Laboratório de Teatro da Porto Iracema das Artes realiza vivência “Macumbarias Cênicas”

Compartilhe nas redes

Atividade ocorre no sábado, dia 21 de maio, na Casa das Negas, às 16h

A Escola Porto Iracema das Artes — instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), no âmbito do Laboratório de Teatro, realiza atividade junto de integrantes do coletivo Yabás e da Coletiva Negrada no sábado, 21 de maio, às 16h, na Casa das Negas, na Barra do Ceará. As inscrições vão até 18 de maio e podem ser feitas por meio de formulário online disponível neste link https://bit.ly/3kTK6Hs e no site da Escola
Intitulado como “Macumbarias Cênicas”, a iniciativa é organizada pela Coletiva Negrada, uma plataforma de múltiplas linguagens artísticas, que investiga, por meio do corpo-documento preto y nativo, o seu território-memorial-inacabado, e por integrantes do Coletivo Yabás, que trabalha com raízes populares e provoca o público a pensar o lugar da mulher, da pessoa negra e LGBT+ nos espaços artísticos.
O Coletivo Yabás encenou o espetáculo “Encantarias de um Boi Juremeiro” na Escola Porto Iracema das Artes em 2021. Ambos os grupos, Coletiva Negrada e Coletivo Yabás, participaram do Laboratório de Teatro da Escola na edição 2020/2021.
Com inscrições até o dia 18 de maio, a Vivência “Macumbarias Cênicas” oferta 15 vagas para artistas e demais pessoas interessadas a partir dos 16 anos. A proposta é promover uma “exuzilhada entre as práticas e procedimentos encantados da Coletiva NEGRADA e do Coletivo Yabás”, afirmam as pessoas organizadoras do evento.

SOBRE A ESCOLA

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há oito anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SERVIÇO

O quê: Laboratório de Teatro participa da Vivência “Macumbarias Cênicas” com a Coletiva Negrada e integrantes do Coletivo YabásQuando: sábado, 21 de maio, às 16hOnde: Casa das Negas – (R. Astrogildo Fontoura, 721 – Barra do Ceará)Gratuito e aberto ao público

Compartilhe nas redes

Deixar uma resposta