DICAS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL por Vanessa Gheller

DICAS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL por Vanessa Gheller

De acordo com o guia alimentar para a população Brasileira, um a cada dois brasileiros adultos e uma a cada três crianças já estão com excesso de peso. Atualmente, doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, que antes eram mais relacionadas a pessoas idosas, já são uma complicação de saúde encontradas em jovens e adultos.

Hipertensão, diabetes, dislipidemia e até alguns tipos de câncer podem estar ligados ao excesso de peso. Uma das causas que contribui para esse ganho de peso da população é o alto consumo de alimentos ultraprocessados (refrigerantes, fast foods, chocolates, etc). A correria do dia a dia e a necessidade por mais tempo estão contribuindo diretamente para a baixa qualidade da alimentação. Seja por causa do marketing, do preço ou da praticidade, a verdade é que uma alimentação assim não faz bem pra saúde de ninguém!

Uma alimentação saudável é aquela no qual o individuo consome quantidades adequadas de nutrientes para manter o bom funcionamento do seu corpo, buscando sempre uma maior variedade e qualidade dos alimentos. O ideal é que hajam 6 refeições ao longo do dia, porém isso não é uma regra. Sempre devemos estar atentos aos sinais fisiológicos do nosso corpo, ou seja, quando estamos com fome e quando estamos saciados, esse é um dos motivos pelo qual devemos fazer nossas refeições com atenção e em um ambiente tranquilo.

O guia alimentar para a população brasileira traz como regra de ouro o aumento da consumação dos alimentos in natura e minimamente processados e a diminuição do consumo de alimentos ultraprocessados.

Alimentos in natura são aqueles provenientes de plantas ou animais que não passam por nenhuma alteração após saírem da natureza (como folhas, frutas, legumes, ovos), já os alimentos minimamente processados são alimentos in natura que foram submetidos a pequenas mudanças, por exemplo: grãos secos, polidos e empacotados, cortes de carne resfriados ou congelados e leite pasteurizado.

Aqui vão algumas dicas para você começar a ter uma alimentação mais nutritiva e equilibrada:

– Aumente o consumo de frutas, verduras e legumes.

– Evite ao máximo consumir alimentos industrializados.

– Diminua a quantidade de Sal dos alimentos. Utilize mais temperos naturais, como: cebola, alho, cúrcuma, alecrim, louro, manjericão, orégano.

– Beba bastante água.

– Monte pratos coloridos, assim terá uma maior quantidade de nutrientes.

– Invista seu tempo fazendo novas receitas.

– Coma com atenção, saboreando todos os alimentos que compõem seu prato. E lembre-se: coma o suficiente! Nada de sair da mesa com fome, mas também não coma até se sentir estufado!

Vanessa Gheller

Nutricionista CRN6- 31881

e-mail: Vanessaghellernutri@gmail.com

Telefone: 85 998345806

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