Compositor histórico do Ceará para o Brasil, Tiago Araripe faz show quinta-feira, 31/3, no CCBNB Fortaleza, lançando o disco “Terramarear”.

Compartilhe nas redes

Um dos grandes nomes da música do Ceará para o Brasil, o cantor e compositor Tiago Araripe, há mais de três anos radicado em Portugal, realiza show especial nesta quinta-feira, 31/3, às 20h, no Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB) Fortaleza (Rua Conde D´Eu, 560, Centro). Lançamento do disco “Terramarear”, que conta com 27 músicos, de três continentes. Oportunidade para o público cearense reencontrar Tiago Araripe, cantor e compositor de vasta história na produção musical, incluindo parcerias com Zeca Baleiro, Décio Pignatari e José Luiz Penna, entre vários outros, além de trabalhos em disco e palco com Tom Zé.

O show tem entrada franca e conta com Tiago Araripe (voz e composições) ladeado por Caio Castelo (guitarra, sintetizador, arranjos, direção musical), Dândara Marquês (contrabaixo) e Ígor Ribeiro (bateria). Caio e Ígor, reconhecidos na capital cearense por integrarem diversos projetos musicais, em inúmeros discos e shows, participaram da gravação de algumas faixas do álbum “Terramarear”. Dândara é um dos nomes aplaudidos na novíssima cena feminina de instrumentistas em Fortaleza. O show tem direção artística de Tiago Araripe, Caio Castelo e Dalwton Moura, com produção executiva de Tiago e Dalwton e apoio do CCBNB Fortaleza e do projeto Jazz em Cena.

Em breve visita ao Ceará, Tiago está lançando o disco “Terramarear”, que terá diversas músicas destacadas no repertório do show de quinta-feira, 31/3 no CCBNB. Entre as faixas do disco, destaque para “Você é um Oásis”, cantada em dueto com o maranhense Zeca Baleira, selecionada pelo Spotify para uma playlist editorial da plataforma. Outras faixas destacadas são “Lugar ao sol” e “Pequeno planador”, ambas premiadas nos dois últimos Festivais de Música de Fortaleza, na interpretação, respectivamente, de Luiza Nobel e de Nayra Costa.

O álbum “Terramarear” também conta com a participação de artistas como a pernambucana Isadora Melo, a cantante alentejana Mara, os cearenses Marcos Lessa e Nonato Luiz e a paulista Vânia Bastos.

“É uma alegria estar de volta a Fortaleza, depois de tanto tempo sem vir aqui, para matar a saudade da cidade e dos amigos, apresentar o disco ‘Terramarear’ e fazer esse show ao lado desses músicos jovens e tão talentosos, com quem eu já tinha tocado no nosso show anterior, ‘Na Mala Só A Viagem’,  na primeira visita que fiz ao Brasil, após a mudança para Portugal”, destaca Tiago Araripe.

“É um privilégio estar em Fortaleza e dialogar musicalmente com esses novos nomes dessa cena tão rica. Todos estão convidados pra nos encontrarmos no CCBNB, juntamente com esse super trio”.

Mais sobre Tiago Araripe


Nos anos 1970, Tiago Araripe trocou o Crato natal por Recife, de onde, após desenvolver os primeiros projetos musicais “udigrudi” com o grupo Nuvem 33, partiu para a capital paulista, para encontrar o compositor baiano Tom Zé. Com ele lançou em 1974 o compacto com “Conto de Fraldas” (de Tom Zé) e “Teu Coração Bate, o Meu Apanha” (de Tiago Araripe e Décio Pignatari). Perenizadas pelas plataformas de streaming, as duas canções ultrapassaram barreiras de tempo/espaço e chegaram a novos públicos. No Spotify, a primeira atingiu mais de 150 mil plays, enquanto a segunda superou a marca das 116 mil audições.

Tiago participou do Festival Abertura, da TV Globo, em 1975, com o tango “Drácula”, também parceria com Décio Pignatari, e integrou o grupo Papa Poluição, que dividiu com Belchior uma temporada de shows no circuito Sesc. Também compôs trilhas para filmes como o premiado “Sargento Getúlio”.

Em 1982, lançou pelo selo Lira Paulistana, em meio ao  movimento conhecido por “vanguarda paulista”, o clássico LP “Cabelos de Sansão”, redescoberto e relançado nacionalmente por Zeca Baleiro, por meio do selo Saravá Discos, em 2008. Em 2022 o disco completa 40 anos.

Em 2013, com a participação e o apoio de Baleiro, Tiago lançou “Baião de Nós”, seu segundo disco de composições inéditas. Agora, condensando a experiência do autor em três anos fora do País, vivendo em uma pequena vila no interior de Portugal, “Terramarear” aporta nos cais dos dois lados do Atlântico, para dar continuidade a essa história. Todos a bordo!

SERVIÇO:
Show Tiago Araripe e Trio. Lançamento do disco “Terramarear”.
Quinta-feira, 31/3, às 20h, no CCBNB Fortaleza (Rua Conde D´Eu, 560, Centro).
ENTRADA FRANCA. Necessidade de apresentação do comprovante vacinal, com vacinação completa.

Informações: 85-999733054 (Whatsapp) e redes sociais de Tiago Araripe e do CCBNB Fortaleza.

Compartilhe nas redes

Deixar uma resposta