Porto Iracema das Artes recebe diretor Lucas Andrade para a estreia do documentário “Grade” no Ceará

Compartilhe nas redes

O documentário foi exibido na 25ª Mostra Tiradentes de Cinema e terá a estreia gratuita na Escola Porto Iracema

A Escola Porto Iracema das Artes, Instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), recebe o diretor e pesquisador pernambucano Lucas Andrade para a estreia do documentário “Grade”, seguida por um debate sobre o processo de formação que levou à realização do filme. A atividade, gratuita e aberta ao público, ocorre no dia 20 de julho, às 19h, no pátio da Porto. 

O documentário, exibido na Mostra de Tiradentes, ainda não entrou em cartaz no circuito nacional. A história perpassa as vivências e sonhos de apenados de um sistema prisional específico, a APAC. Nesse espaço, um grupo de personagens embarca no universo de seus sonhos e aspirações através do cinema e seus dispositivos de criação.

Sinopse do filme
Um documentário fabulativo que acompanha as vivências e sonhos cotidianos dos moradores de um tipo especial de sistema prisional em que os internos são responsáveis pela manutenção do espaço, pelo controle de sua própria rotina e de sua segurança. Nesse espaço, um grupo de personagens embarca no universo de seus sonhos e aspirações através do cinema.  A disciplina e sujeição marcam as experiências de reclusão,  impondo rigidez a tal rotina, enquanto o cinema se mostra uma janela para fabular outros mundos possíveis.

Link de teaser ou trailer
https://youtu.be/qpQAMNBSyXI

Sobre Lucas Andrade 

Lucas Andrade é formado em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e tem mestrado em Arte e Cultura Contemporânea pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Varia sua atuação no audiovisual entre o ensino, ministrando cursos de montagem e oficinas de realização, e a prática cinematográfica, atuando como montador e como diretor. Atualmente integra o corpo de professores do Programa Imagens em Movimento e lançou no início de 2022 o longa-metragem Grade, projeto inteiramente gravado no regime fechado de um tipo de privação de liberdade específica, as APACs, em que os apenados foram instigados à experimentação das múltiplas possibilidades do cinema e o fazer artístico.

Sobre a Escola

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação do Governo do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há oito anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SERVIÇO

O quê: Porto Iracema das Artes recebe diretor Lucas Andrade para a estreia do longa “Grade”

Quando: 20 de julho, quarta-feira, às 19h

Onde: Auditório da Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema)

Gratuito e aberto ao público

Compartilhe nas redes

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.