Marimbanda realiza turnê virtual do álbum “Caminhar” na região metropolitana de Fortaleza

Dez canções fazem parte do repertório jazzístico do quarteto instrumental que também passeia por ritmos brasileiros como baião, frevo, choro, samba e bossa nova. A turnê também prevê quatro masterclasses para alunos dos Cucas.

Três shows fazem parte da turnê “Caminhar na grande Fortaleza” do grupo instrumental cearense “Marimbanda” que apresentará seu mais novo álbum, o “Caminhar” (2020), nas cidades de Paracuru, Pacatuba e Aquiraz. Gravado na Casa de Vovó Dedé, o espetáculo também conta com a participação especial da cantora, compositora e professora de canto da Casa, Beatriz Bandeira. A apresentação será disponibilizada para cada município através da plataforma Google Meet, local em que também haverá um bate-papo com os músicos da banda — Luizinho Duarte, Heriberto Porto, Thiago Almeida e Pedro Façanha — sobre o álbum e o repertório apresentado. Os eventos ocorrem nos seguintes dias e horários: dia 14/10, às 19h, em Paracuru; dia 21, às 18h, em Pacatuba; e dia 28, às 18h, em Aquiraz. Para garantir o acesso, que é limitado, os interessados devem preencher formulário online antecipadamente. Este projeto foi contemplado no VIII Edital das Artes de Fortaleza (lei nº 10.432/2015) da Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza.

“É com grande alegria que divulgamos para a população cearense, em especial para estudantes e músicos das cidades de Paracuru, Pacatuba e Aquiraz, esse nosso terceiro álbum, tão importante para o grupo. Esse disco deixa registrado a atuação do Thiago Almeida como pianista da Marimbanda desde 2008. Neste show mostramos novas e instigantes composições, parcerias do Thiago com o Luizinho Duarte, algumas compostas durante o período de isolamento do grupo.”, afirma Heriberto Porto. 

“Caminhar na grande Fortaleza” é convite para um passeio por ritmos brasileiros, como baião, frevo, choro, samba e bossa nova, sonoridades da identidade da música brasileira. Os guias dessa viagem musical trazem seu jazz autoral e uma leitura poética de seu percurso musical. No repertório, canções do CD Caminhar: “Duarteana”, “Que conversa é essa”, “Fonte do Adeus”, “Eu quero é baiãozar” e “Eu Te Falei”. Além de outras composições, das marcantes na história do grupo às mais recentes: “Brincando na chuva”, “Lindo Sol”, “Fortaleza-Natal”, “Frevo da Luz” e “Abracadabra 2”.

Caminhar

O álbum “Caminhar” foi lançado no início de 2020 em show no Theatro José de Alencar, em Fortaleza — após hiato de 14 anos da Marimbanda sem lançamentos de discos. Com 14 faixas, o álbum traz 13 composições do mestre da bateria Luizinho Duarte e uma do pianista Thiago Almeida — “Duarteana”, em que homenageia o colega e principal compositor do grupo. O disco (disponível em todas as plataformas de streaming) contou com patrocínio da Prefeitura de Fortaleza e participação especial dos músicos: Carlos Malta, Ricardo Herz e Alisson Pereira. 

Após a pausa e reformulações nos projetos devido a pandemia de Covid-19, o grupo lançou em janeiro de 2021 o “Caminhar em Casa”, no qual iniciava sua circulação virtual.

Atividades formativas

A turnê também prevê quatro masterclasses (de 90 minutos cada) para alunos do projeto “Companhia de Música” da Rede Cuca (Cuca Barra). Cada integrante do grupo ministrará uma oficina, tendo como base a expertise do seu instrumento e a temática principal: a música do principal compositor da Marimbanda, o Mestre Luizinho Duarte. No dia 13/10, das 14 às 17h, Pedro Façanha (baixista) e Thiago Almeida (pianista) conduzem “Panorama harmônico/melódico com a perspectiva de treinamento em prática comum para improvisos e arranjos” e “Como estudar um tema do Luizinho Duarte” (evento presencial). Já no dia 14/10, também das 14h às 17h, Heriberto Porto (flauta) e Luizinho Duarte (bateria) ministram “Estudos de técnicas e recursos expressivos da flauta e dos sopros voltados para a execução da Música Popular Brasileira” e “50 anos de música” (evento virtual). As vagas são limitadas (60 alunos por masterclass). 

O “Companhia de Música” da Rede Cuca é um grupo de pesquisa, laboratório e produção que visa desenvolver um espetáculo ao término da formação.

A Marimbanda

Marimbanda é o mais aclamado grupo de música instrumental em atividade no Ceará. Em 20 anos de atuação conquistou repercussão nacional (4° Prêmio Visa – MPB Instrumental – SP; Circuito SESC Instrumental Paulista; Sala FUNARTE Sidney Miller – RJ; Circuito Cultural Banco do Brasil; Espaço Cultural do BNDES; entre outros) e realizou elogiadas turnês pelo exterior (França e Bélgica). Atuou em importantes festivais como o Festival Choro e Jazz, o Festival Jazz e Blues em Guaramiranga (CE) e a Plataforma de Circulação de Música e Artes Cênicas do Ceará da Petrobras. O grupo gravou seu primeiro CD “Marimbanda” em 2001, o segundo “Tente Descobrir” em 2005 e o terceiro “Caminhar” em 2020.

Em 2017, realizou uma turnê com oficinas e shows, patrocinada pelo Banco do Nordeste no Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba. Criou o Show “Universo Brasil” com Carlos Malta, que estreou em dezembro de 2018 no Espaço Cultural do BNDES (Rio de Janeiro); e o projeto “Epifania Kariri”, com a Marimbanda, Carlos Malta e os Irmãos Aniceto. O DVD do espetáculo “Epifania Kariri” foi lançado em agosto de 2019 no Auditório Ibirapuera (São Paulo). Em outubro de 2019 montaram e lançaram o projeto “A Dança do Marimbondo” junto com os Irmãos Aniceto na Caixa Cultural de Fortaleza.

Serviço

Marimbanda realiza turnê virtual do álbum “Caminhar” na região metropolitana de Fortaleza

Paracuru

Dia 14/10 às 19h

Inscrições: https://bit.ly/MarimbandaEmParacuru 

Pacatuba

Dia 21/10 às 18h

Inscrições: https://bit.ly/MarimbandaEmPacatuba

Aquiraz

Dia 28/10 às 18h

Inscrições: https://bit.ly/MarimbandaEmAquiraz

Masterclass

Ministradas pelos instrumentistas da Marimbanda

Limitação de 60 alunos por masterclass

Duração de 90 minutos (cada)

Dia 13/10, das 14 às 17h

Evento presencial – Cuca Barra

Masterclass “Como estudar um tema do Luizinho Duarte” com Thiago Almeida (pianista).

Masterclass “Panorama harmônico/melódico com a perspectiva de treinamento em prática comum para improvisos e arranjos sobre as músicas da Marimbanda” com Pedro Façanha (baixista).

Dia 14/10, das 14h às 17h

Evento virtual

Masterclass “Estudos de técnicas e recursos expressivos da flauta e dos sopros voltados para a execução da Música Popular Brasileira, com ênfase no repertório da Marimbanda, composto pelo mestre Luizinho Duarte” com Heriberto Porto (flautista).

Masterclass 50 anos de música com Luizinho Duarte.

Imagem padrão
NCTDS
Artigos: 474

Deixar uma resposta