Programação Biblioteca Pública Estadual do Ceará até 24 de julho

Compartilhe nas redes

A Biblioteca Pública Estadual do Ceará traz uma programação gratuita e diversificada até o dia 24 de julho, com a participação de: Ricardo Guilherme, DJ Renatinha, K’os Coletivo, Alilian Gradela e Rebeka Lúcio. A programação acontece de forma presencial, respeitando os protocolos de segurança contra Covid-19.

LANÇAMENTO DE LIVRO

A programação da semana inicia no dia 21, às 18h, com o lançamento do livro Minha Infância na Pandemia”, organizado por Alilian Gradela. A publicação é um resultado de uma construção coletiva da escrita do projeto CulturArte Viva, sonhado em 2019, gestado em 2021 e que virou realidade em 2022. “Tempos difíceis exige reventar, aperfeiçoar o olhar, a escuta, ampliar o tempo para não perder a memória das histórias vividas, contadas, sonhadas, que aos poucos foram sendo escritas e desenhadas“, comenta Alilian. A atividade acontecerá no Setor Infantil

HISTÓRIAS DE QUEM LÊ

Este mês, o programa Histórias de Quem Lê recebe na sexta-feira (22), às 18h, o ator, dramaturgo e diretor teatral e uma referência na cena teatral no país, Ricardo Guilherme. Com mediação de Fernanda Meireles, coordenadora da Ação Cultural e Educativa da Bece, o encontro propõe uma conversa sobre a trajetória de vida e a relação próxima e afetiva do convidado Ricardo Guilherme com os livros, a palavra escrita e falada e as bibliotecas. A conversa acontecerá no Espaço Multiuso da Bece

Ricardo Guilherme (Foto:Divulgação)

PROGRAMAÇÃO INFANTIL

A contadora de histórias Rebeka Lúcia e o grupo K’os Coletivo se apresentam neste final de semana na Bece. No sábado (23), Rebeka apresenta o espetáculo “Causos e Cascudos”, a partir das 15h. Baseado na publicação “Contos Tradicionais do Brasil”, de Câmara Cascudo, o espetáculo reúne algumas das histórias presentes no livro. 

Rebeka Lucio (Foto:Divulgação)

Já no domingo (24), às 10h, o grupo K’os Coletivo apresenta o espetáculo “Casarão dos Livros”. Nessa história, os amigos inseparáveis, Paulinho, Vivi, Arthur e Isaac, descobrem uma cidade misteriosa e embarcam numa aventura dentro de um casarão enorme e cheio de surpresas literárias, jamais vistas. As apresentações são frutos de uma parceria com o Serviço Social do Comércio – Sesc CE e acontecem no Alpendre da Bece. 

Casarão dos Livros (Foto:Divulgação)

E mais… Ainda neste final de semana, a criançada pode aproveitar as atividades lúdicas no Setor Infantil com leituras, pintura, colagem, dentre outras atividades no Setor Infantil. A entrada do público é por ordem de chegada, com capacidade para  75 pessoas por vez, entre crianças e adultos. No sábado, acontece às 10h e no domingo, às 15h. 

CLUBE DE LEITURA E CLUBE DE ESCUTA

Voltado para o público de leitores mais experientes, o Clube de Leitura Meu Tempo é Hoje acontece no sábado (23), às 9h30, no Tamarindeiro. Seu público é de pessoas com mais de 50 anos, com muito amor pela leitura e partilha de histórias. Nesta edição, o tema será “Memórias”. Cada participante, se possível, deve trazer o livro e ler um trechinho com o grupo, garantindo um encontro dinâmico e acessível para quem chega.

Já no domingo (24), às 16h, acontece o Clube de Escuta “Repare na Letra” com o tema Pessoal do Ceará”, o movimento revelou nomes como Fagner, Belchior, Téti, Rodger Rogério. O disco dessa sessão de escuta será o clássico “Meu corpo, minha embalagem, todo gasto na viagem” de 1973, de Ednardo e o Pessoal do Ceará. A mediação será da DJ Renatinha Feito a Música, que toca o projeto Longarinas, celebrando o rico contexto musical de Fortaleza nos anos 70 e 80. A atividade acontece no espaço Multiuso.

DJ Renatinha (Foto:Divulgação)

EXPOSIÇÕES

Galeria Folheada “Dualidades Ambientais: práticas culturais, dinâmicas urbanas e soluções para o amanhã

Local:  Setores Atualidades, Coleção Ceará, Obras Gerais e  Obras Raras

Galeria Folheada “Literatura para a Diversidade” 

Local:  Setor Atualidades

Exposição Gilmar de Carvalho e seus Tesouros – Programação Encontro Mestres do Mundo
Local: Setor Coleção Ceará 

Data: Até 30 de julho

Horário de Visitação: Terça à sexta: 9h às 20h e Sábado e domingo: 9h às 18h

Protocolo Covid

Ressaltamos que, para entrar na Biblioteca Pública Estadual do Ceará, faz-se necessário a apresentação do passaporte de vacinação e um documento oficial com foto para as pessoas maiores de 12 anos, de acordo com o Decreto Nº34.722, de 30 de abril de 2022. O uso de máscara segue obrigatório. Orientamos que caso esteja com sintomas de gripe, fique em casa. Se tiver febre, tosse e falta de ar, procure atendimento médico e ligue com antecedência para o posto de saúde, UPA ou pronto-socorro.

Serviço: Programação da  Biblioteca Pública Estadual do Ceará até 24 de julho de 2022

Horários diversos

Local: Programações presenciais na Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Avenida Presidente Castelo Branco, 255 – Fortaleza, CE – Praia de Iracema)

Mais informações no site da Bece: /bece.cultura.ce.gov.br/ 

Mais informações:

Ascom BECE – ivy.ariane@idm.org.br  

Ivy Ariane – 85 999918382

Compartilhe nas redes

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.