IV Festival Noites Brasileiras reúne realizadores culturais para discutir o futuro dos festivais

Compartilhe nas redes

O painel acontece no dia 25 de junho, às 9h30, no Teatro Dragão do Mar. Acesso gratuito.

Com uma programação festiva de shows, teatro, gastronomia e feira de economia criativa, o IV Noites Brasileiras – Festival Multicultural do Brasil, que acontece nos dias 24 e 25 de junho (sexta e sábado) no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, reunirá, na manhã do sábado, representantes de festivais de vários estados para um painel com o tema “Futuro dos Festivais: Relação do Artista com os Territórios”. Será às 9h30 no Teatro Dragão do Mar, com acesso gratuito.

Com a participação de projetos de regiões com raízes e manifestações culturais próprias, o painel levanta questões ligadas aos caminhos que trilham os festivais, lidando, ao mesmo tempo, com as artes globalizadas e a valorização de suas próprias manifestações culturais.

PARTICIPANTES DO PAINEL

Têm presença confirmada no painel representantes de festivais que acontecem em estados das regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. São eles: Luciana Simões (Festival BR 135, do MA), Ana Morena Tavares (DoSol Festival, do RN), Guilherme Tavares (Favelas Sounds Festival, do DF), Sara Loiola (Festival Yalodê, do DF), Simone Marçal (Formemus e Marien Calixte Jazz Festival, ambos do ES), Daniel Morelo (Formemus, Marien Calixte Jazz Festival e Sorvetinho FM, do ES), Ivanna Tollotti (TUM Sound, de SC), Mirella de Luca (empresária do ramo cultural em SP) e, como mediador, William Mendonça (festivais Noites Brasileiras, Ecléticos e Festa do Sol, do CE). A Associação Brasileira de Festivais Independentes (ABRAFIN) estará representada por sua presidente Ana Morena Tavares (RN) e a vice-presidente, Sara Loiola (DF). 

IV NOITES BRASILEIRAS

A cultura popular tradicional e os mais novos experimentos estéticos contemporâneos do Ceará e do Maranhão se encontram nos dias 24 e 25 de junho no IV Noites Brasileiras – Festival Multicultural do Brasil, na Praça Verde e no Teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Shows, performances e feira de economia criativa marcam esta edição, que será um passeio poético sobre diversas manifestações. Toda a programação é gratuita. 

O IV Noites Brasileiras é uma realização da WM Cultural, com o apoio institucional do Instituto Dragão do Mar, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult-CE), com financiamento via Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Agradecimento: Coca-Cola sem Açúcar. Coprodução: Associação Cênica, Parceria: Provídeo | Lugar ArteVistas. 

No dia 24, a primeira atração é “Zabumba”, espetáculo musical de Andréia Pires (CE), no Teatro Dragão do Mar, logo após a solenidade de abertura, que começa às 18h. A programação segue na Praça Verde às 19h com as seguintes atrações: DJ Luh del Fuego (MA), Maria Antônia (CE), Bruna Ene (CE), Nayra Costa (CE), Tambor das Marias da Casa de Mestre Felipe (CE + MA) e Zeca Baleiro (MA). 

No dia 25, apresentam-se no Noites Brasileiras a partir das 17h na Praça Verde: Banda DONALEDA (CE), com participação do cantor Andread Jó, quadrilha Junina Passagem, grupo tradicional do distrito de Passagem, em São Gonçalo do Amarante (CE), DJ Priscilla Delgado (CE), Fabíola Líper (CE) em um Tributo ao Mestre Antônio Vieira (MA), atriz Áurea Maranhão (MA) com a performance MANIFESTO RASTRO, Mateus Fazeno Rock (CE) e bloco Unidos da Cachorra (CE) com participação especial das cantoras cearenses Luiza Nobel e Sâmya Kássia.

No IV Noites Brasileiras, a Praça Verde será transformada em um espaço não só de encontros musicais entre os estados do Ceará e do Maranhão e o público, mas também de gastronomia e produtos artesanais na Feira de Economia Criativa. 

SERVIÇO

IV Noites Brasileiras – Festival Multicultural do Brasil – Dias 24 e 25 de junho de 2022 no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Shows na Praça Verde: Dia 24 (sexta) a partir das 19h e no dia 25 (sábado) a partir das 17h, com entrada permitida até às 20h. Painel sobre “Futuro dos Festivais”, no sábado, às 9h30, no Teatro Dragão do Mar. Endereço: Rua Dragão do Mar 81, Praia de Iracema. Instagram: @festivalnoitesbrasileiras / Facebook: noitesbrasileirasmulticultural / Capacidade: 3.000 pessoas. Os ingressos são gratuitos e serão disponibilizados na bilheteria do Teatro (para o evento de abertura no dia 24 com espetáculo Zabumba) e na bilheteria do Planetário do Dragão do Mar (para a Praça Verde). Para a programação do dia 24, retirada a partir do dia 23, a partir das 14h; para shows do dia 25, retirada a partir da véspera, no mesmo horário. Bilheteria do Dragão do Mar: (85)3488-8617.

Compartilhe nas redes

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.