Planetário Rubens de Azevedo segue com formações do Curso Popular de Astronomia nesta semana

O Canal do Planetário estreará aula sobre “As Leis de Kepler e o Heliocentrismo” na quarta (14) e sobre “Ano – Luz e Distâncias Astronômicas” na quinta (15).

        Seguindo com suas ações que, além de divertir, promovem o conhecimento, o Planetário Rubens de Azevedo, equipamento do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura ligado à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e gerido pelo Instituto Dragão do Mar, lança novas aulas do Curso Popular de Astronomia nesta semana, a partir das 19h30, no Youtube do Planetário (youtube.com/planetariorubensdeazevedo)

Na quarta-feira (14), o público poderá saber mais sobre “As Leis de Kepler e o Heliocentrismo”.  O Planetário apresentará aos espectadores um dos mais importantes momentos da Ciência Moderna, com a descoberta do Heliocentrismo de Nicolau Copérnico, depois confirmada por outros grandes cientistas: Tycho Brahe, Galileu Galilei e Johannes Kepler – astrônomo, físico e matemático alemão imortalizado pela elaboração das famosas 3 Leis de Kepler, que descrevem os  movimentos dos corpos celestes. Interessados poderão conhecer como Kepler rompeu com mais de 15 séculos de paradigmas.
Na quinta-feira (15), o tema da formação será “Ano – Luz e Distâncias Astronômicas”. Será a vez de aprender o que é paralaxe. O Planetário mostrará o quanto nossa visão nos engana com relação às distâncias. A atividade vai demonstrar que nem sempre as estrelas mais brilhantes são as maiores e as mais próximas de nós. Os internautas também descobrirão qual o real tamanho da Terra no Universo, aprender sobre o Ano-Luz e que uma viagem até a estrela mais próxima do Sol levaria mais de quatro anos viajando na enorme velocidade da luz, que é de 300 mil quilômetros em apenas um segundo, e ainda descobrir que tudo que vemos no Universo vem do passado.

Apaixonados por Astronomia e ciências afins podem acessar o canal do Planetário Rubens de Azevedo para conferir esses e outros conteúdos. 

 Confira os próximos lançamentos ao longo do mês de julho

Sempre às 19h30, no YouTube do Planetário

Dia 14 – Curso Popular de Astronomia / As Leis de Kepler e o Heliocentrismo

Dia 15 – Curso Popular de Astronomia / Ano – Luz e Distâncias Astronômicas

Dia 21 – Viagem Sideral no Planetário – Dois Pedacinhos de Vidro – Parte 01 (sessão infantil)

Dia 22 – Viagem Sideral no Planetário – Dois Pedacinhos de Vidro – Parte 02 (sessão infantil)

Dia 28 – Curso Popular de Astronomia – Telescópios e Radiotelescópios

Dia 29 – Curso Popular de Astronomia – Astronomia e o Big Bang – De onde viemos? Para onde vamos?


Serviço: Planetário Rubens de Azevedo apresenta Curso Popular de Astronomia Dias 14 e 15 de julho de 2021 Horário: 19h30 Local: Canal do Planetário Rubens de Azevedo no Youtube (youtube.com/planetariorubensdeazevedo) Acesso gratuito e livre

Deixar uma resposta