“José de Alencar, 192 anos: novos olhares”. Webinário discute obra do autor dias 27 e 28 de maio

Foto: Retirada da Internet

A atividade é uma realização da BECE em parceria com o TJA

No mês dos 192 anos de José de Alencar, a Biblioteca Pública Estadual do Ceará, em parceria com o Theatro José de Alencar (TJA), realiza o webinário “José de Alencar, 192 anos: novos olhares” nos dias 27 e 28 de maio. Com mesas intituladas “Literatura e  Ciência” e “Literatura e Política”, o webinário é voltado a professores, estudantes, pesquisadores especializados nos estudos literários, da cultura, do patrimônio, da biografia e da memória e ao público em geral interessado no tema.

Como o escritor tem sido recepcionado na atualidade? Que olhares elaboramos em torno da sua obra? São algumas das perguntas que norteiam o webinário que objetiva debater o modo do escritor de fazer literatura e como estabeleceu, através de sua narrativa romanesca, a invenção de um Brasil do século XIX na cultura letrada. 

É inegável a relevância de José de Alencar na cultura brasileira. Fundamental, portanto, revistar sempre o universo literário de Alencar sob a perspectiva histórica, política, estética, simbólica e trazer à luz do debate novos olhares sobre a vida e a obra do autor na atualidade“, destaca Suzete Nunes, gestora executiva da BECE.

A mesa “José de Alencar: Literatura e Ciência” abre o webinário no dia 27/5, às 10h, e contará com a participação de Marcelo Peloggio (Professor e Pesquisador) e Eleuda de Carvalho (Professora e Pesquisadora). O encontro tratará de decifrar os aspectos da escrita alencarina quando da sua relação com o projeto de civilização do período, tendo no português o elemento central e aglutinador.

Com a participação de Sarah Diva (Professora e Pesquisadora) e Tiago Coutinho (Professor e Pesquisador), a mesa “José de Alencar: Literatura e Política” encerra o webinário no dia 28/5, às 10h. Os palestrantes abordarão os pormenores da escrita literária do autor e suas vinculações e embates na política do Império. Uma oportunidade de reflexão acerca dos sentidos e leituras possíveis sobre o autor de Iracema na contemporaneidade.

Contar com a parceria da BECE para a promoção da leitura, literatura e produção de conhecimento é uma saída para qualificar o TJA num campo de extrema necessidade nesses tempos em que se adensa uma ação em rede dos equipamentos culturais e também se alinha às diretrizes dos equipamentos à política cultural do Governo, destaca Pedro Domingues, diretor do Theatro José de Alencar.

O webinário acontece no Youtube da BECE e as mesas serão mediadas por Rodrigo Ribeiro, Doutor em História Social pela UFC e Coordenador de Pesquisa, Acervo e Conhecimento da BECE, que destaca: “José de Alencar alinhavou a sua narrativa literária ao ideal de nação e de Brasil ansiado pelo Império no século XIX. Um ideal, ressalte-se, lusófilo. Soube, mediante os pormenores da linguagem, expor o seu conhecimento acerca da botânica e da geografia: áreas do conhecimento recorrentes à invenção e à representação de um passado glorioso aos brasileiros. É um autor fundamental. Contudo, deve ser historicizado e interpretado a partir de um presente que reclama reivindicações e [re]feituras da memória.”  

30 ANOS CPBT – MINUTOS DE ZÉ 

Como parte das comemorações dos 30 anos do Curso Princípios Básicos de Teatro – CPBT , a direção do Theatro José de Alencar, monitores e professores do CPBT propuseram o “MINUTOS DE ZÉ”. O projeto faz referência ao escritor e aos Josés e Marias pertencentes a outras narrativas possíveis a partir dos contos de Alencar.  O que de humano há nessas obras que depois de um século ainda nos pertencem?

Os vídeos de interpretação dramática, “MINUTOS DE ZÉ”, serão exibidos antes das duas mesas temáticas do webinário. Os vídeos objetivam refletir sobre o modo José de Alencar de fazer literatura, assim como analisar os efeitos de suas assertivas no nosso senso comum sobre o Brasil e os brasileiros.  

SERVIÇO:

Webinário “José de Alencar, 192 anos: novos olhares”

Dias 27 e 28 de maio, às 10h

Mesas: “Literatura e Ciência” (27) e “Literatura e Política” (28)

CPBT 30 Anos: “Minutos de Zé” (27 e 28)

Youtube da BECE 

Deixar uma resposta