CEO da Donieda Biscoiteria lista 5 lições de empreendedorismo que aprendeu com o próprio negócio

CEO da Donieda Biscoiteria lista 5 lições de empreendedorismo que aprendeu com o próprio negócio

Destaque por ganhar força diariamente, o empreendedorismo feminino é reflexo do esforço das mulheres, que estão mostrando sua garra e ganhando visibilidade nos negócios, como é o caso da arquiteta Ana Carolina de Mendonça, que colocou o sonho de empreender em prática e abriu uma loja física para a venda de biscoitos amanteigado à frente da Donieda Biscoiteria.

Desde outubro de 2019 no mercado, a marca já coleciona grandes números: apenas em 2020, foram comercializadas mais de duas toneladas de biscoitos. Diante desse contexto, a empresária Ana Carolina lista 5 lições de empreendedorismo que aprendeu ao administrar o próprio negócio:

1 – Autoconhecimento:

Para Carolina, se autoconhecer foi essencial para alcançar os objetivos iniciais do empreendimento. De acordo com ela, foi necessário também identificar os pontos fortes e os pontos fracos, para então usá-los a seu favor a fim de almejar os melhores resultados.

2 – Organização:

A vida de uma empreendedora não é nada fácil. Por isso, Carol ressalta que aprendeu ainda mais a importância de manter a organização, anotar e planejar tudo, pois isso é essencial para empreender com um pouco mais de tranquilidade. Para ela, o ato de não possuir objetivos claros e firmes é perigoso, pois faz com que você fique à mercê de situações inoportunas.

3 – Estudo diário:

De acordo com Carolina, saber o motivo de querer empreender é primordial, mas encontrar o público e identificar de que forma vai oferecer seu produto para o cliente também é fundamental. Por isso, ela destaca que buscou o máximo de informações possíveis, conversou com pessoas que estão no mesmo ramo e ampliou a rede de contatos.

4 – Cuidar da imagem do negócio:

Carolina aprendeu que é preciso conectar-se com o cliente e atrelar a sua imagem ao produto. Para ela, começar a se comunicar com o seu nicho e aparecer nas redes sociais fez total diferença no engajamento do Instagram da Donieda. “Percebi que as pessoas gostaram quando apareci nos stories para falar sobre os produtos, então resolvi perder a timidez e comecei a ser mais participativa quanto a isso”, pontua.

5 – Saber lidar com adversidades:

Segundo Carolina, trabalhar o emocional é vital para o andamento dos negócios, principalmente porque todo empreendimento tem seus altos e baixos. No entanto, ela destaca que é necessário procurar ter um perfil solucionador e motivar os seus funcionários a serem solucionadores também.

“Acredito que o segredo do sucesso da Donieda é que, além de termos uma culinária afetiva, tudo o que fazemos é realizado com propósito e planejamento: desde os biscoitos, recheios, até a embalagem. Além de tudo ter um significado, nós contamos com uma equipe qualificada, que caminha lado a lado com os objetivos da empresa”, destaca a sócia-proprietária da Donieda Biscoiteria.

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