Dragão do Mar exibe o espetáculo virtual de dança "Corporificar", nesta quinta-feira (7)

Dragão do Mar exibe o espetáculo virtual de dança "Corporificar", nesta quinta-feira (7)

Compondo a programação do Conecta SET, experimento cênico virtual faz referência à ancestralidade indígena e vivências de um corpo que vive o desafio de ser mulher.

     Dando continuidade à parceria com a Fundação Amigos do Theatro José de Alencar, o Centro Dragão do Mar segue com apresentações virtuais do projeto Conecta SET. Nesta quinta-feira, 7 de janeiro, a partir das 19h, no canal do Dragão do Mar no YouTube (www.youtube.com/dragaodomarcentro), a programação de projetos artísticos e formativos apresenta “Corporificar”, da diretora e dançarina Rafaela Lima. A obra convida o público a pensar o sagrado feminino como território de construções de narrativas femininas no campo da dança cearense, suscitando discussões acerca da invisibilidade da mulher, sobretudo da mulher indígena e interiorana, em meio a uma desestabilização mundial das políticas sociais que as amparam.

     Os desenhos estéticos e imagéticos, desde o risco/rabisco feito no umbigo com urucum ao desenho uterino desenhado com areia no chão, partem da relação entre corpo, ritual e ciclicidade. Com trilha sonora autoral, produzida e idealizada pelo artista alagoano Bruno Gomes (Breu da Selva), que é pesquisador das musicalidades indígenas cearenses, o projeto explora sonoridades baseadas em pesquisa sobre os sons dos quatro elementos da natureza: terra, ar, agua e fogo. A performance é também acompanhada de texto autoral recitado pela dançarina Rafaela Lima.

     De acordo com Rafaela, o experimento alimenta-se do lugar performativo e político do seu corpo para desvelar a subjetivação dos corpos-mulheres, diversas e singulares, suas implicações espirituais, energéticas, sociais, culturais, estéticas e éticas como temas centrais que se aglutinam.

     O experimento foi desenvolvido no período de isolamento social pandêmico, fruto da participação da artista no laboratório virtual “Cuerpo visceral”, idealizado e facilitado pela artista de dança colombiana Daniela Yara Cantillo Castrillon.

Sobre o Conecta SET

O Conecta SET é uma realização da Fundação Amigos do Theatro José de Alencar em parceria com o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, o Cineteatro São Luiz e o Theatro José de Alencar, apoiado pela Secretaria Estadual da Cultura – Lei Nº 13.811, de 16 de agosto de 2006.

Serviço: Conecta SET apresenta “Corporificar”, de Rafaela Lima

Data: 07 de janeiro de 2021 (quinta-feira)
Horário: 19h
Exibição: Canal do Dragão do Mar no YouTube (www.youtube.com/dragaodomarcentro)

Duração: 16 min

Classificação etária: livre

Leave a comment

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *