Alguém um dia me falou, com os olhos cheios de ternura e as mãos juntas como em oração: “mamãe, quero tanto um cachorro e eu prometo que vou cuidar dele!” E, em seguida, a outra Alguém completou: “eu também vou cuidar!”
Sim! Eu caí no conto do vigário há 3 anos! Caí na mentira mais fofa que já escutei! Mas, justiça seja feita, eles cuidaram dela… na primeira semana…
Desde então, quando viajamos e não temos como deixá-la, ela nos acompanha. Se existisse programa de milhagens para pets, a Caju Lady já estaria voando de milhas!
Muito importante é o planejamento da viagem quando há um animalzinho de estimação na família. Se ele não for ficar com uma pessoa de confiança ou em hotéis especializados, vale a pena levar seu amiguinho ou amiguinha curtir as férias com a família.
O Código de Trânsito Brasileiro dispõe de normas para o transporte de animais. Segundo o artigo 169, o motorista que dirigir sem atenção ou sem os cuidados indispensáveis à segurança, estará sujeito a infração leve. Com isso, podemos concluir que, o motorista que conduzir o animal solto dentro do veículo ou de alguma forma que possibilite distração, comete infração; assim como, os artigos 235 e 252, II, que também trazem proibições sobre o transporte de animais em veículos.
Para viagens de avião, algumas normas variam conforme a companhia aérea, vale conferir as condições e regras de cada uma, antes de efetuar a compra. Contudo, a exigência de um atestado sanitário para o trânsito de animais, a carteirinha de vacinação em dia e o transporte dentro de caixas rígidas ou flexíveis, é comum a todas as empresas em viagens nacionais.
A ordem do dia é: planejamento. Certifique-se se o hotel de hospedagem da família é “petfriendly” e se os passeios aceitam seu amigão.
Se o viajante pet for um gatinho, verifique se o local de hospedagem tem telas de proteção nas janelas, para que ele não dê suas escapulidas. Sendo um cachorro, evite portas e portões abertos, pois ele vai querer conhecer a rua.
Com estas dicas, você pode ter uma noção de como levar seu “aumiguinho” se aventuar com toda a família!