Dia do Ceará é comemorado online neste domingo (17)

Dia do Ceará é comemorado online neste domingo (17)

Neste domingo, 17/1, o Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult) e a Prefeitura Municipal de Aquiraz, através da Secretaria de Cultura do Município, realizam o evento que celebra o Dia do Ceará.

Em virtude do decreto de isolamento social no Estado, devido à pandemia da Covid-19, prorrogado até dia 31 de janeiro, toda a programação do Dia do Ceará será realizada online nas redes sociais das Secretarias da Cultura do Estado (Secult) e de Aquiraz, seguindo as normas sanitárias vigentes que preveem a proibição de festas, shows e eventos sociais.

A programação começa às 11h, nos canais de Youtube das respectivas secretarias de cultura, com transmissão do hasteamento da bandeira gravado na Praça Matriz, que conta com a participação do prefeito de Aquiraz, Bruno Gonçalves e do secretário de cultura do município, José Eloy Neto, seguida de um vídeo especial contendo um compilado de projetos realizados com patrimônios imateriais da cultura popular de Aquiraz como a exposição virtual “Um bem na terra, um bem no mar”, em cartaz na Galeria Ramos Cotoco, realizada pela Secretaria de Cultura de Aquiraz em parceria com o Theatro José de Alencar, equipamento da Secult. A exposição retrata o dia a dia da cultura do artesanato de renda de bilro e dos pescadores. Também estão na compilação a apresentação do Mestre Palhaço Pimenta, Dança da Caninha Verde do Iguape (Mestre Edvar Elias) e a Dança do Coco do Iguape (Mestre Cabral).

“O Dia do Ceará é um marco muito importante da nossa história, o dia em que o Ceará ganhou a autonomia da Capitania de Pernambuco. Dia importante de celebrarmos nossa história, nossas identidades, relembrando o passado, para melhor compreender o presente e construção do nosso futuro”, destaca a secretária executiva da Cultura do Estado do Ceará, Luisa Cela.

Sobre a comemoração da data, o prefeito de Aquiraz, Bruno Gonçalves, afirma a importância da realização, mesmo que simbolicamente este ano por conta da pandemia: “Nada mais justo que esta data seja celebrada aqui, na primeira capital do estado. Temos aqui, além de equipamentos importantes em nosso sítio histórico como o antigo Mercado da Carne, a Igreja Matriz, a Casa do Capitão Mor, o Museu Sacro São José de Ribamar e as Ruínas dos Jesuítas, ícones e manifestações da cultura popular como a dança do coco, os povos originários da tribo jenipapo-Kanindé e a dança da caninha verde. Somos história e cultura do sertão ao mar. Do lindo artesanato das nossas rendeiras à pesca dos desbravadores dos nossos mares bravios”, ressalta o prefeito Bruno Gonçalves.

José Eloy Neto, secretário de cultura da primeira capital do Ceará, afirma que “o Dia do Ceará é um marco para a história do nosso estado” e que, “em virtude desta data, a secretaria lança a nova identidade do selo “O Ceará Começa Aqui”, que será usado permanentemente na programação visual da pasta, juntamente com o brasão oficial da Prefeitura de Aquiraz.

O Dia do Ceará

O dia 17 de janeiro faz parte do calendário oficial de eventos do Estado por meio da Lei nº 13.470, de 18 de maio de 2004, que instituiu a data comemorativa referenciando o dia em que o Ceará ganhou autonomia da Capitania de Pernambuco, em 1799, tornando-se administrativamente independente. A emancipação do Ceará foi garantida por Carta Régia assinada pela Imperatriz de Portugal, D. Maria I, em virtude do crescimento populacional e econômico que a antiga capitania do Ceará apresentava em 1799.

A lei estadual determina a realização anual de um evento oficial em Aquiraz, primeira capital do Estado, por ocasião da data. Além disso, órgãos e entidades da administração estadual, assim como as escolas da rede pública estadual de ensino, devem promover o Dia do Ceará.

Serviço:
Programação Dia do Ceará, 17 de janeiro – 11h

Youtube:
– Secult Ceará (https://www.youtube.com/c/SecultCearáGov)
– Secult Aquiraz (https://bit.ly/3oOcZ84 )

Fotos: Divulgação

Leave a comment

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *