Laboratórios Culturais realizam oficinas gratuitas de Marketing Cultural, Prestação de Contas e Captação de Recursos

Compartilhe nas redes

As oficinas acontecem como formação complementar do Laboratório de Produção – Curso Técnico em Produção de Eventos Culturais, apresentado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, Souza Cruz e Quitanda Soluções Criativas

Capacitar os profissionais do setor de produção cultural, possibilitando a aquisição de mais expertise em todo o processo do trabalho nessa área. Este é o pilar dos Laboratórios Culturais, que entre 25 de abril e 10 de maio realiza três oficinas gratuitas sobre Marketing Cultural, Prestação de Contas e Captação de Recursos, com 8h/aula cada. As atividades vão acontecer de forma presencial, no Theatro José de Alencar. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do link https://linktr.ee/laboratoriosculturais. As vagas são limitadas.

Abertas ao público em geral, as três oficinas acontecem como formação complementar do Laboratório de Produção Cultural – Curso Técnico em Produção de Eventos Culturais, iniciado em maio de 2021, com duração de dois semestres letivos. São três atividades atreladas à prática profissional cotidiana dos produtores. 

A oficina de Marketing Cultural acontecerá nos dias 25 e 26 de abril, das 14h às 18h. Será ministrada por Tibério Moreira, graduado em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda, pós-graduado em Assessoria de Comunicação e em Gestão Estratégica de Marcas. É pós-graduando em Inteligência de Mercado pela Unifor. Tem experiência no mercado de Comunicação, Marketing e Comercial, inclusive internacional. É gestor de Marketing e Comercial da Faculdade Rodolfo Teófilo e atua como professor do curso de Gestão Hospitalar. 

Nos dias 2 e 3 de maio será realizada a oficina de Prestação de Contas, das 14h às 18h. Será ministrada por Roberta Sousa. Contadora, foi membro da Comissão de Tomada de Contas Especial da SECULT nos anos de 2008 a 2012, tendo como função analisar a defesa dos convenentes nos casos de contas reprovadas pelo setor financeiro e após estudos proceder a aprovação ou reprovação final das contas, ensejando devolução de recursos; Analista de Prestação de Contas com repasses de recursos por meio do Mecenato Estadual, Convênios, Termos de Cooperação Financeira e Congêneres firmados entre a SECULT e terceiros; Analista de Planos de Trabalho procedendo o exame dos projetos e suas ações, bem como seu orçamento físico-financeiro. Atualmente é Gerente de controle interno exercendo auditoria nos processos de pagamentos realizados pelo Instituto Dragão do Mar, inerente a todos os equipamentos por ele geridos.

A oficina de Captação de Recursos será ministrada por Paulo Benevides nos dias 9 e 10 de maio, das 14h às 18h. Paulo Benevides é graduado em Ciências Econômicas pela UFC, especializado em Consultoria e Gerenciamento de Projetos. Iniciou na cultura em 2001 com a FÁBRICA7 Consultoria Cultural, foi consultor do Selo de Responsabilidade Cultural do Ceará, conselheiro dos Conselhos de Cultura de Fortaleza e do Ceará, viabilizou projetos como o NOIA – Festival do Audiovisual Universitário, prestou consultoria da Lei Aldir Blanc em prefeituras. É diretor da PROPONO, empresa especializada em economia criativa.

PROTOCOLO DE ACESSO

Para entrar no Theatro José de Alencar será exigida a apresentação do passaporte vacinal com as três doses ou dose de reforço (até 6 meses da aplicação da vacina de dose única) para pessoas com idade igual ou superior a 18 anos, acompanhado de documento oficial com foto. 

LABORATÓRIOS CULTURAIS

O Laboratório de Produção Cultural é um dos cursos técnicos realizados pelos Laboratórios Culturais, que desenvolvem também o Laboratório de Gestão Cultural e o Laboratório Criativo. São espaço de organização e qualificação onde se propõe a atender uma demanda crescente de profissionais voltados para o desenvolvimento de projetos e programas culturais existentes no Estado. A iniciativa também promove a qualificação de redes que articulam as iniciativas culturais, ampliando as condições para a produção e fruição de bens culturais, com base em princípios inclusivos, respeitando a diversidade e pluralidade da cultura.

Esta é a terceira edição do Laboratório de Produção Cultural, que é o programa pioneiro na formação de produtores culturais no Estado do Ceará. Desde 2013, quando teve início a primeira turma, mais de 4 mil pessoas foram beneficiadas. O curso tem aulas práticas e técnicas, com debates atuais e relevantes sobre temáticas como políticas culturais, gestão de espaços, criação e logística.

Apresentado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, Souza Cruz e Quitanda Soluções Criativas, o Laboratório de Produção – Curso Técnico em Produção de Eventos Culturais é realizado pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico – CENTEC, pelos Laboratórios Culturais e o Instituto BR, com produção da Marco Zero e produção executiva da Cinco Elementos Produções.

SERVIÇO

Oficinas do Laboratório de Produção – Formação complementar do Curso Técnico em Produção de Eventos Culturais – Inscrições gratuitas através do link https://linktr.ee/laboratoriosculturais. Redes Sociais: Facebook: laboratoriosculturais | Instagram: @laboratoriosculturais | Informações e tira-dúvidas: producao@laboratoriosculturais.com ou através do contato de WhatsApp: (85) 99789-2117.

Imagem: Reprodução

Compartilhe nas redes

Deixar uma resposta