VIII Festival Internacional de Folclore do Ceará – Edição Especial, on-line, apresenta Grupos do Brasil e da Colômbia

Dentro da programação, além das apresentações artísticas dos grupos, diversas atividades culturais, de formação e trocas de saberes integram as ações do Festival

A 8ª edição do Festival Internacional de Folclore do Ceará (FIFOLC) – Edição Especial ocorre de 23 a 27 de março, de forma virtual com transmissão exclusiva pelo youtube.com/FestivalFolcloreCE, a partir das 19h30. Nesta edição, o VIII FIFOLC conta com a participação de 11 grupos de cinco estados brasileiros e 1 grupo internacional, da Colômbia.

Ao todo, 12 grupos de projeção folclórica nacional, de etnias e/ou internacionais foram convidados para participar da edição deste ano. Do Ceará, participarão o Balé Folclórico Arte Popular de Fortaleza, a Cia. Danças Folclóricas Luar do Sertão, Grupo de Dança Tablado, Grupo de Tradições Cearenses, Grupo MiraIra, Grupo Parafolclórico Terra da Luz e Txai Cia de Danças Populares. Nacionais vêm de São Paulo, o Grupo Banana Broadway/SP; do Rio Grande do Sul, a Cia Universo em Dança/RS; do Paraná, o Grupo Folclórico Ucraniano Brasileiro Vesselka/PR; do Amazonas, o Grupo AJURI/AM. E internacional, o Ballet Folclórico Bochica, da Colômbia.

Dentro da programação, além das apresentações artísticas dos grupos, diversas atividades culturais, de formação e trocas de saberes integram as ações do VIII Festival Internacional de Folclore do Ceará. A oficina e vivência “VIVENCIAndo – Experimentando novas experiências” com os convidados Vavá Botelho (Fundador e diretor geral do Balé Folclórico da Bahia – BFB/BA), Marcos Moura (Folclorista, especialista em gestão, produtor cultural e presidente do Instituto Cultural AJURI (INCA) – Parintins/AM) e Lairton Guedes (Coordenador da Txai Cia de Danças Populares/CE). São atividades com o intuito de intercâmbio e formação na perspectiva de fortalecer as manifestações populares, gerar trocas de conhecimento e promover o diálogo entre os grupos. 

Como atividade de formação, o Seminário “Cultura Tradicional Popular e Identidades: reflexões e propostas”, ministrado pelas Profa. Dra. Ana Amélia Rodrigues de Oliveira (IFCE), Profa. Dra. Lourdes Macena (IFCE/CCF), Profa. Cícera Barbosa (SEDUC-CE) e mediação Prof. Me. Hildebrando Maciel Alves (Doutorando em História Social – UFC) promove o debate sobre a questão das identidades culturais e as manifestações tradicionais populares. Abordando ainda, a inclusão dos Mestres da Cultura nas políticas públicas como fonte de pesquisa para os grupos folclóricos, para os acadêmicos e para as escolas. Esta atividade contará com um intérprete de LIBRAS, durante toda a transmissão.

”A edição especial do Festival Internacional de Folclore do Ceará, nasce da inquietação que o presente momento instiga. A cultura tradicional popular, os saberes, hábitos e costumes dos mais variados povos existem do convívio e do cotidiano, que momentaneamente, estão impedidos de ocupar as ruas, praças, terreiros, quadras e demais espaços. A programação, pensada, pretende fazer o espectador vivenciar um pouco desse encanto, trazendo também a perspectiva daqueles que fizeram o evento acontecer e tornar-se grandioso ao longo de sete edições realizadas” explica Sheila Fernandes, coordenadora do evento.

Sobre o VIII FIFOLC

O FIFOLC nasceu, em 2012 e de forma independente, do desejo de celebrar a identidade e a diversidade cultural do folclore brasileiro, buscando construir ações de reconhecimento, valorização e salvaguarda dessas manifestações que podem ser consideradas patrimônio cultural para seus povos.

O VIII Festival Internacional de Folclore do Ceará – Edição Especial é uma realização da Encena Produções Cerimoniais e Eventos; tem produção executiva do Instituto União de Arte, Educação e Culturas Populares; conta com o apoio institucional da Organização Internacional de Folclore e Artes Populares – IOV Brasil, Comissão Nacional de Folclore, Comissão Cearense de Folclore tem parceria com a Associação Txai Cultura e Arte – ATXAICA, Ciranda Mídia, Cultura no Plural Assessoria e Projetos de Patrimônio e Fundação Santa Terezinha. O projeto é apoiado pela Secretaria Estadual da Cultura, através do Fundo Estadual da Cultura, com recursos provenientes da Lei Federal n.º 14.017, de 29 de junho de 2020, Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural Ceará, Governo do Estado do Ceará – Secretaria da Cultura, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal, Pátria Amada Brasil.

Confira a programação completa do VIII FIFOLC

23/03 (terça-feira)

Abertura Oficial do Festival Internacional de Folclore do Ceará

19h30 às 21h30 Oficina e Vivência “VIVENCIAndo – Experimentando novas experiências” com os convidados Vavá Botelho (Fundador e diretor geral do Balé Folclórico da Bahia – BFB/BA), Marcos Moura (Folclorista, especialista em gestão e produtor cultural e presidente do Instituto Cultural AJURI (INCA) – Parintins/AM) e Lairton Guedes (Coordenador da Txai Cia de Danças Populares/CE).

24/03 (quarta-feira)

Abertura do 2º dia do Festival

19h30 às 21h30 – Seminário “Cultura Tradicional Popular e Identidades: reflexões e propostas”, ministrado pelas Profa. Dra. Ana Amélia Rodrigues de Oliveira (IFCE), Profa. Dra. Lourdes Macena (IFCE/CCF), Profa. Cícera Barbosa (SEDUC-CE) e mediação Prof. Me. Hildebrando Maciel Alves (Doutorando em História Social – UFC).

25/03 (quinta-feira)

19h30 – Abertura do 3º dia do Festival

• Grupo de Tradições Cearenses/CE

• Grupo Folclórico Ucraniano Brasileiro Vesselka/PR

• Grupo AJURI/AM

• Txai Cia de Danças Populares/CE

26/03 (sexta-feira)

19h30 – Abertura do 4º dia do Festival

• Grupo Parafolclórico Terra da Luz/CE 

• Ballet Folclórico Bochica/Colômbia

• Cia Universo em Dança/RS

• Grupo de Dança Tablado/CE 

27/03 (sábado)

19h30 – Abertura do 5º dia do Festival

• Cia. Danças Folclóricas Luar do Sertão/CE 

• Grupo Banana Broadway/SP

• Balé Folclórico Arte Popular de Fortaleza/CE 

• Grupo MiraIra/CE

*programação sujeita a alterações

Serviço

VIII Festival Internacional de Folclore do Ceará

De 23 a 27 de março de 2021, às 19h30

Canal do Youtube Festival Internacional de Folclore do Ceará 

https://www.youtube.com/user/FestivalFolcloreCE

Mais informações: festivaldefolcloredoceara@gmail.com, (85) 99677-5031 e instagram @festivaldefolcloredoceara

Todos os links importantes em: https://linktr.ee/festivaldefolcloredoceara

Gratuito

Deixar uma resposta