Porto Iracema das Artes realiza oficina sobre a relação entre o graffiti, muralismo e a estética da cidade

Compartilhe nas redes

O encontro, gratuito e aberto ao público, ocorre nos dias 8 e 9 de junho, e será conduzido pela artista Cigana. Ao todo, são ofertadas 15 vagas a pessoas interessadas

Com intuito de impulsionar o debate sobre Arte Urbana, a Escola Porto Iracema das Artes — Instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), realiza, nos dias 8 e 9 de junho, a oficina “Graffiti X Muralismo – e a estética da cidade”. A atividade será conduzida pela artista visual Cigana e terá a presença de integrantes da Temporada Formativa do Laboratório de Artes Visuais. Serão ofertadas 15 vagas para pessoas interessadas no tema. As inscrições ficam abertas até o dia 06 de junho e podem ser feitas no site da Escola.

O encontro será dividido em dois momentos: no dia 8 ocorre uma apresentação teórica sobre a origem do graffiti e do muralismo e como essas duas linguagens se relacionam e se apresentam no momento atual na cidade de Fortaleza. Já no dia 9, ocorre uma aula prática em que as pessoas participantes poderão pintar tapumes que ficarão expostos nas grades do pátio da Porto Iracema das Artes.
“A ideia é fazer uma reflexão sobre as produções de artistas que vieram antes de nós para entender como chegamos até aqui e, a partir disso, pensar nas infinitas possibilidades de criação em muros e colocar as ideias em prática. Vai ser um momento de experimentação coletiva, uma oportunidade de se aproximar mais da linguagem” explica Cigana.

SOBRE A ESCOLA

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há oito anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.


Sobre Cigana

Urbanista de formação (2019) e artista visual autodidata, atua, desde 2015, nos campos do graffiti, muralismo, instalação urbana e cênica. Tem como principal narrativa de seus trabalhos a criação de uma ficção, onde dá vida a um universo inventado para falar sobre ancestralidade, conexão consigo e com a natureza. Teve seus trabalhos realizados em festivais como Festival Concreto – Festival interacional de arte urbana (2020), Cumbucor (2021), Festival Abstrata (2019), Projeto Urbano Arte (2018) e Soubiose Ecofestival (2016 à 2020).


SERVIÇO

O quê: Porto Iracema das Artes realiza oficina sobre a relação entre o graffiti, muralismo e a estética da cidade
Quando: 8 e 9 de junho, quarta e quinta-feira, de 9h às 12h
Onde: Escola Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)

Gratuito e aberto ao público

Compartilhe nas redes

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.