Neste sábado (04): Espetáculos em Canoa Quebrada abrem 8º Festival Internacional de Circo do Ceará

Compartilhe nas redes

O festival acontece até o dia 19 de junho passando por Canoa Quebrada (Aracati), Croatá (distrito de São Gonçalo do Amarante), Paracuru, Itapipoca e Fortaleza

Mais de 40 grupos e artistas do Brasil, da Espanha e da Argentina trazem a arte do picadeiro ao 8º Festival Internacional de Circo do Ceará. São mais de 70 apresentações de 47 trabalhos diferentes, para públicos de todas as idades, em praças e outros espaços abertos de Canoa Quebrada (Aracati), Croatá (distrito de São Gonçalo do Amarante), Paracuru, Itapipoca e Fortaleza. O festival acontece de 04 a 19 de junho, com toda a programação gratuita. 

A programação artística do festival começa por Canoa Quebrada, no município de Aracati, nos dias 4 e 5 de junho (sábado e domingo), a partir das 19h no Circo Escola Canoa Criança. Entre as apresentações, “Yoyo”, com Sebastian Godoy, da Argentina, “O retirante”, com Jonatham Marinho, de Pernambuco, “O negócio do Bicho das Coisa”, com o grupo Desequilibradoz, de Maracanaú, e “Palhaço Churuminga vem mostrar que ser diferente é normal”, com Rianny Circo, de Russas.

Na próxima semana, o festival segue para o distrito de Croatá, em São Gonçalo do Amarante, com espetáculos na quarta e quinta-feira, dias 8 e 9, às 18h, na Praça Nossa Senhora do Carmo. Entre as apresentações no local, “O Melhor show do mundo…na minha opinião”, com Tiago Marques (Palhaço Ritalino), do Paraná, Eduardo Show da Vida, de Fortaleza, “Aqueles que suportam” com Beatriz Barros, de Fortaleza, e “Anton Y Polina” e “Axis36”, com La Fem Fatal, da Espanha.

Na sequência, o 8º Festival Internacional de Circo do Ceará arma o picadeiro em Paracuru, com programação de 10 a 12 (sexta a domingo), Itapipoca de 14 a 16 (terça a quinta) e encerrando em Fortaleza nos dias 18 e 19 de junho. Além dessas cidades, o Festival terá programação também em Santana do Acaraú no dia 10, Jucás no dia 17 e Quixadá no dia 19, com matinês gratuitas em circos tradicionais em circulação. E no dia 20 de junho estará em Maracanaú, na Praça Waldemar de Alcântara, para uma noite de apresentações também gratuitas em parceria com o projeto Palco Aberto, realizado pelo Grupo Garajal. 

FORMAÇÃO

Além de espetáculos, o 8º Festival Internacional de Circo do Ceará desenvolve anualmente o eixo de formação Luz no Picadeiro. Por meio das atividades formativas, artistas de várias cidades do estado exploram novas possibilidades e se aperfeiçoam nas diversas técnicas e áreas de conhecimento que se relacionam com a tradição do picadeiro. As oficinas são gratuitas e acontecem de forma presencial em Paracuru, Fortaleza, São Gonçalo do Amarante, Itapipoca e Canoa Quebrada (Aracati). Algumas permanecem com inscrições abertas. Todos os detalhes podem ser conferidos no site do festival: www.festivaldecircoceara.com.

Apresentado pelo Ministério do Turismo e Atacadão, o 8o Festival Internacional de Circo do Ceará é financiado via Lei de Incentivo à Cultura. Tem patrocínio do Grupo Dass, da Lunelli, apoio institucional das Prefeituras Municipais de São Gonçalo do Amarante, de Paracuru e de Itapipoca, e do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura. Apoio da Jaguatêxtil, da Multicor e da Parlare e parceria da BG Soluções Sociais. Agradecimentos: Enel. Realização: Iluminura Produtora Cultural, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.

Há quatro edições o Festival Internacional de Circo do Ceará é apresentado pelo Atacadão, maior atacadista brasileiro em número de lojas, presente em mais de 170 cidades espalhadas por todos os estados do Brasil. Com uma história de 59 anos e cerca de 62 mil colaboradores, a empresa tem cerca de 250 unidades de autosserviço e mais de 33 atacados de entrega, que garantem o abastecimento de comerciantes, transformadores e consumidores finais. Também atua no e-commerce, integrando o canal de vendas online do próprio Atacadão com uma robusta operação de marketplace, com mais de 300 sellers parceiros de atacado.

SERVIÇO

8º Festival Internacional de Circo do Ceará – De 04 a 19 de junho: Em Canoa Quebrada (Dias 04 e 05/06), em Croatá distrito de São Gonçalo do Amarante (Dias 08 e 09/06), em Paracuru (De 10 a 12/06), em Itapipoca (De 14 a 16/06) e em Fortaleza (Dias 18 e 19/06). Informações através do site (https://www.festivaldecircoceara.com/) e redes sociais do evento: Instagram (@festivalcircoceara) e Facebook (@festivaldecircodoceara). Contatos: (88) 98151-7300. E-mail:  festivaldecircoceara@gmail.com.

Compartilhe nas redes

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.