Giro das Artes apresenta produtos artísticos de dança, teatro e música voltados essencialmente para multiplataformas

Compartilhe nas redes

A segunda edição do Festival Giro das Artes segue com apresentações artísticas neste fim de semana, de 05 a 07 de novembro, no canal Quitanda Soluções Criativas no Youtube. Com início às 19h, serão exibidos espetáculos de teatro, dança e música de artistas do Ceará, que resultaram de intercâmbios com parceiros de outros países. 

Realizado de forma híbrida, o festival teve início com uma programação presencial em outubro no Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult CE), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Com acesso restrito, foram apresentados os espetáculos “Há uma festa sem começo que não termina com o fim” do grupo teatral Pavilhão da Magnólia; projeto de dança “Zabumba”, com direção de Andréia Pires; e espetáculo musical “Cearás do Amanhã”, dirigido por Claudio Mendes.

Agora, estes espetáculos estarão disponíveis para o público de forma virtual. Nesta sexta-feira, dia 05, a exibição será de “Há uma festa sem começo que não termina com o fim” do Pavilhão da Magnólia com interlocução de Ricardo Cabaça, dramaturgo português, direção e dramaturgia de Francis Wilker (DF/CE) e codireção e dramaturgismo de Thereza Rocha (RJ/CE). O espetáculo é indicado para maiores de 18 anos.

No sábado, dia 06, será exibido “Zabumba“, de Andreia Pires com Aline Monteiro, Sarah Escudeiro, Vinicius Cafer, Larissa Góes, Rafael Abreu, Pedro Madeira, Igor Ribeiro e Iury Batista, artistas que pesquisam a dança, a música e a formação da cultura brasileira nas suas especificidades de linguagem. Para este trabalho, tiveram a parceria da portuguesa Márcia Lança, licenciada em Antropologia pela FCSH-UNL (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa). 

A apresentação traça um desenho do corpo brincante, descobrindo como pode ser o gesto e o comportamento a partir do encontro com outras tradições, assimilando formas e afetos por meio da dança e que não seja uma visão fechada ou clichê daquilo que se diz sobre traços da cultura popular, mas um atravessamento de culturas.

Cearás do Amanhã” encerra esta edição do Giro das Artes com exibição no domingo, dia 07. O espetáculo musical, concebido e dirigido pelo produtor Claudio Mendes, une vários nomes da nova cena musical cearense para trocar com promissores alunos de várias instituições de ensino de música que fazem parte da Plataforma Sinfonia do Amanhã. O show tem a participação especial do cubano Gabriel Padron (violino e voz), parceiro na construção deste trabalho. 

O Giro das Artes é apresentado pela Enel Distribuição Ceará e conta com a realização da Quitanda Soluções Criativas e do Instituto BR, com produção executiva da Marco Zero. O projeto tem apoio institucional do Cineteatro São Luiz, do Instituto Dragão do Mar e do Governo do Estado do Ceará através da Secretaria Estadual de Cultura pela Lei nº 13.811 de 16 de agosto de 2006.

SERVIÇO

Giro das Artes – De 05 a 07 de novembro no canal Quitanda Soluções Criativas no YouTube. GRATUITO. Informações: (85)3235.4063.

Compartilhe nas redes

Deixar uma resposta