O escritor conversa sobre “Guerras culturais – corações e mentes, negacionismo e pós-verdade” no Cineteatro São Luiz. Acesso gratuito.
O escritor e jornalista Mário Magalhães é o convidado desta terça-feira (19/04) no projeto literário Diálogos Contemporâneos, com início às 19 horas no Cineteatro São Luiz. Ele conversa sobre “Guerras culturais – corações e mentes, negacionismo e pós-verdade”, em conferência mediada por Sávio Alencar. O projeto acontecerá semanalmente até o dia 17 de maio, com autores convidados discutindo o contemporâneo a partir de suas obras literárias. O acesso é gratuito, por ordem de chegada.
Nascido no Rio de Janeiro, Mário Magalhães, trabalhou nos jornais Tribuna da Imprensa, O Globo, O Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo, no qual foi repórter especial, colunista e ombudsman. Recebeu cerca de 20 prêmios e menções honrosas no Brasil e no exterior. É autor de “Marighella: o guerrilheiro que incendiou o mundo“, “O narcotráfico“, “Sobre lutas e lágrimas: uma biografia de 2018“. Em breve lançará a biografia de Carlos Lacerda.
O mediador da conferência de Mário Magalhães, Sávio Alencar, é editor e pesquisador de literatura brasileira, mestre em Letras pela Universidade Federal do Ceará, onde cursa doutorado. Organizou com Fernanda Coutinho o livro “Visões de Clarice Lispector: ensaios, entrevistas, leituras”. Atualmente prepara uma biografia de Rachel de Queiroz.
O Projeto Literário Diálogos Contemporâneos é uma realização da Associação Amigos do Cinema e da Cultura com recursos de Emenda Parlamentar de execução obrigatória destacada à Secretaria Especial da Cultura, do Ministério do Turismo. Apoio institucional: Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult/CE).
PROGRAMAÇÃO DOS DIÁLOGOS CONTEMPORÂNEOS NO CINETEATRO SÃO LUIZ
18/04 (segunda), 19h – Com Mary Del Priore e mediação de Isabel Costa
Tema: Opressão, sofrimento e depressão na construção histórica do Brasil
19/04 (terça), 19h – Com Mário Magalhães e mediação de Sávio Alencar
Tema: Guerras culturais – corações e mentes, negacionismo e pós-verdade
26/04 (terça), 19h – Com Tony Bellotto e mediação de Élcio Batista
Tema: Segurança e violência policial na literatura brasileira
27/04 (quarta), 19h – Com Preta Ferreira e mediação de Nina Rizzi
Tema: Desigualdades étnico-raciais, memória e apagamentos de negras e negros na história
03/05 (terça), 19h – Com Viviane Mosé e mediação de Lia Sanders
Tema: O alvo da vida não é ser feliz, é aprender a viver
09/05 (segunda), 19h – Com Sérgio Vaz e mediação de Tuyra Andrade
Tema: Literatura e realidade
16/05 (segunda), 19h – Com Fabrício Carpinejar e mediação de Anna K. Lima
Tema: O envelhecimento e o espaço social dos que não são mais jovens
17/05 (terça), 19h – Com Ailton Krenak e mediação de Talles Azigon
Tema: A cultura do descarte: sociedade de consumo, meio ambiente e o futuro da humanidade
PROTOCOLO DE ACESSO – Para ter acesso à programação presencial no Cineteatro São Luiz será exigida a apresentação do passaporte vacinal com as três doses ou dose de reforço (até 6 meses da aplicação da vacina de dose única) para pessoas com idade igual ou superior a 18 anos, acompanhado de documento oficial com foto. A ocupação da capacidade máxima, de 1032 lugares, é permitida.
SERVIÇO
Projeto Literário Diálogos Contemporâneos – Entre 18 de abril e 17 de maio de 2022, às 19h, no Cineteatro São Luiz (Rua Major Facundo, 500 – Centro, Fortaleza/CE). Acesso gratuito, por ordem de chegada (sem retirada de ingresso). Todas as conferências serão transmitidas ao vivo no canal da AACIC no YouTube: https://www.youtube.com/aacic.
Informações:
Site: https://aacic.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/amigoscult/
Twitter: https://twitter.com/amigoscult/
YouTube: https://www.youtube.com/aacic