Cineteatro São Luiz exibe, neste sábado (27), o espetáculo "Por um Triz" do Grupo Bandeira das Artes

Cineteatro São Luiz exibe, neste sábado (27), o espetáculo "Por um Triz" do Grupo Bandeira das Artes

Foto: Lucas Alexandre

Luis Otávio, Gabriel e Maria vivem os desafios da adolescência em meio às várias pressões da sociedade. A partir de situações distintas, os três adolescentes refletem sobre suas histórias de vida, consequências das suas decisões e suas escolhas para o futuro. “Por um Triz” é um espetáculo de teatro do Grupo Bandeira das Artes e estreia neste sábado (27), às 18h, através do site e canal de YouTube do Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult).

De acordo com Klístenes Braga, integrante do grupo, “Por um Triz” estreou em maio de 2019 e circulou por mais de cinquenta escolas da rede pública de ensino do Ceará, mas esta será a primeira apresentação em palco teatral, com iluminação cênica e demais aparatos técnicos, além da adaptação para a linguagem audiovisual que proporcionará ao público a apreciação do espetáculo por meio uma experiência videocênica.

Por um Triz

Ao chegar à adolescência, as decisões se tornam cada vez mais conscientes e a responsabilidade aumenta, assim como aumentam as pressões oriundas da família, da escola e dos amigos. 

Nas histórias de vida dos personagens, a forte e natural influência que vem da família se apresenta como um grande desafio perante os anseios pessoais e sonhos de cada um. Somado a isso, vivem numa sociedade impelida a um consumismo desenfreado e estão submetidos às pressões inerentes ao processo de escolarização, à convivência em grupo e à auto afirmação e conquista do próprio espaço. 

A proposta se alinha ao conceito de Teatro-Fórum, uma das categorias da metodologia do Teatro do Oprimido, criada por Augusto Boal. Após as reflexões propostas em cada cena do espetáculo, o elenco convida o público a se colocar no lugar de cada personagem. 

Bandeira das Artes

O Grupo Bandeira das Artes surgiu em 2009, a partir da motivação dos atores, produtores culturais e professores Bruna Alves Leão e Klístenes Braga em levar o espetáculo teatral “A Vaca Lelé”, vencedor do I Prêmio Eduardo Campos de Teatro, para além dos palcos cearenses, bem como empreender novas montagens teatrais.

O grupo se propõe a contribuir na formação de novas plateias para o teatro brasileiro, a partir da pesquisa em tradução audiovisual acessível. Outra vertente assumida pelo grupo é a do teatro-educação, com montagens que se propõem a levantar questões do cotidiano ou da formação histórica do povo brasileiro, usando a linguagem do teatro como mediadora da reflexão e elaboração do pensamento, voltada para adolescentes e jovens entre 15 e 29 anos. 

Serviço

[Curta Mais Teatro] “Por um Triz”, Grupo Bandeira das Artes

Dia 27/2 (sábado), às 18h

Classificação: Livre | Duração: 30 min

➜ Onde: no site https://www.cineteatrosaoluiz.com.br/curtamaisteatro e canal no YouTube do Cineteatro http://youtube.com/c/CineteatroSãoLuizFortaleza

Leave a comment

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *