Festival Mi desce a serra da Ibiapaba e encerra mais uma edição em Fortaleza com shows no Theatro José de Alencar

Theatro José de Alencar (Imagem: Reprodução/Internet)

Na próxima quarta-feira (17/8) às 18h, Os Bardos e Letícia Muniz trazem o talento da Ibiapaba e se unem à Orquestra Sinfônica da OFUSCE e discotecagem de Lara Monteiro e Aguirre Fontoura no encerramento do Mi

Após sua expansão para o Cariri e o Sertão Central, o Mi – Festival Música da Ibiapaba encerra sua 17ª edição com uma noite de shows com artistas da Ibiapaba e da capital cearense no Theatro José de Alencar. Além das apresentações e solenidade de encerramento, o encontro contará com exposições e video-homenagem à Izaíra Silvino.

A programação conta com show, no Palco Principal, da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Ceará (OSUFC), e no Jardim, apresentação de Leticia Muniz, Os Bardos e o Duo LaraMNTR e AguirreFNTR. 

O Festival Mi é realizado pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará) e o Instituto Dragão do Mar (IDM), em parceria com a Secretaria da Educação (Seduc Ceará), as Prefeituras de Viçosa do Ceará, Crato e Quixadá, além do apoio do Sebrae. Contou com a Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará, com a Vila da Música, a Casa de Saberes Cego Aderaldo e o Theatro José de Alencar.

SOBRE AS APRESENTAÇÕES MUSICAIS

OS BARDOS

Os Bardos é uma banda cearense formada atualmente por três membros, com instrumentação dividida em guitarra, baixo, percussão, bateria, beat, sopros, sintetizadores e vocais. Somos um conjunto de música progressiva brasileira com influências em movimentos artísticos nordestinos, tais como: movimento armorial, pessoal do Ceará, movimento mangue beat etc., e influências do rock progressivo e jazz, como: Jethro Tull, Gentle Giant, Rick Wakeman, Rush.

Primater ou Mãe Primeira, o novo álbum inédito d’Os Bardos, uma Epopeia Operária trás no seu âmago o fim das narrativas totalizantes do mundo enquanto construção eurocêntrica, o fim da opressão capitalista, do humano contra o humano, por meio de uma mitologia particular que descreve a aventura de deuses e heroínas, construindo um álbum que é, ao mesmo tempo, um poema épico, uma epopeia operária, e uma ópera contemporânea.

LETÍCIA MUNIZ

“Tem uma música sobre isso” traz composições da multiartista Letícia Muniz, que canta sobre vivências, deslocamentos e pessoas que tocaram seu caminho. Buscando experienciar um novo palco e possibilidades de estabelecer uma relação afetiva com o público, a música nesse show surge como forma de entendimento, companhia e um meio de escutar a própria voz. Em proposta minimalista, mesclando vozes, beats, guitarra e flauta, conta com produção musical de Jéssica Cisne e Gegê Teófilo. 

Letícia Muniz é corpo sonoro, criada na Serra da Ibiapaba. Atriz, compositora, musicista e educadora musical graduada em Música-Licenciatura pela UFC/Sobral. Atualmente é orientadora no Projeto CantaMina e arte educadora da rede estadual de ensino do estado do Ceará. Integrante da Escola Livre de Teatro 4 Portas na Mesa, trabalha como atriz, musicista, diretora e educadora musical, pesquisando as relações entre música e cena.

LARA MONTEIRO E AGUIRRE FONTOURA

Misturando sons por aí desde 2013, o duo LaraMNTR e Aguirre trazem no repertório o que faz a boca cantar e o corpo mexer. Do brega ao pop, do funk ao rock, daqui e do mundo. A regra do set é uma só: vale tudo depois que a festa começa!

ORQUESTRA SINFÔNICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (OSUFC)

Orquestra Sinfônica da UFC Fortaleza apresenta Concerto de Rock

Após dois anos de interrupção de suas atividades devido às restrições impostas pela pandemia, a OSUFC Fortaleza retoma suas atividades com força total. E não é nem uma expressão não, é com força total mesmo. No repertório composto prioritariamente por músicas de rock poderemos ouvir Elvis Presley, Aerosmith, Oasis, Red Hot Chili Peppers, Coldplay, Guns N’ Roses, Queen, Metallica, Abba, Simon & Garfunkel, Eagles, John Lennon, Lulu santos e Barão Vermelho. Além da orquestra, estarão no palco diversos cantores convidados, tais como Lia Lemos, Henrich Ewerton, David Praxedes, Bárbara Pereira e Icaro Will.

Segundo o maestro da OSUFC, Leandro Serafim, “junto aos tradicionais instrumentos de cordas friccionadas e sopros da orquestra, teremos uma verdadeira banda de rock com guitarrista, baixista, pianista, baterista e cantores, o resultado ficou incrível e queremos que vocês possam compartilhar esse momento conosco”.  

A OSUFC Fortaleza é um projeto institucional da UFC vinculado ao Instituto de Cultura e Arte (ICA), Secretaria de Cultura Artística (Secult-Arte) e Pró-Reitoria de Extensão (PREX). Além do maestro Leandro L. Serafim, a orquestra tem o apoio da professora de cordas friccionadas Liu Man Ying.

SERVIÇO

Festival Mi – Encerramento em Fortaleza

17 de agosto, quarta-feira, 18h

Theatro José de Alencar

Gratuito e aberto ao público

A programação conta com show, no Palco Principal, da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Ceará (OSUFC), e no Jardim, apresentação de Leticia Muniz, Os Bardos e o Duo LaraMNTR e Aguirre

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *