Festival Online Festa do Sol lança neste sábado (24) na TVC o programa Sistema Solar

Resultado de ação da Lei Aldir Blanc no Ceará, o Festival é uma realização da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) e Associação Movimentos.

Uma viagem por regiões diversas do Ceará, marcada pelo encontro de grupos e artistas que orbitam na mesma esfera das artes geradas no estado. Tudo isso acontece no programa Sistema Solar, que a TV Ceará  exibe entre 24 de julho e 7 de agosto, aos sábados e domingos. São nove episódios ambientados em importantes equipamentos culturais que são espaços de afeto da população. A TVC pode ser assistida nos canais 5.1 digital, 5 Vivo, 17 NET, 17 Multiplay e 15 Brisanet.

O programa Sistema Solar é parte do Festival Online Festa do Sol e apresenta as 17 atrações selecionadas para a terceira categoria desta edição. Todos os episódios foram gravados seguindo os protocolos recomendados nas datas pelas autoridades sanitárias do estado e municípios, com o acompanhamento do Instituto Compartilha, que atua na prevenção e cumprimento das normas. O Festival é resultado de ação da Lei Aldir Blanc no Ceará, numa realização da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) e Associação Movimentos, e coprodução de Betha Produções e WM Cultural. Parceria: Instituto Compartilha. Apoio: Lei Aldir Blanc, Ministério do Turismo, Secretaria Especial de Cultura, Governo Federal.

Conectando norte, sul, leste, oeste e o sertão central no Ceará, as cidades de Fortaleza, Paracuru, Sobral, Quixeramobim e Crato são visitadas nesse giro com artistas de diferentes linguagens, onde o lugar de cada pouso é simbolizado por um planeta, não necessariamente na ordem em que se encontram no Sistema Solar.

O programa Sistema Solar começa no sábado, dia 24, às 16h, com o episódio Mercúrio, nome do mensageiro dos deuses (Hermes, para os gregos), trazendo as boas novas dessa programação. Gravado na Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho, no bairro de Jacarecanga, em Fortaleza, o primeiro episódio promove o encontro da Marimbanda, que apresenta o show “Grandes Compositores do Ceará”, com o ator, artista circense e bailarino João Osmar, com o trabalho “Cuidado: Frágil!”, levando o espectador a uma imersão no fantástico mundo do circo contemporâneo, repleto de poesia, simbologia e habilidade.

O Planeta Terra simboliza o programa especial dividido em dois episódios, nos dias 24 e 25 às 17h, gravado na TVC, em homenagem a quatro importantes companhias teatrais do Ceará: Cia Livremente (Juazeiro do Norte), Trupe ‘Caba de Chegar (Fortaleza), Teatro Novo (Fortaleza) e Grupo Garajal (Maracanaú). É uma roda de entrevista, comandada por Ricardo Guilherme, com representantes dos quatro grupos.

No dia 25, antes da segunda parte da entrevista, será exibido o episódio Saturno, nome também de Cronos, deus do tempo, planeta escolhido para representar Paracuru, cidade que vem mantendo suas origens enquanto se moderniza e abre espaço para o novo.A Escola de Dança de Paracuru e a Colônia de Pescadores são os cenários das apresentações da bailarina Rafaela Lima, com “Frutacor”, e do Grupo de Coco da Volta Redonda.

No sábado, 31, os episódios das 16h e das 17h têm como tema, respectivamente, os planetas Urano e Marte. O primeiro foi gravado em Sobral, no Theatro São João, palco dos shows “Amarga”, de Moon Kenzo, e “Nascer negro novamente”, de Márcio Brandão & Simone Sousa. O segundo, gravado na Casa da Esquina, em Fortaleza, tem como atrações Manada Teatro, com o espetáculo “Aquelas”, e Daniel Peixoto, apresentando “Tropiqueer Show”.

Netuno e Júpiter são os planetas que regem os episódios do domingo, 1⁰ de agosto, às 16h e 17h. Gravado no Cuca Mondubim, em Fortaleza, o grupo K’Os Coletivo apresenta “D. Menina” e a Companhia Itinerante de Malabares entra em cena com “ORA BOLAS! – A saga mirabolante dos besouros rola-bosta”No programa Júpiter, o Memorial Antônio Conselheiro, em Quixeramobim, é cenário do show especial “Homenagem ao Forró de Raiz”, com performances da Cia Lamparim e do Duo da Cia Pés Viajantes, e shows da cantora Mylla Torres e de Luís Paulo do Acordeon, que são artistas convidados.

Encerrando o Programa Sistema Solar e o Festival Online Festa do Sol, no dia 7 de agosto, às 17h, o episódio gravado no Crato, na região do Cariri, é regido por Vênus, símbolo do amor, do apreço estético. O local escolhido foi a ONG Beatos, que recebeu o Coletivo Cantando Marias com o show “Nasceu Marias”, João do Crato e Na Base da Chinela em “Remoenda” e Rafael Vilarouca apresentando o show “Sanctorion”.

MAIS PROGRAMAÇÃO

Até  o dia 29 de julho, sempre às terças e quintas, às 19h30, acontecem os Eclipses Criativos, que são bate-papos ao vivo no Instagram @festadosolce com as atrações selecionadas para o Programa Sistema Solar. Na última semana de julho, como uma das atividades do Ônibus Espacial Festa do Sol, vão ser realizadas no canal do festival no YouTube as Paradas Criativas, que são painéis e rodas de conversas sobre temas relacionados a empreendedorismo cultural e economia criativa. Esta programação será anunciada em breve. E no final de julho será lançado o e-book Festa do Sol, um livro digital com um levantamento de todas as ações e programação do Festival Online Festa do Sol, como um panorama de toda a sua abrangência e representatividade. Será também um importante material de pesquisa para toda a cadeia produtiva da cultura, com um levantamento de investidores, festivais, mostras entre outros eventos culturais, com uma descrição sobre o formato e linguagens de cada um deles e contatos.

Programa SISTEMA SOLAR

Dia 24/jul (sábado) – 16h

Episódio Mercúrio: Marimbanda (show “Grandes Compositores do Ceará”) e João Osmar (“Cuidado: Frágil!”). Gravado em Fortaleza, na Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho.

Dia 24/jul (sábado) – 17h

Episódio 1 – Terra: Entrevista com Cia LivreMente, Trupe ‘Caba de Chegar, Grupo Garajal e Teatro Novo. Gravado em Fortaleza, na TVC

Dia 25/jul (domingo) – 16h

Episódio Saturno: Rafaela Lima (“Frutacor”) e Grupo de Coco da Volta Redonda (“Coco da Volta Redonda”). Gravado em Paracuru, na Escola de Dança de Paracuru e na Colônia de Pescadores.

Dia 25/jul (domingo) – 17h

Episódio 2 – Terra: Entrevista com Cia LivreMente, Trupe ‘Caba de Chegar, Grupo Garajal e Teatro Novo. Gravado em Fortaleza, na TVC.

Dia 31/jul (sábado) – 16h

Episódio Urano: Moon Kenzo (“Amarga”) e Márcio Brandão & Simone Sousa (“Nascer negro novamente”). Gravado em Sobral, no Theatro São João.

Dia 31/jul (sábado) – 17h

Episódio Marte: Manada Teatro (“Aquelas”)e Daniel Peixoto (“Tropiqueer Show”). Gravado em Fortaleza, na Casa da Esquina.

Dia 01/ago (domingo) – 16h

Episódio Netuno: K’Os Coletivo (“D. Menina”)e Companhia Itinerante de Malabares (“ORA BOLAS! – A saga mirabolante dos besouros rola-bosta”). Gravado em Fortaleza, no Cuca Mondubim.

Dia 01/ago (domingo) – 17h

Episódio Júpiter: Convidados: Cia Lamparim, Duo da Cia Pés Viajantes, cantora Mylla Torres Luís Paulo do Acordeon (“Homenagem ao Forró de Raiz”). Gravado em Quixeramobim, no Memorial Antônio Conselheiro.

Dia 07/ago (sábado) – 17h

Episódio Vênus: Coletivo Cantando Marias (“Nasceu Marias”), João do Crato e Na Base da Chinela (“Remoenda”) e Rafael Vilarouca (“Sanctorion”). Gravado no Crato, na ONG Beatos.

SERVIÇO

Festival Online Festa do Sol – Programa Sistema Solar – De 24 de julho a 07 de agosto na TVC (canais 5.1 digital, 5 Vivo, 17 NET, 17 Multiplay e 15 Brisanet). Site: www.festadosolce.com. Instagram: @festadosolce. Facebook: Festa do sol CE. Informações: festadosolce@gmail.com.

Imagem padrão
NCTDS
Artigos: 442

Deixar uma resposta