Porto Iracema das Artes realiza edição do Cineclube Âncora com participação do cineasta Fábio Rodrigues

Compartilhe nas redes

A atividade, gratuita e aberta ao público, ocorre na quinta-feira, 14 de julho, às 19h, no Auditório da Escola

A Porto Iracema das Artes – Instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) – realiza mais uma edição do Cineclube Âncora. Desta vez, a atividade recebe o crítico, realizador e pesquisador Fábio Rodrigues. Na ocasião, serão exibidos dois curtas-metragem, “Tudo que é apertado” e “Não vim no mundo para ser pedra”. O evento, gratuito e aberto ao público, ocorre no dia 14 de julho, às 19h, no auditório da Escola, com exibição dos filmes seguida de debate com o realizador.

O curta “Tudo que é apertado” é uma tentativa de forjar uma ferramenta capaz de operar o corte por justiça. O filme retoma e intervém em imagens de arquivo, reestudando parte da cinematografia nacional à luz da presença e agência do ator e da atriz negra.

Já o curta “Não vim no mundo para ser pedra”, o realizador define como “um samba sobre o infinito”. 

Sobre Fábio Rodrigues

Trabalha na crítica, realização, programação e pesquisa em cinema. Doutorando em Comunicação na UFMG, é mestre pela mesma Universidade e graduado na Federal do Recôncavo Baiano (UFRB). Membro dos grupos Poéticas da Experiência e Áfricas nas Artes. Compôs a comissão de seleção de festivais, mostras e laboratórios de filmes, a exemplo do FestCurtasBH (2019 a 2021), Goiânia Mostra Curtas (2022) e do CachoeiraDoc, festival junto ao qual vem contribuindo ao longo dos últimos anos. Tem atuado junto a cineclubes e é cartazista de filmes. Escreve para sites diversos e desenvolve pesquisa sobre a história do cinema brasileiro. 

Sobre a Escola

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação do Governo do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há oito anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SERVIÇO

O quê: Cineclube Âncora recebe Fábio Rodrigues 

Quando: 14 de julho, 19h

Onde: Auditório da Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema)

Gratuito e aberto ao público

Compartilhe nas redes

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.