Humor que Revoluciona: Ronald Golias

Compartilhe nas redes

Tem artistas marcantes que sempre vão morar nos corações dos brasileiros, Golias é um deles. Nascido em 4 de maio de 1929, Golias foi um ator e comediante brilhante e um dos pioneiros da televisão brasileira.

Golias estreou nos palcos com apenas 8 anos de idade na Escola Dante Alighieri em São Carlos. Mudou-se para São Paulo em 1940. Trabalhando como alfaiate e funileiro. Na década de 1950,Golias passou a integrar a equipe de artistas da Rádio Nacional. Foi então que conheceu Manuel de Nóbrega, que em 1957 o convidou a participar do humorístico A Praça da Alegria, que estreara naquele mesmo ano pela TV Paulista. Interpretando Pacífico na Praça da Alegria, Golias ganhou imensa popularidade e virou uma das estrelas da ainda incipiente televisão brasileira. Seu primeiro filme foi a comédia Um Marido Barra-Limpa, de Luís Sérgio Person e produzido em 1957, que contudo, acabou finalizado por outro diretor e lançado apenas em 1967. Golias dedicou-se a maior parte de sua carreira para a televisão. Trouxe consigo das telas o personagem Carlos Bronco Dinossauro, que acabaria tornando-se um dos destaques da Família Trapo, programa exibido pela TV Record.

Outras produções em que o artista participou: Superbronco (Globo) e Bronco (Band). Em junho de 1990, passou a integrar o elenco fixo de A Praça É Nossa, no SBT, com diversos personagens: O Profeta, Bronco, Pacífico e Professor Bartolomeu. Ainda nesse período foi protagonista na mesma emissora dos humorísticos A Escolinha do Golias com Nair Bello, SBT Palace Hotel (2002) e Meu Cunhado com Moacyr Franco.

E você, quais memórias você tem desse gênio que até hoje é e sempre será a cara do humor no Brasil?

Compartilhe nas redes
Imagem padrão
Ciro Santos

Fazendo humor há mais de 30 anos no Ceará e atualmente apresentador na TV Ceará com o Programa Ciro Santos Convida. Estou aqui pra falar sobre tudo que gosto, entrevistar pessoas e fazer umas receitas maravilhosas!

Artigos: 11

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.