Festival. Os nove episódios, com exibições somente na TVC, foram gravados em importantes equipamentos culturais do Ceará, seguindo os protocolos recomendados nas datas pelas autoridades sanitárias do estado e municípios, com o acompanhamento do Instituto Compartilha, que atua na prevenção e cumprimento das normas. Conectando as regiões do estado, as cidades de Fortaleza, Paracuru, Sobral, Quixeramobim e Crato foram visitadas nesse giro com artistas de diferentes linguagens, onde o lugar de cada pouso foi simbolizado por um planeta. Participaram das gravações 17 atrações selecionadas e quatro convidadas.

Episódio Vênus

O Planeta Vênus, símbolo do amor e do apreço estético, é o regente do episódio que encerra o programa Sistema Solar, gravado na região do Cariri, que será exibido neste sábado às 17h na TVC.

O Coletivo Cantando Marias traz a música das mestras da tradição do Cariri cearense. Cantigas de domínio público e contação de histórias de vidas, entram em cena dentro de um espetáculo que homenageia Mestra Margarida, Mestra Marinês, Mestra Maria do Horto, Mestra Maria de Tiê e Mestra Edite do Coco da Batateira.

O músico João do Crato apresenta “Remoenda” com o grupo Na Base da Chinela. O show é uma louvação aos cantadores da música de raiz nordestina.

O artista plástico Rafael Vilarouca apresenta avideoinstalação Sanctoriun,  um mosaico composto por vídeos e fotografias expostas em diferentes suportes para pensar esteticamente o sentido das imagens dos santos e a nossa relação com elas, em especial na cidade de Juazeiro do Norte.

Ônibus Espacial Festa do Sol

O Ônibus Espacial Festa do Sol representou as ações de formação e negócios criativos do festival, levando a bordo artistas e profissionais de cultura do Ceará para atividades online visando a troca de conhecimentos, experiências e estimulando a divulgação e comercialização de produtos criativos. O Ônibus Espacial Festa do Sol apresentou a Vitrine de Artes no site do festival, a série de lives Eclipses Criativos no Instagram e as Paradas Criativas, com painéis ao vivo no Youtube do festival. Em breve será lançado o e-book Festa do Sol.

SERVIÇO

Festival Online Festa do Sol – Programa Sistema Solar – Episódio final, dia 07 de agosto, às 17h, na TVC (canais 5.1 digital, 5 Vivo, 17 NET, 17 Multiplay e 15 Brisanet). Site: www.festadosolce.com. Instagram: @festadosolce. Facebook: Festa do sol CE. Informações: festadosolce@gmail.com.

Imagem padrão
NCTDS
Artigos: 473

Deixar uma resposta