Com novos olhares sobre ressignificação e protagonismo de mulheres, exposição interativa “O Que Não Nos Disseram” confirma 2ª edição em Fortaleza

Compartilhe nas redes

Mostra fotográfica acontece de 7 a 21 de março no Shopping Iguatemi Fortaleza

Como um manifesto artístico de empoderamento, beleza, liberdade e informação, a cidade de Fortaleza recebe, no simbólico mês que se comemora o Dia Internacional da Mulher, mais uma edição da Exposição “O Que Não Nos Disseram”. Idealizado pela jornalista Andressa Meireles, o projeto aborda o protagonismo de mulheres que foram vítimas de violência e decidiram transformar a dor em força, ressignificação e coragem. Para esta edição, a exposição repete a parceria com a Defensoria Pública do Estado do Ceará e lança, junto a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Universidade Estadual do Ceará (UECE), a extensão do projeto com ações de acessibilidade, tornando a vivência mais democrática.

Sob uma abordagem afirmativa e que chega ao público através de uma experiência interativa, o “O Que Não Nos Disseram” apresentará, como inovação, uma exposição dentro da sua exposição. Além das fotografias gigantes, marca do projeto, QR CODE, rodas de conversa e painéis informativos, esta edição traz, pela primeira, arte acessível através de peças táteis, audiodescrição e interpretação em libras dos depoimentos.

“O projeto ressalta o poder do protagonismo de nossas vidas. É sobre partilha, manifestação de existências (plurais que somos) e, principalmente, sobre a possibilidade de nos vermos mulheres de novo, porque, enquanto a violência nos reduz às estatísticas, compartilhar nossas histórias nos resgata e nos devolve a identidade.  E isso, de nos sabermos vítimas, mas nos vermos mulheres, é poderoso para além do que se pode imaginar.  A proposta é ampliar a discussão sobre as formas de violência e alcançar a sociedade de forma precisa e sensível, como um verdadeiro convite à educação e a transformação cultural”, explica Andressa.

Pensada para acolher e evidenciar a potência das mulheres fotografadas, a exposição traz mulheres também por trás das câmeras. As fotógrafas Andréa Peixoto, Camila de Almeida, Caroline Sousa, Delfina Rocha, Keli Pereira, Lia de Paula, Marcella Elias, Marieta Rios, Marília Camelo, Natália Gondim, Natália Marques, Natália Rocha, Roberta Martins e Tay Moreira contam, através de suas lentes, histórias de mulheres que inspiram.

Primeira edição

O projeto foi lançado, oficialmente, a convite da Ordem dos Advogados do Brasil  (OAB-CE), no dia 5 de março de 2020, durante a Conferência Nacional da Mulher Advogada e logo abraçado pela Defensoria Pública do Ceará.  Sob direção de Andressa, “O Que Não Nos Disseram” trouxe 14 mulheres pelo olhar de 10 fotógrafas do cenário cearense.

Com exposições no Centro de Eventos do Ceará, na sede da Defensoria Pública e no Shopping RioMar, a primeira edição foi composta por uma série de programações, reunindo um grande número de público e alcançando notoriedade nacional.

Pandemia

Diante da pandemia, o projeto encontrou no mundo online uma forma de romper fronteiras e estreitar laços com mulheres de todo país e também de fora. De março de 2020 para cá, foram mais de 100 lives com autoridades e ativistas do enfrentamento à violência contra mulher, além de webinários para grandes instituições públicas e privadas do país. Em pouco mais de 1 ano, foi formada uma comunidade de mais de mais de 40 mil pessoas no Instagram, promovendo a democratização de informações acerca do enfrentamento à violência. Além disso, o projeto estreou uma série no YouTube, abriu uma frente de atendimento e orientação jurídica e criou grupos online de apoio para mulheres.

A segunda edição da Exposição O Que Não Nos Disseram é uma iniciativa a partir da lei federal de incentivo à cultura apresentada pelo Ministério do Turismo junto ao Instituto Aço Cearense com patrocínio também da Cagece e da Secretaria das Cidades do Governo do Estado do Ceará. Conta com o apoio do Shopping Iguatemi, da Universidade Federal do Ceará (através dos grupos Fotografia Tátil, Oficina Digital, Departamento de Arquitetura e Urbanismo – DAUD-, Letras Libras e Secretaria de Acessibilidade), da Universidade Estadual do Ceará pelo Grupo de Pesquisa Legendagem e Audiodescrição (Lead), da DelRio, além da Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Ceará e Defensoria Pública do Estado do Ceará. Uma realização da Guerreiro Produções Artísticas e Culturais, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal/Pátria Amada Brasil.

Serviço

Exposição O Que Não Nos Disseram

Dias: 7 a 21 de março

Local: Shopping Iguatemi Fortaleza (Av. Washington Soares, 85 – Edson Queiroz)

No horário de funcionamento do shopping.

Instagram: @oquenaonosdisseram

E-mail: oquenaonosdisseram@gmail.com

YouTube: O Que Não Nos Disseram

Site: www.oquenaonosdisseram.com.br

Compartilhe nas redes

Deixar uma resposta