Formação em Artes Cênicas abre inscrições novas para cursos gratuitos em maio

Compartilhe nas redes

Os públicos de interesse são artistas, atores, diretores, bailarinos, músicos, cantores, circenses, dramaturgos, técnicos da cena, professores e estudantes das escolas de artes e cultura. Os cursos gratuitos iniciam no dia 20 de maio

Programa de Formação em Artes Cênicas, do Teatro da Boca Rica, abre inscrições gratuitas para cursos com certificação profissional, entre os dias 20 e 29 de maio. As aulas serão realizadas no formato híbrido, sendo dois cursos presenciais e dois cursos com aulas on-line. Os temas são Teatro de Boneco, Patrimônio Cultural, Viabilidade em Projetos Culturais e Trajes da Cena: figurino e adereço. As inscrições gratuitas são por meio do Sympla, com links disponíveis no perfil do Teatro da Boca Rica, no Instagram.

Experimento Cênico: Teatro de Boneco – Ópera Moacir Cena 7, com os especialistas Omar Rocha e Carlos César, será em Jaguaribe, começando no dia 20 e indo até 29 de maio. Já os cursos avançados com formato on-line são Economia criativa em artes cênicas, com Paulo Benevides, e Patrimônio Cultural e Artes Cênicas, com Vinicius Franco, ambos com primeiras aulas no dia 23. O Experimento Cênico Trajes da Cena: figurino e adereço, com Ricardo Bessa, será presencial, em Fortaleza, com data a ser confirmada.

“O objetivo é levar formação avançada para cidades onde não existem ainda pós-graduações em artes. É muito gratificante ampliar territorialmente a abrangência do projeto. Passamos por Fortaleza, Russas, Sobral, também em formato on-line para várias cidades das macrorregiões envolvidas, que inclui, agora, Jaguaribe”, ressalta Rejane Reinaldo, coordenadora do Programa de Formação em Artes Cênicas nas Macrorregiões do Ceará.

São, no total, 24 meses de execução da formação profissional, com 12 cursos avançados, 6 residências artísticas e 4 experimentos cênicos, com temas como treinamento da mente, corpo e voz do ator, dança, música, canto, dramaturgia, cena contemporânea, teatro de bonecos e cenário. A formação conta com 28 professores criadores do Brasil, de estados como Bahia, Ceará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Acre, e de países como Argentina, Chile/Venezuela, França, Itália, Portugal, e com 1.200 vagas abertas em todo o Ceará.

Quem é quem

A realização do Programa de Formação em Artes Cênicas é do Governo Federal, Funarte, do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura (Secult), e da Associação Educativa Cultural Teatro da Boca Rica.


Sobre os cursos

1. Experimento Cênico: Teatro de Boneco, com Omar Rocha e Carlos César
Local: Jaguaribe
Dias: 20 a 29 de maio de 2022
Horário: 13h às 17h e/ou 18h às 22h. 

Omar Rocha – Circo Tupiniquim. Ator, diretor, bonequeiro, reconhecido por décadas de trabalho na área, historiador e bacharel em Direito, é também especialista em Gestão de Produtos e Serviços Culturais pela UECE. É o criador dos bonecos do programa humorístico de sátira policial: “Nas Garras da Patrulha”. Estudou teatro no Colégio de Direção Teatral e tem especialização em arte dramática, na Academia Russa de Artes Teatrais (GITIS).

Carlos César – Ator, bonequeiro, cenógrafo, artista plástico e construtor de bonecos. Participou das gravações do programa Nas Garras da Patrulha da TV Diário, como ator manipulador dos bonecos. Construção de 10.000 bonecos de mamulengo, para Secretaria de Educação do Estado. Confeccionou o cenário de Os Ikis e os bonecos para Todo camburão tem um pouco de Navio Negreiro, Grupo De Nóis De Teatro, 2019, além da boneca gigante do espetáculo Ainda Vivas, do mesmo grupo.

2. Economia criativa em artes cênicas, com Paulo Benevides

Formato: on-line
Datas: 23 a 27 de maio de 2022.
Horário: 13h às 17h e/ou 18h às 22h. 

Paulo Benevides – Com Paulo Benevides, economista, professor e especialista em mercado cultural desde 2000. É diretor da Propono Consultoria Cultural, especializada em projetos da economia criativa.

3. Patrimônio Cultural e Artes Cênicas, com Vinicius Franco

Formato: on-line
Datas: 23 a 27 de maio de 2022
Horário: 13h às 17h e/ou 18h às 22h 

Vinicius Franco – Doutorando em Arqueologia no Museu Nacional (UFRJ). Membro Efetivo da Sociedade Brasileira de Arqueologia, SAB, e da Society of American Archaeology, SAA. Diretor do Teatro da Boca Rica em diversas gestões quando foi presidente e tesoureiro desde 1996. Gestor e Produtor Cultural, na década de 1990 foi aluno do grupo de Teatro Aprendizes de Dionísios, da Escola Técnica (atual IFCE). Entre os anos de 1999 e 2001 fez parte do Coral do Nucepec, núcleo vinculado ao curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC). De 1998 a 2000 estudou dança flamenca com Graça Martins. Produziu espetáculos de teatro no Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte e na Paraíba.

4. Trajes da Cena: figurino e adereço, com Ricardo Bessa

Formato: presencial, em Fortaleza
Em junho (a confirmar)

Ricardo Bessa – Designer de Figurinos, diretor e dramaturgo. Doutorando em Teatro (Universidade de São Paulo) pesquisando sobre trajes de quadrilhas. Dirigiu, entre outros, os espetáculos “Cheia de Garbo” (2014) e “O velório de mamãe” (2017). Assinou figurinos de diversas montagens teatrais como A mãe, A palavra progresso na boca de minha mãe soava terrivelmente falsa, Um corpo que trai. A história de Peixe Grande, A coragem de ser negro e do filme O sonho de Inacim. Fundou as companhias “Cia das Artes Cínicas” e Cia Ribalta de Teatro. Foi coordenador de teatro da Universidade de Fortaleza e professor em diversas instituições de ensino. Atualmente é professor do curso de Design de Moda da Universidade de Fortaleza e do Centro Universitário Ateneu.

Realização: Governo Federal, Funarte, Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e Associação Educativa Cultural Teatro da Boca Rica. Produção: Fundação Nacional de Artes, Funarte. Apoio institucional: Instituto de Estudos de Teatro da Universidade Sorbonne Nouvelle  (França), Laboratório Teatral Permanente Teatro Studio Attrice / Non (Itália), Centro de Teatro e Canto de Palermo (Itália), da Companhia Espaço, Corpo, Metáfora – Laboratório cênico itinerante, Teatro Acción (Argentina), Universidade Federal da Bahia – UFBA, Universidade Federal do Acre – UFAC, Prefeitura Municipal de Jaguaribe / Secretaria de Educação e Cultura; Prefeitura Municipal de Russas / Secretaria da Cultura, Turismo e Esporte de Russas, Prefeitura Municipal de Sobral / Secretaria da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer / Escola de Cultura, Comunicação, Ofícios e Artes – ECOA, Prefeitura Municipal de Fortaleza / Secretaria da Cultura / Teatro São José e Secretaria da Cultura do estado do Ceará / Teatro José de Alencar / Teatro Carlos Câmara/  Instituto Dragão do Mar / Porto Iracema das Artes.

SERVIÇO

Formação em Artes Cênicas, do Teatro da Boca Rica, aulas a partir do dia 20 de maio, link de inscrições disponíveis na bio do perfil @teatrodabocarica.

Compartilhe nas redes

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.